Equipe Personare

O que são Casas astrológicas?

Entenda o que elas representam no seu Mapa Astral | Glossário Personare

O que são Casas astrológicas?

As Casas astrológicas correspondem a 12 divisões do céu, estabelecidas de acordo com o local e a hora de nascimento de cada pessoa. Elas nunca mudam de posição e cada uma é delimitada por um signo do zodíaco. A presença dos signos e de um ou mais planetas na casas dá significado a elas.

Quando Vênus está na Casa 1, implica diferentes condições de quando está na Casa 6, por exemplo. Assim como Áries posicionado na Casa 2 é diferente de quando ocupa a Casa 4.

Além disso, as Casas também podem ser agrupadas em três grupos: angulares (primeira, quarta, sétima e décima Casas), sucedentes (segunda, quinta, oitava e décima primeira) e cadentes (terceira, sexta, nona e décima segunda).

O que as Casas astrológicas representam no Mapa Astral?

Abaixo, você pode conferir um breve significado de cada Casa. Para uma análise mais profunda, veja, no seu Mapa Astral, os signos e planetas que tocam as diferentes áreas da sua vida.

  • Casa 1 (Ascendente): representa a pessoa analisada no Mapa. Mostra a personalidade, o modo de dar início às coisas, o temperamento e a maneira como é vista pelos outros.
  • Casa 2: representa o que pertence à pessoa e a forma como ela lida com suas posses. Ainda mostra a capacidade de ganhar dinheiro e o sentido de valor e segurança.
  • Casa 3: é o ambiente em que a pessoa vive, o vínculo entre irmãos, tios e primos. Também representa as pequenas viagens e as formas de expressão e comunicação.
  • Casa 4: representa o lar, as raízes familiares e a influência da família de origem.
  • Casa 5: representa os hobbies, os divertimentos e os romances. Ainda diz respeito ao amor que a pessoa transmite, a esportes e à educação dos filhos.
  • Casa 6: representa o dia-a-dia, o trabalho, a saúde e os hábitos.
  • Casa 7 (Descendente): descreve as parcerias conjugais e de negócios, o casamento e o que a pessoa espera encontrar em quem elege como cara-metade.
  • Casa 8: é a maneira como a pessoa lida com as posses dos outros e como partilha o próprio dinheiro. Está relacionada a heranças, morte e regeneração.
  • Casa 9: representa filosofias, religiões e ensino superior. Ainda diz respeito a viagens longas e à relação com o estrangeiro.
  • Casa 10: representa a vida pública, a profissão, a fama, o prestígio e o reconhecimento.
  • Casa 12: representa a saúde mental e também o inconsciente coletivo, as fraquezas que a pessoa oculta dentro de si, os seus bloqueios secretos e a capacidade de experiência na vida.

Curiosidades

Nem todas as Casas de um Mapa Astral são ativadas por planetas, e isso é extremamente comum. Raro é encontrar um Mapa com todas as Casas contendo planetas.

Uma Casa vazia só está vazia aparentemente; o fato de não haver um planeta ali não muda o fato de que todas as Casas são ativadas por signos e cada signo é regido por um planeta.

Assim sendo, se você não tem planetas na Casa 2, por exemplo, isso não significa que a sua vida financeira não tem importância. O astrólogo toma o signo e o regente da Casa 2 e interpreta a vida financeira a partir destes dados.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais