Juliana Ramalho
Por Juliana RamalhoLeia em 2 min.29/05/2015 

Peeling vegetal: regeneração e nutrição da pele

Entenda indicações e contraindicações deste tratamento estético

Depois de aproveitar o verão intensamente, é importante darmos uma atenção especial à nossa pele, já que a exposição ao sol pode causar desidratação e ressecamento. O peeling vegetal, também conhecido como gomagem ou gommage, é um tratamento estético que tem por objetivo a remoção das células mortas e impurezas da camada mais superficial da pele, trazendo brilho e melhorando a sua textura.

A técnica também proporciona uma melhor absorção de produtos utilizados após a esfoliação, preparando a pele para outros procedimentos estéticos, como depilação e limpeza de pele.

Como é feito?

Primeiramente, deve-se fazer a higienização com um sabonete específico para cada tipo de pele, e, depois, aplicar o produto esfoliante, uniformemente, na área a ser tratada. Após a secagem – que leva aproximadamente dois minutos – inicia-se o processo de esfoliação, com movimentos circulares e uma leve pressão, enxaguando em seguida com água morna. Depois da total remoção do produto, é importante hidratar a pele e usar um protetor solar.

Depois da total remoção do produto, é importante hidratar a pele e usar um protetor solar.

Esse procedimento pode ser realizado no rosto e no corpo, por esteticistas, fisioterapeutas e médicos. A frequência do tratamento varia de pessoa para pessoa, por isso é importante consultar um profissional capacitado antes de realizar um peeling vegetal caseiro. A avaliação do seu tipo de pele e a escolha dos produtos corretos faz toda a diferença na eficácia do método.

Indicações:

  • Peles sensíveis, com restrições a outros tipos de peeling mais irritativos;
  • Preparação para tratamentos estéticos;
  • Hidratação corporal;
  • Pré ou pós-depilação, a fim de evitar foliculites.

Contraindicações:

  • Dermatites e dermatoses;
  • Acne em fase inflamatória;
  • Pacientes em uso de ácidos;
  • Sensibilidade a algum dos componentes da fórmula do produto.

 

Juliana Ramalho

Juliana Ramalho

Fisioterapeuta, pós-graduada em Dermatofuncional. Especialista em Neopilates e Terapias Manuais.