PANC: é de comer e você não sabia

PANC: é de comer e você não sabia

Entre as plantas não convencionais que são comestíveis está a taioba. Aprenda uma receita de pesto

Sabe aquela flor lindinha, toda rosinha, que muitos chamam de Maria Sem Vergonha e que você vê por muitas estradas desse país? É comestível.

Sabe aquela flor linda de ipê amarelo que faz as ruas de muitas cidades do Brasil mais lindas? É comestível.

Sabe aquele trevinho que adora nascer no meio da sua hortinha de ervas? Também é comestível.

Pouco sabemos, mas muitas plantas, raízes, rizomas, sementes e castanhas que julgamos ser “mato”, na verdade são comestíveis. Nem imaginamos a riqueza que esses alimentos podem nos proporcionar em questões nutricionais. A esses alimentos chamamos PANC.

Ao consumir PANC consegue-se sair da monotonia alimentar. Consumir os mesmos alimentos todos os dias pode causar desconfortos, alergias, intolerâncias, sem falar na falta de incentivo na diversificação da agricultura, que empobrece o solo.

Que tal experimentar hoje mesmo uma nova receita?

A Taioba é rica em vitamina A, B, C, em ferro, cálcio e fósforo. Um detalhe importante é que a taioba precisa ser escaldada em água fervente para eliminar o excesso de oxalato de cálcio e só então ser refogada para ser consumida.

Spaguetti com Pesto de Taioba

Ingredientes

  • 1 maço grande de taioba sem os talos
  • Sal marinho
  • 1x de castanha do pará ou nozes
  • Azeite
  • 3-4 dentes de alho amassados
  • Pitada de nutritional yeast (opcional)

Modo de Preparo

Primeiro você precisa escaldar a taioba. Ferva uma panela com água. Depois de fervida, mergulhe a taioba na água e aguarde até desmanchar. Depois escorra, descarte esta água e pique bem. Aqueça uma frigideira com azeite, acrescente o alho amassado e deixe dourar. Acrescente a taioba picada e refogue bem, acerte no sal. Em um liquidificador, acrescente as castanhas ou nozes, um bocado de azeite e depois a taioba refogada. Liquidifique bem. Sirva misturando bem ao macarrão.

Ingredientes para o macarrão

  • 250g de macarrão sem glúten tipo spaguetti (mas pode ser outro tipo)
  • Sal à gosto
  • Flores comestíveis para decorar

Modo de Preparo

Ferva uma água com um pouco de sal e fio de azeite. Acrescente o macarrão e mexa bem. Deixe cozinhar como especificado na embalagem ou até ficar al dente. Escorra, volte o macarrão para a panela e acrescente o molho pesto, misturando bem.

Malu Paes Leme

Malu Paes Leme

Malu Paes Leme é chef autoditada, pesquisadora, health coach e autora do livro Alimentação Inteligente. Email: malupaesleme@gmail.com Site: www.alimentacaointeligente.com.br