Pesquisar
Loading...

Perdão à mãe: uma Jornada de autocura com Ho’oponopono

Ao liberarmos ressentimentos e mágoas, abrimos espaço para o amor, a compaixão e a liberação emocional neste e em outras relações

Atualizado em

A relação entre mães e filhos é uma das mais importantes para a estruturação de nossa personalidade, mas nem todas são saudáveis. Mágoas, ressentimentos e feridas emocionais podem deixar cicatrizes bem profundas. Entretanto, o perdão à mãe tem um poder de transformação enorme na nossa vida.

Se a sua experiência nessa relação não é positiva e amorosa, você deveria conhecer o Ho’oponopono. Essa antiga prática havaiana de reconciliação e perdão é uma ferramenta poderosa para resolver estas dores e traumas. 

Não porque nos ensina a perdoar a mãe por todos os eventuais erros. Mas porque o Ho’oponopono nos convida a assumir a responsabilidade por nossas próprias emoções e experiências, buscando a cura através do autoperdão. 

Ho’oponopono no WhatsApp: clique aqui e participe do nosso grupo para conteúdos e práticas exclusivas e gratuitas

Feridas emocionais de mãe para filho

A relação com nossa mãe e/ou com quem nos educou é central em nossas vidas, porque é através dela que aprendemos sobre amor, cuidado e compaixão. 

No entanto, nem sempre essa relação é fácil, pois a mãe pode não ter recebido ou nem conhecer estes valores primordiais para relacionamentos afetivos. 

Com isso, as feridas emocionais, mágoas, culpas, ressentimentos, entre outros sentimentos podem surgir, afetando diretamente nossa autoestima e bem-estar emocional.

Ho’oponopono: Conceitos e Princípios Básicos

Quando enfrentamos problemas em várias áreas da vida, a raiz pode estar em uma relação complicada com a nossa mãe. É aí que o Ho’oponopono se torna uma ferramenta poderosa de autocura e reconciliação.

Ao praticarmos o Ho’oponopono, nos permitimos liberar ressentimentos e mágoas em relação à nossa mãe. 

A prática é baseada na repetição de quatro frases baseadas em alguns princípios:

  • “Eu sinto muito” — eu me arrependo de como me sinto)
  • “Por favor, me perdoe” — eu recebo o perdão sobre as memórias que ainda guardo
  • “Eu te amo” — declaro meu amor à Divina presença em mim e na mãe, como em tudo
  • “Sou grato(a)” — pela oportunidade de limpar a memória de dor agora

Reconhecendo nossa própria responsabilidade sobre nossas experiências e emoções, buscamos com a recitação das frases com intenção adequada, o perdão através da limpeza de memórias. 

Experimente a meditação Ho’oponopono abaixo:

Ho’oponopono na relação com a mãe

Não se trata apenas de perdoar a mãe por eventuais erros ou falhas, mas de nos perdoar por manter essas memórias de mágoas em nosso coração, que, com frequência, nos causa sofrimento até em outros relacionamentos. 

A prática contínua do Ho’oponopono nos permite cultivar uma postura mental de autorresponsabilidade, perdão e aceitação, promovendo nosso crescimento pessoal e nosso bem-estar emocional.

Não posso deixar de citar também os filhos que promovem a rebelião das atitudes da mãe e procuram fazer tudo ao contrário do que viveram e absorveram como informação.

Mas as memórias e os bloqueios estarão sempre lá no inconsciente e em algum momento virão à tona.

Mesmo com o afastamento físico ou emocional, muitas vezes, a voz da mãe continua atuando forte em nossos condicionamentos mentais.

Perdoar a “mãe interna” com o Ho’oponopono pode nos ajudar a desenvolver relações mais saudáveis e felizes. A jornada de perdão à mãe com o Ho’oponopono não é fácil, mas é recompensadora.

Veja aqui as principais dúvidas sobre Ho’oponopono

Benefícios do Perdão à mãe

Os benefícios do perdão e da cura na relação com a mãe são inúmeros. Ao liberarmos ressentimentos e mágoas, abrimos espaço na nossa vida para o amor, a compaixão e a liberação emocional desta relação e, consequentemente, em outras relações também. 

Afinal, o que conhecemos emocionalmente é o que reconhecemos e atraímos para a nossa vida. As crenças criadas nesta convivência, mesmo que pouca em alguns casos, ou mais intensas em outros, são a base das conquistas que fazemos na vida.

Veja alguns dos benefícios da prática:

  • Autoestima e Autoaceitação: Ao liberar as críticas e expectativas não atendidas associadas à imagem que temos de nossa mãe internalizada, podemos nos aceitar e nos amar mais plenamente, cultivando assim uma maior autoestima e autoaceitação.
  • Relacionamentos em geral: Se carregamos ressentimentos ou feridas emocionais não resolvidas em relação à nossa mãe internalizada, podemos projetar esses padrões de comportamento em nossos relacionamentos. 
  • Crescimento Pessoal: Ao confrontar e liberar as memórias e emoções negativas associadas à nossa mãe internalizada, podemos nos abrir para novas perspectivas, experiências e oportunidades de crescimento.
  • Bem-Estar Emocional: Carregar ressentimentos ou mágoas em relação à nossa “mãe interna” afeta nosso bem-estar emocional. Perdoar a “mãe interna” costuma trazer um alívio, paz interior e segurança.
  • Empoderamento: Perdoar a “mãe interna” é um ato de empoderamento pessoal. Assumindo o controle de nossas emoções ao escolhermos liberar as feridas do passado, nos tornamos imediatamente mais capazes de criar a vida que desejamos e merecemos.

Identificar e superar desafios de memória, na prática do Ho’oponopono nos ajuda a desenvolver nossa resiliência e nossa capacidade de perdoar.

Pratique regularmente o Ho’oponopono

Cultivar uma prática regular e consistente de Ho’oponopono nos sustenta na jornada de autocura contínua, promovendo nossa paz interior e nosso bem-estar emocional.

Dito tudo isso, concluo que a libertação das emoções tóxicas que nos prendem ao passado é vital para nosso bem-estar geral. E em última análise, o perdão à mãe com o Ho’oponopono é uma jornada de autoconhecimento e autotransformação profunda. 

Ao assumirmos a autorresponsabilidade por nossas próprias memórias, experiências e emoções, podemos liberar o peso do passado e encontrar paz interior.

Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grata.

A prática correta pode ser a liberdade emocional que você tanto deseja. Pratique e se liberte!

Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras e uma das referências em Ho´oponopono no Brasil. Realiza atendimentos online no Personare. Está à frente da webserie Respira e integra o time de especialistas do Programa Medita e Vai.

Saiba mais sobre mim