Pesquisar
Loading...
Joanita Molina

Tudo sobre o Dia da Terra: quando é, como surgiu e ritual

O Dia Mundial da Terra é um momento mágico para a humanidade se sintonizar e conectar mais com a natureza e com a Mãe Terra. Entenda os significados

Tudo sobre o Dia da Terra: quando é, como surgiu e ritual

O Earth Day, considerado o Dia Mundial da Terra, foi reconhecido pela ONU em 2009 e é celebrado anualmente no dia 22 de abril. A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra.

Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.

Como surgiu o Dia da Terra

O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em 22 de abril de 1970, em meio ao movimento hippie americano. A manifestação por essa data for iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental.

A ideia inicial era ter uma data para marcar a luta pelo ambiente, após a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha. Para esta primeira manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades.

No dia 22 de abril de 1970, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos.

O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas.

Em 1972, foi celebrada a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar os líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e instituir políticas necessárias para erradicá-los.

Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data que já estava sendo utilizada em vários locais, e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril.

Atividade do Dia da Terra: o que acontece na data

O Dia da Terra tem como objetivo a tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. Os grupos ecologistas utilizam essa data como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta tais como:

  • Contaminação do ar, água e solos
  • Destruição de ecossistemas e de centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas
  • Esgotamento de recursos não renováveis

Esse é um momento de pensar e instituir soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem:

  • Reciclagem de materiais manufaturados
  • Preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia
  • Proibição do uso produtos químicos danosos
  • Fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas.

O que você pode fazer no Dia da Terra

Esse também é um momento mágico para a humanidade se sintonizar e conectar mais com a natureza e com a Mãe Terra. Em termos espirituais esse é um momento de aumentar a sua conexão com o planeta e com o seu próprio propósito de vida.

Nesse ano de 2022, o Dia da Terra vem fundamentar o seu propósito de luz e fortalecer cada pessoa ainda mais em seu papel nesse momento da Terra. As configurações astrológicas do Dia da Terra estão trazendo uma oportunidade de aprofundar na consciência sobre o seu papel no cuidado com a Mãe Terra em termos ambientais e ecológicos. Vem pedir uma reflexão e reorganização de hábitos e ações no seu dia a dia que aumentem a consciência de conservação e cuidados com o meio ambiente.

Aproveite a data para fazer uma reflexão: quais ações você pode realizar para manifestar ainda mais os cuidados com a Mãe Terra Gaya em termos ambientais?

Nesse ano, os mestres do Ashram de Gaya vão oferecer uma benção para aprofundar o contato com o poder da Mãe Terra e, através da natureza de Gaya, fortalecer sua conexão com a pureza e verdade de si mesmo.

Ao mesmo tempo será feita uma grande expansão de luz e cura para o planeta, nesse momento desafiador que estamos enfrentando. Mais do que nunca a Mãe Terra esta precisando que seus filhos realmente despertem para a atual situação planetária. Cada um que está consciente pode, nesse momento, fazer a real diferença na Terra!!!

Mesmo com pequenas ações, cada um pode ser realmente o veiculo da transformação e expansão da Terra. Aproveite a data para fazer a sua parte.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Joanita Molina

Joanita Molina

Mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional. Realiza os 8 rituais de luz do ano e 9 festivais de luz de gaya. Saiba mais