Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 5 min.03/07/2014 

Tratamentos naturais para estrias

Receitas caseiras amenizam problema e melhoram a estética

Vermelhas ou brancas, curtas ou longas, as estrias costumam diminuir a autoestima das mulheres – e de alguns homens. Segundo o cirurgião plástico Dr. Ercole Spada Neto, as estrias surgem quando uma área da pele é esticada em um nível maior do que pode suportar. Com o estiramento, as fibras se rompem, formando linhas em relevo de cor avermelhada, devido ao sangue que “vaza” no rompimento – que com o tempo tornam-se esbranquiçadas. O especialista afirma que as principais causas para o surgimento das estrias são por conta de herança genética, crescimento na juventude, ganho excessivo de peso e uso de medicamentos, como anabolizantes e corticoides. As gestantes também devem ter atenção.

“A pele deve estar constantemente hidratada, para que as fibras de colágeno e elastina presentes em sua composição aguentem a pressão que o crescimento faz durante a gravidez, principalmente na região da barriga e seios. Produtos que contenham ureia (máximo de 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais em sua composição são recomendados antes e durante esse período”, aconselha o médico.

Apesar do cirurgião afirmar que não existe um tratamento 100% eficaz para combater as estrias, não é preciso desanimar. Existem diversos métodos naturais, que utilizam receitas caseiras para melhorar a aparência, principalmente quando feitos assim que as estrias aparecem. Veja abaixo algumas opções.

Hidratar a pele previne surgimento de estrias

Muita gente acredita que o uso de roupas apertadas e o consumo de refrigerantes e bebidas gaseificadas são os maiores responsáveis pelo aparecimento das estrias. Porém, o médico cirurgião esclarece que isso interfere muito pouco na aparição das marcas. Para prevenir o surgimento de estrias, a dica do Dr. Neto é sempre manter a pele nutrida e hidratada, além de beber bastante água e ficar de olho no ganho ou perda de peso repentino.

Para diminuir a aparência de estrias que já existem, abuse dos hidratantes: fórmulas com ativos como ureia, PCA-Na e D-Pantenol são as melhores opções, na opinião do cirurgião plástico. Os óleos também ajudam bastante, como o de amêndoas, de rosa mosqueta, de bétula e de uva. Veja abaixo uma receita de creme do cirurgião plástico Dr. Ercole Spada Neto, para aliviar os sinais das estrias:

  • 1 creme para hidratação da pele à sua escolha
  • 1 tubo de creme que contenha vitamina B5, lanolina e óleo de amêndoas
  • 1 ampola de vitamina A
  • 1 vidro de óleo de amêndoas (100 ml)

Misture todos os ingredientes e coloque o creme em um frasco limpo. Mantenha na geladeira, para conservar. O creme pode ser utilizado nos seios (não aplique na aréola mamária), barriga, pernas e glúteos.

Apesar das estrias não representarem perigo à saúde, o cirurgião reforça que sua existência, nos casos em que a pessoa ganhou peso e não estava grávida, indica que existe sobrepeso – o que pode indicar uma saúde debilitada.

Além dos cremes encontrados em farmácias, a Aromaterapia também podem ajudar a melhorar o aspecto das estrias na pele.

Óleos essenciais para amenizar estrias

Na opinião da naturóloga Giane Honorato, existem alguns óleos vegetais, frequenciais quânticos (que são da família dos florais, ajudam o corpo a fluir melhor a energia vital, não têm contraindicação, mas seu uso precisa ser acompanhado por um especialista floral), suplementos (compostos nutricionais de proteína à base de colágeno com vitaminas e minerais, que não são recomendados para crianças abaixo de cinco anos, gestantes e lactantes), que previnem o surgimento das estrias e amenizam-nas, principalmente em seu primeiro estágio. Sua eficácia se dá principalmente por manter a pele hidratada e garantir uma boa circulação. Veja alguns exemplos abaixo, dados pela especialista:

  • Óleos Vegetais: Amêndoas Doces, Gérmen de Trigo e Semente de Uva.
  • Frequencial Quântico: Kuthanis.
  • Suplementos Proteincolla: Colágeno Hidrolisado, vitaminas, minerais e fibras.

“Uma boa dica para prevenir as estrias é utilizar diariamente óleo de amêndoas doces na pele, mantendo-a hidratada. É importante lembrar que ao adquirir óleos vegetais, estes devem ser puros e nunca misturados com óleos minerais”, aconselha Giane.

Os óleos essenciais também podem ser ótimos aliados no combate às estrias, e quem dá a dica é a terapeuta holística Solange Lima. Veja abaixo alguns:

  • Óleo essencial de Funcho Doce ou Erva-Doce: é um poderoso diurético que evita a retenção de líquidos, desintoxicando o corpo, eliminando toxinas e melhorando o sistema linfático.
  • Óleo essencial de Junípero: ajuda a evitar o acúmulo de toxinas pelo corpo e também é diurético.
  • Óleo essencial de Grapefruit: age no sistema linfático, eliminando as toxinas do corpo.

No entanto, para fazer uso dos benefícios dos óleos acima é importante combiná-los entre si. Anote abaixo uma receita de óleo de massagem:

  • 30 ml de óleo vegetal de semente de uva (excelente para as estrias e ajuda na elasticidade da pele)
  • 30 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo (retarda o envelhecimento da pele, regenera os tecidos e ameniza as estrias)
  • 4 gotas de óleo essencial de Grapefruit
  • 7 gotas de óleo essencial de Funcho doce
  • 7 gotas de óleo essencial de Lavanda
  • 5 gotas de óleo essencial de Junípero

“Essa sinergia pode ser feita uma vez ao dia, depois do banho. Para melhorar ainda mais o efeito, faça uma massagem – em movimentos circulares, intensos e fortes – nas regiões que deseja reduzir a aparência das estrias, como abdômen, coxas e glúteos”, ensina Solange.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.