Plutão não é mais planeta?
Significado de planeta é diferente em Astrologia e Astronomia. Entenda
Por Alexey Dodsworth
Se Plutão não é mais planeta para a Astronomia, sua interpretação continua válida para a Astrologia? Essa questão vem sendo abordada desde que a União Astronômica Internacional (UAI) anunciou, em 2006, que Plutão teria sido rebaixado à categoria de planeta anão. O astrólogo do Personare, Alexey Dodsworth, esclarece a dúvida no vídeo a seguir.
Plutão: diferença Astronomia x Astrologia
Os termos “planeta” em Astronomia e Astrologia não são sinônimos. Para a Astronomia, tem um significado técnico muito preciso. Tem como enfoque o aspecto físico do Universo, através de observações de corpos celestes e suas reações físicas e químicas.
Considerado até então como um planeta anão, seria incorreto afirmar que esta terminologia é errada. Além disso, ainda que ele fosse denominado de asteroide, continuaria tendo a mesma simbologia de antes na Astrologia.
Para a Astrologia, planeta é qualquer corpo celeste que se move. Sol e Lua não são de fato planetas, mas recebem esta terminologia por astrólogos. A melhor maneira de se referir a eles, inclusive, é como luminares.
Existe impacto da ciência na Astrologia?
A Astronomia é uma ciência preocupada com questões de ordem técnica e não simbólica. Logo, as mudanças feitas por ela não dizem respeito à Astrologia. Suas descobertas não impactam a forma como a Astrologia trabalha.
Então mesmo que os astrônomos digam hipoteticamente que Júpiter não é mais um planeta, ele ainda seria considerado assim pela Astrologia.
Mestre em Filosofia pela USP, atualmente cursando doutorado em Filosofia em regime de dupla titulação pelas Universidades de São Paulo e de Veneza, na Itália. Como pesquisador acadêmico, sua principal linha de investigação envolve os paradigmas decorrentes das diferentes relações estabelecidas entre a humanidade e o espaço cósmico ao longo dos séculos. Sua experiência com temas filosóficos e éticos já o levou a ser consultor da UNESCO e assessor especial no Ministério da Educação. Escritor e roteirista de ficção científica e fantasia, duas vezes ganhador do Prêmio Argos de literatura por seus livros “Dezoito de Escorpião” e “O Esplendor”. Estudioso de Astrologia há mais de 30 anos, autor de livros do gênero e também das análises de Astrologia, Tarot e Runas do Personare. Sua afinidade com temas esotéricos se alinha com sua defesa à liberdade de saberes, sejam eles oficialmente científicos ou não. Alexey Dodsworth também é autor do livro “Os Seis Caminhos do Amor”, da Coleção Personare.
Saiba mais sobre mim- Contato: alexey-revista@personare.com.br