Uma paradinha para desestressar
Aprenda uma respiração para se acalmar da correria do dia a dia
Por Rosine Mello
Se você vive estresseado e as 24 horas do seu dia não têm sido suficientes para dar conta de tudo, o que fazer? Nada melhor do que uma paradinha. Inspira… expira… solta… desapega e relaxa. Para o Yoga inspiração é vida, energia, calor e expiração é limpeza, relaxamento, resfriamento.
É bom praticar um pouquinho de respiração durante o dia: vinte minutinhos das vinte e quatro horas são quase nada. De preferência faça sempre no mesmo horário e de estômago vazio.
Dicas para uma boa prática
- O pranayama começa com uma expiração e termina com uma inspiração. Devemos expelir todo o ar dos pulmões e iniciar o pranayama. Faça uma inspiração normal ao final do pranayama.
- Entre cada pranayama faça pelo menos duas respirações normais.
- As inspirações são realizadas com o som sibilante “ssss”. A expiração com o som aspirado “hhhh”, isso é natural não force.
- Faça um relaxamento após o pranayama.
- Se você sentir mal estar pare o seu pranayama e retome a sua respiração normal.
- Não faça o pranayama antes ou imediatamente após atividade física, espere pelo menos duas horas para iniciar.
Preparando o pranayama
O pranayama Ujjayi 1 é muito simples. Se você não tem ainda o costume de praticá-lo, faça-o deitado de costas para o chão. Seu objetivo é a percepção das sensações que ocorrem no pulmão durante a respiração, o que leva a uma respiração uniforme após algum tempo de prática.
- Coloque uma manta no chão e deite de costas, é bom estar com os ombros abertos e bem apoiados no chão. Os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima.
- Deixe os pés e pernas apoiados sobre o assento de uma cadeira formando um ângulo de noventa graus entre as pernas e coxas e as coxas e o abdômen.Feche os olhos.
- Fique nesta postura por um ou dois minutos e permita-se relaxar. Para conseguir um relaxamento rápido dos músculos da face cubra os olhos, de forma uniforme, com uma pequena toalha.
Praticando o pranayama
- Respire normalmente e durante a respiração observe e sinta o fluxo de ar entrando e saindo do seu corpo de forma consciente.
- Quando inspirar cuide para que seus pulmões se encham de maneira uniforme, sinta a expansão do peito para cima e para fora. Sincronize os movimentos.
- Expire com calma, esvaziando os dois pulmões ao mesmo tempo e de maneira uniforme. Se houver qualquer desequilíbrio no movimento dos pulmões, corrija.
- Faça o pranayama durante dez minutos mantendo os olhos fechados.
- Após o relaxamento de pelo menos oito minutos, role para o lado direito, fique na postura fetal, empurre o chão com as duas mãos e sente-se.
Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente Yoga.
Saiba mais sobre mim- Contato: rosine.mello@gmail.com
- Site: https://www.rosineyoga.com.br/