Keka Ribeiro
Por Keka RibeiroLeia em 3 min.18/06/2015 

Tendências de moda para a primavera

Cores fortes, assimetria e estampas étnicas marcarão estação

A primavera é a estação mais amigável do ano. Dias lindos de sol, com temperatura agradável e inspirações apaixonantes que nos fazem ter vontade de passear, de sair com amigos ou com a família. Passeios pelo shopping, pelos bares animados ou pelos parques, agora com novas e mais lindas flores. Com isso, ficamos sempre na dúvida: que roupa usar nesses dias de primavera? E como adaptar as novas tendências ao nosso dia a dia?

Obviamente não precisamos trocar todo guarda-roupa só porque uma nova estação começou. Mas repensá-lo pode nos ajudar a lidar melhor com as transformações climáticas e estar sempre bem vestidos.

Em geral, na primavera, os dias são mais quentes e as noites mais frias. Então o ideal é pensar looks que possam se adaptar facilmente. Nesta estação, a tendência será usar roupas leves, camisas com calças confortáveis, cores fortes e looks monocromáticos, estampas étnicas e assimétricas. Inspire-se em alguns looks.

Roupas leves oferecem conforto na primavera

Os vestidos mais leves são perfeitos para o dia, inclusive porque estamos um tanto cansadas dos tecidos pesados de inverno. Camisas leves com saias fazem um visual romântico e seguem a tendência “Lady Like”. Já o uso de camisas com calças confortáveis forma um visual mais prático. Ambas opções são ótimas, tanto para nossa rotina de tarefas, quanto para os passeios em dias de sol.

Caso o tempo mude ao longo do dia, trazendo uma noite mais fria, vale a pena adaptar esses looks com um cardigã colorido ou um casaco, tipo blazer, de tecido mais fino. Essas peças são práticas na hora de serem combinados e nos ajudam a compor um visual “sempre bem vestido”. Renovamos os ares e o bem-estar pessoal.

Cores fortes e looks monocromáticos estarão em alta

Se você gosta de estar antenado às tendências, as mais comentadas são: cores fortes e looks monocromáticos, marcantes e não necessariamente vibrantes, que são perfeitos para quem se interessa por Cromoterapia.

Top cropped e assimetria agradarão as mais ousadas

Para as fashionistas de plantão, o top cropped continua em alta. Deve ser usado com calças ou saias de cintura alta, jamais mostrando o umbigo. São leves e imprimem uma identidade de ousadia feminina.

Mas caso você não se identifique tanto com essa ideia, vale pensar sobre outra referência importante, a assimetria. Pode ser investida em tops, saias ou vestidos, com detalhes assimétricos, ou através de recortes que marcam as peças de um lado e de outro. Pode ser bem geométrica, definida, ou em peças mais leves e fluídas. São ótimas para um visual mais moderno, dentro do seu próprio estilo pessoal.

Estampas étnicas prometem agradar os mais estilosos

As estampas étnicas e o estilo chamado Boho Chic são perfeitos para as pessoas mais estilosas, já que misturam o hippie, o étnico, o boêmio, o folk, os bordados e as pedrarias. Além disso, podem ser um excelente investimento para os acessórios também. Vale misturar estampas e compor conjuntos combinados, sempre buscando a harmonia nas cores e tecidos.

Azulejo português marcará presença na moda da estação

Ainda sobre as estampas, o azulejo português promete colorir, inclusive as unhas! Os desenhos inspirados em azulejos e porcelanas chinesas apareceram primeiramente nos desfiles internacionais e prometem dominar as vitrines e as ruas. São usados em camisas, vestidos, shorts, bolsas, acessórios e, como disse, até nas mãos, acredite. Essa estampa imprime certa delicadeza ao nosso look e traz uma identidade interessante para a estação das flores.

Tendências universais continuam em alta na primavera

Outras referências são universais e excelentes para qualquer dia de primavera:

  • Rendas delicadas, em detalhes ou tecidos completos
  • Tecidos leves, como de viscose e modal, porque são fresquinhos e caem bem em qualquer corpo
  • Estampas florais e cores alegres
  • Vestidos soltos, curtos ou longos, que são práticos e femininos
  • Transparência inusitada e decotes nas costas também são tendências nas passarelas e podem se adaptar com total sucesso ao seu estilo próprio

Mas o principal objetivo na hora de pensar seu guarda-roupa de primavera deve ser conforto e praticidade. A estação remete à ideia de busca pelo bem-estar, por mais contato com a natureza, e clima ameno. Anuncia os últimos meses do ano e nos traz uma sensação de entusiasmo e otimismo, mesmo diante da correria do dia a dia, inspirando a chegada das férias, festas e novos ânimos. Aproveite e divirta-se!

Keka Ribeiro

Keka Ribeiro

Formada em Design de Moda, é especialista em moda sustentável. Atua em marca própria, desenvolvendo ações sociais e coleções temáticas através do conceito de vestuário ecofriendly.