Postura correta no computador
Cuide de como se posiciona ao trabalhar e some desempenho e saúde
Por Karin Fromm
Às vezes não nos damos conta de que passamos a maior parte do dia trabalhando mal posicionados, e completamente inconscientes da nossa postura. Nos transformamos em uma máquina, reduzimos todo nosso corpo a uma grande cabeça cheia de preocupações e vamos automaticamente desempenhando nossas tarefas, com o único foco de dar conta de tudo. O resultado disso ao longo do tempo é um corpo bloqueado, cansaço extremo e noites mal dormidas. Condições básicas para o surgimento de dores crônicas e doenças relacionadas ao trabalho.
Passar a prestar atenção na nossa postura diária não custa muito, garante melhor desempenho no trabalho, nos poupa energia física e deixa a mente mais acordada.
O primeiro passo para ganhar boa consciência corporal é praticar qualquer atividade física. Aquela aque faz você se sentir bem e dê prazer. Quando nos exercitamos ficamos mais próximos do nosso corpo e ouvi-lo e respeitá-lo fica mais fácil.
O segundo passo é cuidar para que o corpo não “desmorone na cadeira” ou que não tensionemos demais os músculos e articulações nas atividades diárias.
A seguir algumas dicas básicas para cuidar da sua postura:
Ao sentar-se certifique-se de que está sentado sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis). Para saber bem onde estão seus ísquios sente-se no chão e procure encostar esses ossinhos bem no chão.Se for preciso apalpe-os com as mãos.
Quando sentamos nos ísquios automaticamente endireitamos toda a coluna, o que não acontece se sentarmos sobre o osso sacro, que fica na base da coluna, e nos curvamos para frente ou pra trás.
Quando estiver sentado na cadeira os pés devem ter um apoio firme no chão. Se você não alcançar apoie os pés num banquinho pequeno, ou numa pilha de livros, o importante é que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus. Isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar.
Se o ambiente de trabalho permitir, também é válido adotar a postura sentada com pernas cruzadas “de índio”, mesmo sob a cadeira, também é uma forma muito saudável de se sentar.
A altura da mesa e cadeira estão boas pra você se os antebraços ficam apoiados sobre a mesa ou o teclado do computador sem estarem muito encolhidos, ou muito distantes.
O importante é que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e principalmente longe das orelhas!
A altura dos olhos em relação à tela do computador é outro fator muito importante. Os olhos devem alcançar a tela sem que você precise abaixar ou levantar o pescoço.
Ao longo do dia isso causaria contrações desnecessárias e dores na cervical e maxilar.
A tela do computador deve ter uma luminosidade adequada e as máquinas mais antigas geralmente pedem o uso de filtro sobre a tela para não estressar os olhos.
Faça pequenas pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho.
Levante-se, mexa-se e alongue pescoço, braços e as mãos para desfazer as tensões.
Mais dicas
- Certifique-se de que a temperatura do ambiente esteja agradável, com boa iluminação, sem lâmpadas piscando. Veja também se a ventilação está adequada e se o nível de ruído no ambiente está dentro do aceitável. Tudo isso interefere no conforto físico necessário para desempenhar o seu trabalho.
- Nunca deixe de atender às suas necessidades fisiológicas, não segure demais antes de ir ao banheiro, nem deixe a fome apertar constantemente. Poucas coisas fazem tão mal à nossa saúde quanto isso. Parece um absurdo mencionar este li, mas é cada vez mais comum no mundo corporativo as pessoas “não terem tempo de ir ao banheiro” ou passarem longos períodos sem se alimentar!
- Evite ao máximo almoço de negócios, reuniões de pauta ou qualquer coisa do tipo durante as refeições. Neste o horário sua mente e seu corpo devem descansar, focar apenas nos sentidos e guardar sua energia para a boa digestão dos alimentos. Fato fundamental para a boa disposição e saúde.
Como você pode ver estas são atitudes muito simples somadas ao bom senso, mas que fazem toda a diferença em nossas vidas. Respeito a si mesmo e dignidade são nossos direitos. Se sua empresa ou chefe não proporcionam essas condições para seus empregados, questione!
Cuide-se e faça sua parte! Isso refletirá em toda a sua vida e nas pessoas ao seu redor.
Ilustrações: Rodrigo Leão
Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer.
Saiba mais sobre mim- Contato: karinffromm@hotmail.com
- Site: http://www.bhumiyoga.com.br