Andrea Leandro
Por Andrea LeandroLeia em 3 min.11/08/2015 

Reaproveite objetos para a decoração natalina

Dicas de Feng Shui ajudam a harmonizar sua casa, com itens que já possui

O Natal é um período maravilhoso de encontros e reencontros entre família e amigos. Começamos a arrumar a casa dias e até meses antes para entrar num clima de amor e compaixão! É uma época que para muitas pessoas significa amar. Para estas, tudo vem a calhar: decoração natalina com muitos enfeites, músicas, etc., para o lar entrar no clima natalino. Já para outras pessoas, a época traz lembranças ou sentimentos que não lhes fazem bem e nesses casos é preciso respeitar o seu espaço. Se possível, com carinho levá-las para comemorar essa data tão especial, junto daqueles que amam.

Segundo o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, podemos dar mais brilho e harmonia para o Natal em nossa casa, utilizando como ferramenta os 5 Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), que fazem a energia equilibrar e harmonizam o local. Confira abaixo algumas dicas acessíveis para tornar a festividade mais divertida, utilizando estes elementos na decoração, por meio de objetos que já possui em casa e podem ser reaproveitados.

Monte uma árvore criativa

No Feng Shui, a árvore representa o Elemento Madeira. Ao invés de gastar dinheiro comprando enfeites tradicionais, que tal colocar cartões de desejos, fotos de momentos memoráveis ou de locais para os quais já foi ou gostaria de ir? Assim, além de tornar sua árvore personalizada, ainda fortalecerá a energia de crescimento e desenvolvimento deste Elemento.

Toque músicas natalinas

Nem só de decoração é feito um Natal. Uma boa forma de fazer seu lar entrar no clima das festas de fim ano é colocando todos os dias ou em horários especiais músicas natalinas que lembrem algum momento feliz da sua vida, como a infância. Apenas para ouvir ou dançar com os filhos. Essa dica garantirá a representação do Elemento Água na sua decoração. Afinal, o movimento, a flexibilidade (dança) e as emoções evocadas pelas canções caracterizam esta energia.

Enfeite a casa com vermelho e dourado

Segundo o Feng Shui, as cores tradicionais do Natal – vermelha e dourada – são muito auspiciosas, isto é, trazem sorte. Elas retratam a sintonia de abundância (dourado) e energia e força (vermelho), fortalecendo no ambiente todas as boas emanações que queremos para as festividades e, logo em seguida, a chegada do ano que está nascendo. Já que Natal é nascimento, toda uma linda energia pode ser configurada para torná-lo a grande celebração que é.

Reforçando também a energia do Elemento Fogo (que simboliza expansão), outra sugestão é pendurar uma meia vermelha na lareira ou num local visível, para esperar a chegada do Papai Noel. Você também pode utilizar velas vermelhas em cima de aparadores, que devem ser acessas com todo o cuidado, para evitar acidentes em casa.

Confeccione uma guirlanda

Que tal começar a arrumar com carinho a entrada da sua casa, recebendo todos que chegam com boas vibrações? Para isso, uma guirlanda – seja grande ou pequena – pode ser uma boa opção. Sendo redonda, representa o Elemento Metal. Nesse caso, você pode confeccioná-la com um bastidor usado para bordar e fixar nele prendedores de roupa, que serão utilizados para pendurar pequenos enfeites de Natal que já tem em casa ou papeis coloridos, nos quais serão escritos seus desejos positivos para as festas, seus convidados e família.

Cartões de Natal podem ser feitos pelos convidados

Na sala – local de convívio – organize-a de tal forma que receba bem todos que chegarem. Você pode ter uma mesinha preparada com papel, caneta e até adesivos para os convidados criarem seu próprio cartão de natal, que pode ir para a árvore, fazendo parte da decoração. Recorte os cartões no formato quadrado, representando o Elemento Terra, que simboliza a estabilidade.

Tudo que é feito com carinho deixa a sua marca. Mais que recordações, o que fica gravada na alma e no coração é toda a boa ação feita neste período especial. Principalmente para as crianças, fica o legado de terem vivido momentos inesquecíveis com a família e amigos. Por mais singelos que sejam, o que marca tais momentos é o amor ali presente!

Crie um clima gostoso de ser recordado. Pense em cada detalhe. Faça aos pouquinhos sua decoração natalina, curtindo e absorvendo a emoção maravilhosa desta época do ano. Envolva a família. Será uma lembrança inesquecível!

Andrea Leandro

Andrea Leandro

Profissional certificada pelo Selo Casa Saudável, administradora e consultora em Harmonização de Espaços. Utiliza em seu trabalho técnicas como Geobiologia, Feng Shui, Reiki, Lótus Sagrada e Florais.