Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

O que significa sonhar com casamento?

Busca por equilíbrio, solução de divergências internas. Descubra outros simbolismos | Glossário Personare

 
Imagem: Daniel Suarez Photography (@daniel_suarez), via Unsplash

Sonhar com casamento pode representar o potencial de resolver conflitos internos. A nível simbólico, o casamento sugere a união de conteúdos do consciente e do inconsciente, favorecendo decisões que equilibram razão e emoção.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com casamento

  • Você está casando? Ou apenas observa o casamento?
  • São de pessoas desconhecidas? Ou de um casal que conhece?
  • O casamento é interrompido?
  • Em que ambiente ocorre a união?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com casamento

  • Ao tomar uma decisão, você tem disposição para sair da zona de conforto?
  • De que maneira costuma avaliar prós e contras de uma determinada questão ou relação, de forma mais emotiva ou racional?
  • Caso esteja com vontade de se casar (ou mesmo de se comprometer num relacionamento afetivo), pergunte-se até que ponto esta pode retratar seu desejo por uma vida mais harmoniosa, equilibrada e madura.
  • Identifique suas próprias divergências internas, tais como o que quer e o que deve fazer, o que sente e o que pensa sobre algo ou alguém, por exemplo.

Entenda possíveis aplicações de sonhar com casamento:

Sonhar que está casando com um conhecido

Se no sonho você está se casando, é bem provável que esteja realmente envolvido no processo de se comprometer em desenvolver e expressar certas características marcantes da pessoa com a qual você sonha que se casa.

Se é uma pessoa conhecida (famosa ou não), será mais fácil você identificar de quais atitudes está se aproximando e deixando que faça parte de sua vida. Se não gosta das características associadas a tal pessoa, fique atento no dia-a-dia para não reproduzir esse jeito de ser dela em suas atividades. Ou seja, caso esteja se casando com uma pessoa muito chata e crítica, cuidado para não agir da mesma forma.

Sonhar que você está casando com um desconhecido

Se for uma pessoa desconhecida, você pode não estar muito consciente de determinada forma de se expressar, de pensar ou de reagir às situações em sua vida. Essa parte representada por tal pessoa é uma faceta sua sobre a qual ainda não tem clareza do poder. Daí a importância de redobrar a atenção sobre determinadas reações emocionais que vem adotando em sua interação com as pessoas.

Sonhar que presencia um casamento

Caso você esteja apenas observando o casamento, pode ser que você não esteja realmente comprometido em resolver certos conflitos em sua vida. Apenas fica passivamente numa posição de angústia, com medo de tomar determinadas decisões que solucionariam essas divergências internas ou externas nesta fase que vive.

Por exemplo, se cada par que forma o casal que você está vendo se casar tem um jeito de ser semelhante, tal como a agressividade, você pode estar agindo rispidamente no dia a dia e não está com disposição de mudar essa sua forma de se comportar.

Sonhar que o casamento é interrompido

Se o casamento é interrompido, pode ser que a decisão que está prestes a tomar poderá ser influenciada por algum acontecimento.

Sonhar com o ambiente do casamento

O ambiente em que o casamento ocorre pode mostrar em que área da sua vida a sua capacidade de tomar uma decisão para se resolver um conflito (interno ou externo) será realmente exercida. Se o casamento ocorreu dentro de casa ou na fazenda dos avós, por exemplo, pode ser que a resolução das divergências que vinham te angustiando ocorra na família.

União entre dois mundos

O casamento é uma das cenas mais promissoras para serem vivenciadas em um sonho, já que representa a união dos opostos, a qual Jung denominava Coniunction (fazendo referência ao processo alquímico em que se buscava unir corpus e spiritus). Ou seja, a união entre conteúdos do consciente e do inconsciente.

Personalidades yin e yang

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.
+ Você dá atenção aos seus sonhos?

A cerimônia que une duas pessoas em matrimônio, em termos psíquicos, simboliza a junção entre os lados yin (mulher) e yang (homem). Ela faz referência ao Casamento Sagrado, também chamado de Hieros Gamos, ou seja, a união entre os Sagrados Masculino e Feminino.

Isso significa que as duas pessoas envolvidas no sonho assumem as qualidades yin - protetor, sensível, passivo - e yang - assertivo, dinâmico, acertivo. Ainda que o casamento não seja entre um homem e uma mulher, cada um dos parceiros manifesta um dos dois tipos de qualidade em evidência.

Resolução de conflitos internos

Cada pessoa presente no sonho simboliza uma faceta da nossa personalidade. Ou seja, através do ato da união matrimonial e complementar, é possível experimentar o potencial de resolver conflitos internos: razão e emoção, atividade e descanso, socialização e introspecção, feminino e masculino. Dessa forma, nenhuma polaridade se sobressai sobre a outra, promovendo o equilíbrio interno.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais »

contato: yubertson-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS