Oito passos para entrar em forma
Dicas práticas para começar a afinar a silhueta antes do fim do ano
Por Amanda Regina
Fez a promessa de que esse ano emagreceria e não conseguiu cumprir? Calma, ainda dá tempo. A ideia não é fazer de uso de condutas imediatistas e que tão logo terminam também acabam com a nossa estima (e nem tanto com o nosso peso!). A proposta é adquirir hábitos que trarão saúde, disposição e um peso saudável. Afinal, o que engorda não é o período entre natal e ano novo, e sim o que você come durante todo o ano.
Para ajudar você a entrar em forma, confira abaixo oito dicas saudáveis para incorporar na sua rotina. Experimente!
Saiba traçar metas que não gerem tanta ansiedade
Em primeiro lugar, não faça metas absurdas, pois isso gera mais ansiedade. O hormônio cortisona entra em ação quando estamos eeestresseeados, dificultando o emagrecimento. Como controla o apetite, instiga o corpo a estocar mais gordura. Portanto, metas razoáveis devem começar a fazer parte de sua vida desde agora.
Aprenda a calcular a quantidade de água ideal para seu corpo
O líquido aumenta o metabolismo e, além de facilitar o emagrecimento, também faz bem para a pele, cabelo, rins e cérebro (sim, cerca de 80% do cérebro é feito de água). É recomendado beber 30 ml de água por quilo de peso, ou seja, se uma mulher pesa 60 kg, ela deve ingerir 1.800 ml ou 1,8 L por dia (60kg x 30ml = 1.800ml ou 1, 8 L).
Para você não esquecer de beber a quantidade ideal de água para seu corpo, divida as cotas ao longo do dia. Uma alternativa é separar em moringas ou garrafas a quantidade que deve beber em casa e durante o trabalho, por exemplo. Prefira utilizar recipientes de vidro para armazenar a água, pois o plástico tem muitas substâncias insalubres.
Ache um meio termo entre comer o “que der na telha” e porções “pequenas e ridículas”. Isso deixará você saciado e feliz. Acredite, a sua vida ficará mais fácil e saborosa. Experimente comer uma fruta pequena, como maçã, banana ou pêra; ou uma fatia de abacaxi ou melão. Se for ingerir frutas menores, como lichia ou cereja, coma somente sete unidades.
Mais tempero, menos calorias
Utilize temperos que auxiliam o organismo a gastar calorias. São eles:
- Pimenta
- Pimenta biquinho (deliciosa e não arde)
- Pitadas de canela no chá, bebidas, e até mesmo em frutas como maçã ou banana
- Mostarda, que pode funcionar como tempero para saladas
- Gengibre, que pode ser usado em rodelas, na água, ou para refogar legumes (fica delicioso!)
Coma nos intervalos das refeições
Essa regra vale mesmo se você for a uma comemorações à noite. Se você “pula” o lanche da tarde ou até mesmo o almoço, facilita a compulsão psicológica – “eu não almocei, tenho calorias de crédito” – ou até mesmo a física, pois o organismo se ressente com a falta da refeição e diminui o metabolismo. Pense numa conta bancária: se você “gasta” no cheque especial, depois há cobrança de juros, não é mesmo? Com o corpo acontece a mesma coisa. Nos intervalos das refeições, sugiro comer frutas, palitos de legumes ou uma xícara de chá de pipoca.
Invista em um bom café da manhã
Não é à toa que em Portugal essa refeição se chama “pequeno almoço” e em francês também é chamada de “petit dejéuner”, que possui o mesmo significado. Portanto, quem não está acostumado a comer nada ou somente um copo de leite pela manhã, sugiro experimentar trocar esse hábito. Experimente incluir uma fruta no cardápio, que é rica em sais minerais e em frutose, além de ser boa para aumentar a disposição.
Quem já tem o hábito de se alimentar bem pela manhã, que tal incluir novos ingredientes no cardápio? Comer abacate ajuda a aplacar a ansiedade. Já a tapioca é isenta de glúten, tem uma digestão mais fácil e sacia por bastante tempo. Esse prato fica delicioso com manteiga.
Mastigue devagar
Aprender a comer devagar é um das dicas mais preciosas que existem. Comece a refeição respirando profundamente. Com o ar entrando e saindo lentamente, fica muito mais fácil mastigar de maneira lenta. Ao comer lentamente você perceberá que ficará satisfeito com uma menor quantidade de comida.
Opte por um jantar mais leve
Prefere lanchar a jantar? Não tem problema, desde que inclua a famosa salada em seu prato. Coloque folhas nos lanches, cenoura ralada, tomate em rodelas ou corte em palitos (tipo batata frita) legumes como cenoura, pepino, salsão, erva doce, etc. Tempere os alimentos, se necessário. Essa medida é muito boa, inclusive para lanches da tarde ou para quem chega “roxo de fome” em casa e tem que preparar o jantar.
Não conseguiu e abusou?
Se você não resistiu às guloseimas das festas de fim de ano, capriche ainda mais na ingestão de água para eliminar as toxinas do organismo. Evite também alimentos industrializados, engordurados, açúcares, cafeína e refrigerantes.
Se ficou de ressaca depois de extrapolar na bebida alcoólica, experimente misturar um copo de água de coco ou de suco de maracujá, com gengibre em pó ou gengibre natural. A receita é excelente para mandar a enxaqueca embora.
Lembre-se de estipular metas razoáveis. Se achar necessário, não deixe de procurar ajuda profissional. Boa sorte!
Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!
Saiba mais sobre mim- Contato: amandareginanutri@gmail.com