Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 3 min.
  • 01/11/2016
  • Atualizado em 27/07/2020 às 14:41

O que é a previsão no Tarot?

Método preditivo analisa passado, presente e futuro de uma determinada situação | Glossário Personare

O que é a previsão no Tarot?

Geralmente, a pessoa que consulta o Tarot, chamada de consulente, tem um motivo específico para isso, seja uma pergunta, uma análise do momento ou o panorama dos próximos meses. O método que fornece esse panorama é o da previsão, que é composto por três cartas que simbolizam passado, presente e futuro, respectivamente, e é utilizado para analisar situações desde a primeira ocorrência ou influência até seu eventual desfecho e, inclusive, suas consequências.

Para que a interpretação seja concreta, é preciso uma contextualização, questão ou um tema que definirá a finalidade da leitura. Por isso, é necessário também que para que ela seja assertiva, que se determine um tempo de atuação. Por exemplo: se a pessoa quer saber como será a semana, então sorteia as cartas cujas interpretações terão validade de sete dias. Quanto mais distante é a previsão desejada, mais difícil é analisar os detalhes.

Tiragem pode ser feita com Arcanos Maiores ou Menores

Nas tiragens voltadas para a previsão em que os Arcanos Maiores sejam usados, as imagens apresentadas pelas cartas devem pautar a interpretação.

Exemplo: sortear O Louco na segunda posição de uma previsão, a posição do presente, indica que o consulente está em um momento de indefinição, em que falhas ocorrem por causa de desleixo ou interesses divergentes. Esse arcano mostra um homem maltrapilho caminhando sem rumo, apenas com uma trouxa de pertences no ombro e um cajado, mal utilizado. Ele anda olhando para trás, mais preocupado com o animal doméstico que o persegue do que com o que vem à frente.

Quando os Arcanos Menores são usados, deve-se ter como base seus atributos clássicos.

Exemplo: o Cinco de Copas na terceira posição da previsão, a do futuro, sinaliza falha, mágoa e arrependimento, sentimentos e situações que tendem a ocorrer ao final do período estipulado pelo consulente. Previsões como essa, ao contrário de soarem como taxativas, devem servir de alerta e impulsionar a pessoa a agir diferente, reverter a situação e obter êxito futuramente. A vantagem de se consultar o oráculo é, justamente, preparar-se para evitar ou ao menos atenuar uma tendência negativa.

Arcanos Maiores – Conheça aqui os significados das 22 principais cartas do Tarot

Arcanos Menores – Grupo de 56 cartas do Tarot se divide em 4 naipes. Veja significados

Para que serve o Tarot?

Tendo em mente a ideia de que o Tarot é um arcabouço de símbolos, é fácil perceber que ele funciona, basicamente, como a representação de situações ou pessoas. No enfoque da previsão, ele serve para prever o futuro, analisar acontecimentos passados e avaliar o que está em jogo no presente, mas sempre dependendo do contexto em que for utilizado. Já a orientação analisa as cartas associando-as a estágios em que nós nos encontramos em certo momento e como podemos resolver problemas, tomar as atitudes certas e aproveitar o que é importante.

Ler o Tarot é projetar o que queremos saber a respeito de um momento, situação ou pessoa, representando o objeto e definindo seu rumo ou a atitude mais prudente em relação a ele. Conheça aqui as análises de Tarot disponíveis no Personare.

Nossos especialistas

Leo Chioda é escritor, tarólogo e especialista do Canal Tarot do Personare. Dedica-se a palestras sobre este oráculo, a pesquisas históricas sobre as cartas e à prática da leitura de imagens. Atualmente, ministra o Curso Online de Introdução ao Tarot. Para saber mais informações, clique aqui.

Alexey Dodsworth é astrólogo há quase 30 anos, membro da MENSA, autor das análises de Astrologia, Tarot e Runas do Personare e cursa doutorado em Filosofia e Ética em Veneza.

Giane Portal estuda Astrologia e Tarot desde 1994, nos quais tornou-se especialista.

Zoe de Camaris é formada em Letras pela PUC-Paraná e pós-graduada pela UFOP-MG. Após começar a estudar Tarot como autodidata, em 1984, fez diversos cursos no Rio de Janeiro e em Curitiba.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais