Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Sonhar com morte: o que significa?

Sonhar com morte: o que significa?

Entenda também como o inconsciente compreende o fim da vida

A morte é um assunto muito misterioso para a maioria das pessoas. Sonhar com morte seria o mistério do mistério. Embora a morte possa ser pensada essencialmente como um símbolo de transformação, sempre que deparamos com ela, a falta de garantias e certezas desestabiliza o ego. Dessa maneira, somos forçados a buscar algum sentido, alguma referência que balize nossa ansiedade e medo.

Para entender o significado de sonhar com morte é preciso também compreender o lugar do qual o sonhador parte para explicar e entender a morte, seja ele ligado à religião ou não. Há quem creia em vida eterna, outros creem em reencarnação, ou, ainda, que nada acontece e que simplesmente deixamos de existir.

Por essa razão, também é essencial saber como o sonhador lida com a morte e, assim, poderemos entender melhor o que significa sonhar com morte para cada pessoa.

Como os sonhos podem ser um canal de comunicação consigo mesmo, uma forma de autoconhecimento, vamos entender melhor sobre o símbolo e o que significa sonhar com morte em diferentes contextos.

Neste artigo, vamos tratar apenas da morte de pessoas. Sonhar com quem já morreu ou sonhar com pessoa morta estando viva, por exemplo, têm pesos afetivos muito diversos.

Sonhar com morte: é sinal de algo ruim?

O que significa sonhar com quem já morreu, sonhar com morte de amigo, sonhar com irmão morto ou sonhar com parente morto? É bom ou é um sinal ruim? Para saber a resposta, é importante explorar que representação essas pessoas têm para o sonhador.

Devemos sondar com bastante sinceridade quais características dessa pessoa marcaram o sonhador e de que maneira o afetaram.

Este exercício pode ser feito com pessoas marcantes, tanto de maneira negativa quanto positiva na vida do sonhador, já que não é regra que o fato de sonharmos com alguém querido implique em um sonho “positivo” — nem o contrário disso.

Sonhos com figuras públicas mortas, sejam cantores, atores, políticos, líderes espirituais, entre outras personalidades, também podem ser pensadas segundo o exercício proposto acima. No entanto, há de se considerar o valor coletivo daquela figura, isto é, a sua representação coletiva, ainda que oposta à do sonhador.

O que significa sonhar com morte?

A cada grande experiência – não necessariamente concreta, mas principalmente emocional – o ser humano renova sua existência e o sentido que atribui a ela. Mas também é confrontado pela finitude de ciclos, de atitudes e, no caso da morte, a finitude do corpo.

Como sabiamente explica Jung, os símbolos relacionados ao processo de individuação (autoconhecimento) podem ser símbolos de morte.

Ou seja, os sonhos que trazem símbolos ou conteúdos relacionados à morte, mas que se referem a mudanças profundas na vida do sonhador, não indicam morte concreta.

Sonhar com morte pode acontecer em inúmeras circunstâncias da vida, que são marcadas por profundas transformações, como:

  • As transições de fases do desenvolvimento humano (infância, adolescência, maioridade e velhice)
  • O casamento e o nascimento de filhos
  • Uma separação conjugal
  • A experiência do aborto
  • Uma cirurgia muito invasiva
  • término de um relacionamento
  • A perda de um ente querido ou de um animalzinho de estimação
  • Um assalto
  • Uma experiência de abuso
  • Cada escolha significativa e relevante para nosso desenvolvimento, já que quando optamos por algo, em geral, estamos abdicando de alguma outra possibilidade

Essa compreensão é muito importante, pois ajuda a distinguir quando sonhar com morte tem ligação com a vida, e quando o sonho realmente sugere uma morte concreta. Para isso, devemos cautelosamente atentar à totalidade do sonhador e da realidade que ele vivencia.

Sonhar com morte pode significar a morte de alguém?

Há sonhos que realmente parecem preparar o sonhador para a morte.

Estudos importantes realizados por meio da análise de sonhos de pacientes terminais ou muito idosos revelaram que do inconsciente emergem símbolos que preparam o sonhador para o processo de morte, e também abundam em símbolos míticos que mostram claramente ao sonhador a continuidade da consciência no pós-morte.

Relógios que param, árvores que tombam, plantações pisoteadas, algum animal enterrado, e até alguns mais óbvios como a passagem por túneis escuros e estreitos, o sonhador vendo-se saudável ao lado do corpo doente na cama de um hospital, dentre inúmeros outros.

É como se o inconsciente compreendesse e expressasse por meio dos sonhos que, assim como as grandes transformações vividas nessa existência, a morte é mais um momento de profunda transformação dentro do processo de desenvolvimento da consciência. O inconsciente abriga essa experiência humana: a possível continuidade da vida psíquica.

Não é possível deixar de atentar, ainda que não em detalhes, para a crença religiosa do sonhador, a fim de compreender o fato de sonhar com morte.

As diversas religiões tratam da morte sob diferentes enfoques e partindo de diversas premissas, muitas vezes até opostas entre si, como as crenças que aceitam a reencarnação e as crenças que aceitam o processo de ressurreição e vida eterna no pós-morte.

O papel social das religiões sempre foi tecer uma linha de sentido para a morte, mas nem sempre esse caminho foi suficiente ou satisfatório.

Há muita morte acontecendo ao nosso redor. O grande problema é que nunca fomos ensinados a falar sobre morte, a pensar e usar a morte certa como sentido da vida.

Aprendemos a temer a morte, a nos apegarmos ao nosso corpo que, muitas vezes, é dirigido por convenções sociais que nem fazem tanto sentido assim para nós.

Como entender o significado de sonhar com morte

Obviamente que pessoas mais jovens morrem e existem sonhos que podem preocupar um analista- por exemplo, sonhar com criança morta.

Vivenciamos a morte subjetivamente e, de fato, aspectos em nós, assim como planos e ideias morrem cotidianamente, mas em algumas circunstâncias há que se ter atenção.

Muitas vezes, os sonhos de morte – sejam da nossa própria morte ou de outras pessoas – são acompanhados de símbolos religiosos importantes que irão variar, na maior parte dos casos, de acordo com a crença do sonhador. E isso torna o sonho novamente muito singular, e precisa necessariamente ser contextualizado.

Sendo assim, se você teve um sonho com morte, é importante atentar para todos esses detalhes e buscar contextualizá-los com a sua realidade.

Nesse sentido, a consulta com um psicólogo especializado em interpretação de sonhos pode ajudá-lo a compreender de forma mais profunda as mensagens que seu inconsciente está enviando.

Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo podem ajudar nesse processo de entender a simbologia do sonho, facilitando a autorreflexão e estimulando as associações com o que vive no cotidiano ou com situações que já vivenciou.  E, principalmente, levar a interpretação para a realidade e conseguir tomar alguma atitude.

PRIMEIRO PASSO: PERGUNTAS PARA SE FAZER SOBRE O SONHO

  • Quem era a pessoa do sonho e o que ela representava para o sonhador?
  • Quais as interações do sonhador com a pessoa no sonho?
  • Quais as circunstâncias em que essa pessoa aparece no sonho, qual é o cenário?
  • Há a sensação de que a pessoa morta ainda estaria viva ou, no sonho, se tem consciência de que ela já partiu?
  • A pessoa que aparece morta no sonho está viva na vida consciente?
  • Há diálogos com essa pessoa e o que dizem?
  • Quais os sentimentos advindos do contato com este personagem interno?
  • Ao que a morte dessa pessoa remete o sonhador?

SEGUNDO PASSO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SUA VIDA REAL

  • O que precisa ser transformado em mim?
  • Há algo de que eu precise me despedir e deixar ir?
  • O que em mim é difícil de lidar e olhar?
  • Quais os aspectos em mim que tenho dificuldade em transformar?
  • O que está morto em mim?
  • O que precisa morrer e o que deve permanecer em minha personalidade?
  • O que precisa ser revisto para que eu possa prosseguir em paz?
  • Estou depositando muita energia em coisas que me destroem acreditando que me fazem bem?
  • O que no coletivo me afeta e me solicita transformação pessoal?
  • Como o coletivo interfere em minha vida?
  • Como compreendo a morte e qual o sentido que dou para a vida?

Sonhar com morte e seus possíveis significados

O significado de sonhar com morte depende do contexto e do que acontece no sonho. O sonho não necessariamente significa a morte de alguém, aliás, raros são os sonhos premonitórios, mas eles podem, sim, ser a amplificação de algo que está acontecendo na sua vida.

A seguir, veja algumas das principais explicações sobre o que é sonhar com morte.

Sonhar com morte de um amigo ou sonhar com parente morto

O que significa sonhar com quem já morreu, quando essa pessoa é um amigo, parente ou pessoa querida que já faleceu pode ser uma forma inconsciente de saciar uma necessidade de contato com aquela pessoa, considerando-se a função compensatória dos sonhos.

Sonhar com morto, de forma geral, principalmente quando pessoas queridas que já faleceram aparecem ao sonhador para dizerem que estão bem, para trazer alguma mensagem específica ou até mesmo para não dizer nada, mas estar ali presente com o sonhador, traz um alento.

Certamente,o contrário é possível, o sonho colocar o sonhador em contato mais profundo com sua tristeza e seu luto.

Sonhar com a morte de alguém que não gosta

Sonhar com a morte de alguém com quem se tinha dificuldades no relacionamento pode indicar justamente aquela parte em nossa psique com a qual não lidamos ou não compreendemos muito bem. Pode indicar uma necessidade de olhar para essas questões e transformá-las em si mesmo.

Vale ao sonhador, ao identificar as características do personagem no sonho, questionar-se em que momentos ou situações de sua vida já agiu de maneira parecida.

Já ouvi sonhos em que a imagem do ente falecido, apesar de ser muito querido, direcionava o sonhador para situações complicadas e destrutivas. O que pode indicar que aquilo em que confiamos plenamente em nós pode estar nos fazendo mal, nos boicotando ou, simplesmente, impedindo nosso desenvolvimento individual.

Sonhar que alguém que já morreu está vivo

Há sonhos em que a pessoa falecida é percebida como ainda viva, ainda presente. Não há consciência, no sonho, de que ela já partiu. Isso pode indicar certo apego e dificuldade de deixar partir.

Ou, então, pode indicar que determinados aspectos da psique podem estar “mortos” na vida concreta, mas continuam existindo dentro do sonhador.

Sonhar com pessoa morta que está viva

Sonhar com pessoa morta que estando viva, mas que aparece como morto no sonho, faz refletir sobre que aspectos estão morrendo em nós ou o que dessa pessoa em nós está morrendo.

Novamente, sonhar com pessoas mortas exige pensar na representação dessas pessoas para compreender o símbolo do inconsciente.

Sonhar com a morte de famosos

Sonhar com gente morta quando se trata de figuras públicas exige a consideração do fator coletivo.

Issto é, sonhar com uma personalidade que tenha uma representação negativa para o sonhador, mas positiva coletivamente, pode indicar uma relação conflituosa com os valores coletivos e internos do sonhador.

Havendo um alinhamento entre o coletivo e o que o sonhador pensa sobre aquela pessoa, podemos partir em busca de como essa interação dos valores coletivos e pessoais se afetam, interferem ou ajudam no desenvolvimento pessoal do sonhador.

Tudo dependerá do personagem escolhido pelo inconsciente.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais