Pare de escolher entre ser amada e ser você mesma: seu Mapa Astral tem a resposta
Veja como sua Lua e Vênus podem te ajudar a identificar suas necessidades pessoais, encontrando equilíbrio entre ser amada e ser você mesma
Ser você mesma parece simples, mas quando nos aprofundamos nesse tema, surge um conflito inevitável: como posso ser você mesma se minha personalidade sem filtros não vai agradar todo mundo? Para ser autêntica, preciso aceitar que não serei amada por todos?
A verdade é que ser você mesma e ser amada não são caminhos opostos — ambos estão entrelaçados no campo das nossas necessidades mais profundas.
E a Astrologia oferece uma ferramenta preciosa para navegar esse dilema através da Lua e de Vênus no seu Mapa Astral.
Ser amada: a necessidade de pertencer
Desde nossos primeiros dias de vida, adaptamo-nos instintivamente às condições do ambiente e dos nossos cuidadores para garantir a sobrevivência.
Estudos de epigenética mostram como o ambiente — nutrição, estresse, interações sociais — influencia a ativação dos nossos genes, afetando desenvolvimento físico, mental e emocional.
Por isso, a necessidade de ser amada é tão genuína ao longo da vida. Somos seres interdependentes. É natural desenvolvermos alguns filtros e adaptações para pertencer aos ambientes que frequentamos: trabalho, família, círculos de amizade.
Mas até que ponto esses filtros nos afastam de quem realmente somos?
Ser você mesma: a necessidade de autoconsciência
Autenticidade significa agir conforme os próprios valores e crenças, ser honesta consigo mesma e expressar opiniões sem medo.
Mas vai além: é conseguir compreender e nomear seus desejos e anseios, confiar nos próprios instintos. E isso também é uma questão de sobrevivência.
Nas eras primitivas, era vital tomar decisões rápidas e assertivas, confiando em si, sem hesitar em situações de perigo. Qualquer desatenção poderia ser fatal.
Hoje, ser autêntica passa por interpretar os sinais do corpo, compreender o que ele precisa para se nutrir. Como adultas, escolhemos qual estilo de vida levar e quais decisões tomar.
Quanto mais conscientes das nossas necessidades e desejos estivermos, mais chances de levar uma vida autêntica teremos.
Leia também: Como ser mais feliz no amor?
Como Lua e Vênus nos aproximam dessa escuta genuína?
A Astrologia nos oferece dois símbolos poderosos para compreender esse equilíbrio: a Lua revela como você precisa ser amada, enquanto Vênus mostra o que te faz genuinamente feliz.
Quando você conhece ambas no seu Mapa Astral, consegue finalmente parar de se trair para agradar os outros.
Então, para que as explicações de cada uma a seguir faça mais sentido, confira em quais signos você se tem esses dois planetas no seu mapa.
- Abra seu Mapa Astral Personare.
- Inclua seus dados de nascimento.
- Abaixo da mandala do seu Mapa, veja a lista de planetas e procure pela Lua.
- Confira em qual signo está a Lua e Vênus no seu Mapa.
- Por exemplo, a imagem abaixo revela uma pessoa com a Lua em Leão e Vênus em Libra.

Lua e as necessidades de afeto
Na Astrologia, a Lua simboliza aquilo que precisamos para nos sentirmos amadas, emocionalmente seguras e protegidas.
Ela indica o modo como precisamos nos nutrir para restaurar nossa capacidade de resposta e sensibilidade — a nós mesmas e aos outros.
Identificar o signo e a Casa astrológica da sua Lua te aproxima da compreensão do que você precisa cultivar consigo mesma e nas relações para se sentir segura. Também revela o modo como você oferece afeto.
Utilize o simbolismo da Lua para entender suas necessidades e observar se a dinâmica das suas relações fortalece seu equilíbrio emocional.
O que você precisa para se sentir amada?
- Lua em Signos de Água (Câncer, Escorpião, Peixes) – Conexão emocional profunda. Necessitam principalmente de acolhimento, escuta atenta e aconchego.
- Lua em Signos de Fogo (Áries, Leão, Sagitário) – Precisam de movimento, entusiasmo, aventura, paixão e carisma. Atividades enérgicas são nutrição emocional.
- Lua em Signos de Ar (Gêmeos, Libra, Aquário) – Boas conexões com comunicação fluida são essenciais. Necessitam de movimento, leveza, flexibilidade e liberdade.
- Lua em Signos de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio) – É essencial ter espaço para organizar e delimitar a própria rotina. Precisam de consistência e previsibilidade nas relações.
Vênus e os desejos autênticos
Vênus representa uma força de atração, fascínio, poder hipnotizante. A atração não se limita a pessoas — somos atraídas por ideias, valores, mentes, música, arte.
Vênus é o que nos dá alegria, independente das repressões sociais. Ela precisa se sentir realizada para que sintamos plenitude na vida.
O signo e a casa astrológica de Vênus te aproximam da sua autenticidade, trazendo pistas de quais escolhas e direções te levarão para um caminho mais honesto com seus desejos.
Utilize o simbolismo de Vênus para dedicar momentos de lazer com atividades que te inspiram, refletem seus desejos e reabastecem sua energia — independente do julgamento alheio.
💡 DICA PRÁTICA: Faça uma lista de atividades que te recarregam e são essenciais na sua rotina. Exercite não abrir mão delas.
Como ser você mesma?
- Vênus em Signos de Água (Câncer, Escorpião, Peixes) – Valorizam arte, conexões humanas profundas, estudos sobre conhecimentos ocultos e tabus, afeto físico, conforto e autocuidado. Têm profundidade nos assuntos que despertam curiosidade.
- Vênus em Signos de Fogo (Áries, Leão, Sagitário) – Interesse despertado pela vida em movimento: viagens, esporte, aventura, arte, criatividade, comemorações. Necessitam de momentos de solitude e sensação de liberdade.
- Vênus em Signos de Ar (Gêmeos, Libra, Aquário) – Valorizam atividades intelectuais como leitura, escrita, passeios ao ar livre. São amantes da sensação de liberdade, adoram uma boa conversa e reconhecem o valor da amizade.
- Vênus em Signos de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio) – Apreciam conforto, rotina e vida organizada. Valorizam qualidade em tudo que buscam. Apreciam o que é construído com tempo e consistência.
O equilíbrio entre pertencer e ser quem você é
A Lua te mostra como você precisa ser amada. Vênus te revela o que te faz feliz de verdade.
Quando você honra ambas, encontra o ponto de equilíbrio: não precisa escolher entre ser autêntica e ser amada. O segredo está em cultivar relações que te nutrem emocionalmente (Lua) enquanto mantém espaço para seus desejos genuínos (Vênus).
Autenticidade e pertencimento não são opostos — são necessidades complementares que, quando equilibradas, te levam para uma vida mais plena e verdadeira.
Astróloga e Instrutora de Yoga. Idealizadora do Programa Amaré, projeto que une esses dois saberes milenares com foco no cuidado individualizado e no equilíbrio físico, emocional e energético.
Saiba mais sobre mim- Contato: maisafarinacolla@gmail.com
- Site: https://linktr.ee/maisacolla
