Pesquisar
Loading...

Plutão nos signos: qual é a sua geração?

Conhecer Plutão nos signos é entender melhor a história da sua geração. Entenda aqui mais sobre o o planeta que simboliza crise e as mudanças profundas.

Plutão nos signos: qual é a sua geração?

Você já deve ter ouvido falar que crise é sinônimo de oportunidade, não é mesmo? Crises são estopins para mudanças em nossa vida. Plutão na Astrologia simboliza crise e o chamado para profunda mudança. Conhecer Plutão nos signos é entender melhor a história da humanidade.

O senso comum tende a não gostar muito de Plutão. Isso porque muita gente tende a resistir a qualquer movimento nesse sentido, por se acomodar bastante a zona de conforto. Olhamos com desconfiança para Plutão no mapa natal.

Mas, graças ao que Plutão nos signos representa, acompanhamos os passos das mudanças marcantes em vários setores e experiências. Este astro passou por grande polêmica no meio científico em 2006 (e que ainda divide opiniões entre os astrônomos) sobre se Plutão é planeta ou não (entenda mais aqui).

Basta acompanhar o trânsito de Plutão pelos signos para percebermos o quanto a sociedade passou por fortes mudança. Plutão demora bastante de mudar de signo, pois seu trajeto para dar a volta ao redor do sol dura cerca de 248 anos. Como sua órbita é irregular, a média de tempo que Plutão fica em cada signo varia.

De todo modo, só para efeito didático, vislumbre aí cerca de duas décadas (porque pode ser que Plutão em cada signo dure de 12 a 30 anos). Plutão é um planeta lento, de movimento bem vagaroso, embora potente em seu impacto de transformações.

Acompanhar a história é algo lindo ao conectar com os movimentos dos astros pelos signos. Por mais que Plutão não possa ser considerado sozinho nesta observação história, pois, por exemplo, enquanto transitava por Libra, Urano também passou pelo signo, unido com o colorido plutoniano no início da década de 1970, é possível tecer associações bem interessantes.

Ou seja, observar o que aconteceu de marcante no comportamento e na experiência humana em associação com o trânsito de Plutão pelos Signos. Afinal, por mais que o planeta tenha sido descoberto em 1930, ele já existia. E é possível calcular os signos em que Plutão estava em cada época e acompanhar uns dados e eventos interessantes com a cara desse astro.

Plutão nos signos e a sua geração

Cada um de nós nasceu com Plutão em um signo e fazemos parte de uma geração de pessoas que tem em si a força e o poder de catalisar mudanças por meio da expressão do signo em que seu Plutão está.

Veja aqui em qual signo você tem Plutão e entenda abaixo qual é a sua geração (se quiser aprofundar sua leitura sobre Plutão no Mapa Astral, veja aqui).

Plutão em Áries (1821-1852)

Se Áries é um signo voltado para o desenvolvimento da independência, da autonomia, da individualidade e da liderança, obviamente quando Plutão passou por aí (e quando novamente passará, a partir de 2068) impactará mudanças nesse sentido.

Ou seja, uma vontade enorme de ter poder (Plutão) por meio de atitude líder, pioneira, corajosa e, muitas vezes, impositiva, ditatorial (Áries). Como Áries é um símbolo de combate, de guerra, com Plutão transitando nesse signo, é um período de profundos embates. E as mudanças (Plutão) nas armas e pelas armas (Áries).

Plutão em Touro (1852-1884)

É um período no qual as mudanças profundas (Plutão) estavam direcionadas para os meios de produção (Touro), focadas na busca por riqueza (Touro), seja explorando (Plutão) a terra (Touro) – tal como para encontrar petróleo – ou pelos trabalhos em fábricas. Também mudanças (Plutão) nas artes, na estética, no visual, enfim, em tudo aquilo que representa beleza (Touro).

Plutão em Gêmeos (1884-1914)

Aqui as profundas mudanças envolvem meios de locomoção, tal como de transportes (surgiram o automóvel e o avião). Pois Gêmeos é o signo associado ao movimento e à interação. Justamente por isso, os meios de comunicação também tiveram grande impacto neste período (o telefone, o jornalismo, por exemplo).

Plutão em Câncer (1914-1939)

Como o signo de Câncer tem a ver com família e pátria, mudanças profundas foram vividas no núcleo familiar (tal como por meio da 1ª. Guerra Mundial) e nesse sentimento de patriotismo. O Signo de Câncer também está associado ao universo feminino, às mulheres, à gestação e às emoções, assim como com questões de segurança, fronteiras, território e proteção.

Tudo isso vira alvo de mudanças por conta do trânsito de Plutão na esfera canceriana da experiência humana, tal como com as mulheres criando as famílias sozinhas por conta de maridos em guerra. E conquistas de maior poder da própria mulher.

Plutão em Leão (1939-1957)

Leão – símbolo de autoridade, bem como de líderes, chefes etc – quando teve o trânsito de Plutão por esse signo, sinalizou um período de poder maior dos ditadores. Os excessos de poder e de conquista, os regimes totalitários, a ambição de liderar e dominar o mundo, enfim, essas questões foram bem notórias na 2ª Guerra Mundial.

Os líderes (Leão) que fascinavam as massas (Plutão) e, claro, o desejo de desbancar (Plutão) e tirar o poder (Plutão) dessas figuras de autoridade (Leão). Tudo isso impactando na educação, nas brincadeiras, no lazer, na vida das crianças (outros pontos associados a Leão).

Plutão em Virgem (1957-1971)

Como Virgem simboliza questões associadas ao trabalho e à saúde, Plutão transitando por esse signo aponta para mudanças profundas em termos de produtividade, dieta, medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Virgem também é vinculado à natureza, ao cultivo da terra por meio de técnicas, instrumentos e planejamentos eficientes.

Foi o que vimos nesta época com aditivos químicos nos alimentos, por exemplo. O aprofundamento sobre o corpo humano através de pesquisas criteriosas.

Plutão em Libra (1971-1984)

Libra é um signo associado a relacionamentos e à busca de acordos, da paz, da harmonia. Não por acaso tivemos o movimento hippie, a geração “Paz e Amor” durante essa passagem de Plutão por esse signo. Mudanças profundas também vinculadas ao casamento e a questões judiciais (outro tema libriano) envolvendo o divórcio, por exemplo.

Tanto que a Geração X, a qual vivenciou a separação dos pais, é deste período. Foi a época também do auge da Guerra Fria, aquela divisão do mundo entre Oriente x Ocidente, Estados Unidos x União Soviética. Tudo a ver com a dualidade libriana, com os dois pratos da balança.

Plutão em Escorpião (1984-1995)

Dentro os vários temas associados ao signo de Escorpião, dois deles ganham evidência: a sexualidade e o dinheiro. Durante a época em que Plutão transitou por esse signo, tivemos a epidemia da Aids (implicando em mudanças na expressão sexual) e os sistemas bancários passaram por muitas transformações.

Escorpião também pede entrega, inclusão, intimidade e sair de uma separação dualista como ocorreu quando Plutão estava em Libra. E isso pode ser representado pela queda do muro de Berlim, o qual dividia a Alemanha em Oriental e Ocidental.

Plutão em Sagitário (1995-2008)

Sagitário é um signo associado à educação e ao ensino. E pudemos acompanhar o quanto tivemos a criação de inúmeras faculdades e universidades neste período. Sem contar o lado sem fronteiras que o signo representa, com a liberdade de aprender e ensinar, bem como em entrar em contato com outras culturas.

E o que contribuiu bastante para essa mudança cultural e o alcance do que publicávamos em escala internacional foi a internet a partir do conceito de globalização.

Plutão em Capricórnio (2008-2023)

Estamos atualmente vivenciando este trânsito. Capricórnio é o signo do empreendedor, da ambição de realizar suas metas e atingir o reconhecimento. Estamos na época do empreendedorismo digital, com o número de jovens de sucesso e desde tenra idade milionários aumentando significativamente.

Capricórnio também tem a ver com família, segurança e estrutura. E tudo aquilo que representa base na nossa vida passa por essa profunda reestruturação, tal como a crise (plutão) envolvendo empregos públicos (Capricórnio), as mudanças profundas nos núcleos familiares com a união homoafetiva ou casais que se separam, formam novos pares e todos ali participando da criação dos filhos.

Capricórnio é um signo do elemento terra, associado à natureza, e estamos vendo a crise e necessidade de mudanças (Plutão) no meio ambiente. A preocupação com o sustentável e o ecológico ganhou evidência neste período.

Plutão em Aquário (1778 a 1798 | 2023 a 2043)

Época de profundas mudanças (Plutão) envolvendo as amizades, os contatos interpessoais e a união em grupos de ideais semelhantes (Aquário). Desde a pandemia, a mudança nesta interação social vem apontando para um futuro de contatos online. A tecnologia (outro tema aquariano) poderá impactar ainda mais profundamente (Plutão) toda a população, tal como o acesso à internet chegando a muito mais gente e a própria evolução dos instrumentos tecnológicos.

Lembrando que na sua passagem no século 18, a Revolução Industrial foi bem marcante. Aquário também é a mente e a liberdade de ir além dos limites. Começamos a notar o quanto a corrida espacial (Aquário) poderá representar mudanças significativas (Plutão).

Plutão em Peixes (1798 a 1821 | 2043 a 2067)

As mudanças estarão mais direcionadas para o campo da medicina, da cura (temas associados a Peixes). O médico francês Pinel é considerado um dos precursores da Psiquiatria moderna. Sua importância sobre o tratamento das doenças mentais e psíquicas foi gigante.

Foi a transformação (Plutão) nestas questões emocionais, psicológicas e do poder do inconsciente e espirituais (Peixes). Também se focou mais nos fenômenos psíquicos e sobrenaturais, tal como o sonambulismo e a hipnose. Além, claro, das artes – uma vez que o colorido pisciano também pode ser vivido pelo talento artístico. Tanto que no fim do século 18 e início do 19, as artes foram influenciadas pelo romantismo em detrimento do racionalismo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yub Miranda

Yub Miranda

Numerólogo, astrólogo e tarólogo. Formado em Filosofia pela PUC/MG (1996-1999), desde pequeno é empenhado em compreender a alma humana. Sua busca por encontrar sentido na vida ficou muito intensa a partir dos seus 19 anos, quando peregrinou por diversas religiões, grupos espiritualistas e crenças. Sempre gostou muito de escrever. É uma forma de transmitir o que pesquisa, experimenta e compreende. Publicou os ebooks Astrologia para Todos, Saturno: como superar seus medos e realizar seus sonhos, Plutão: da humilhação e impotência aos grandes feitos, Previsões com os 22 Arcanos Maiores do Tarô. Hoje, com mais de 30 anos de profissão, além de ser autor das análises de Numerologia do Personare e dos verbetes na seção de INTERPRETAÇÃO DE SONHOS do portal, ministra cursos online de Astrologia, Numerologia e Tarot. Também faz atendimentos por Skype (consultas de astrologia) e via email (intepretações por escrito nas consultas de numerologia e de tarô). Saiba mais