O que significa sonhar com galinha?
Aprenda a interpretar sonhos com galinha, que sugerem desde vontade de voar mais alto a protecionismo com quem se ama | Glossário Personare
Por Thaís Khoury
Galinhas, ao contrário do que se pensa, são animais extremamente inteligentes e afetivos. São conhecidas por seu aspecto maternal, que abriga os filhotes embaixo das asas, além de previamente chocá-los, favorecendo o desenvolvimento dos mesmos a partir do calor de seu corpo. Seus filhotes lhe são muito caros, e elas costumam ser bastante protetoras.
A galinha é uma ave que não voa alto, se locomovendo pela caminhada e saltos baixos e breves. Sua visão de mundo é mais terrena e seu contato com a terra é bastante importante, já que se alimenta de pequenos invertebrados e sementes. É uma eficiente aradora da terra ao ciscar.
É um animal altamente explorado por sua carne, seus ovos e filhotes. Nas granjas, geralmente, têm suas asas cortadas ou vivem em gaiolas. Isso as impede de fugir e também as enlouquece, já que são animais afeitos à liberdade, ao sol e à convivência com os seus.
Desde a antiguidade, vem sendo modificada e domesticada para atender aos interesses humanos. Portanto, evoca um aspecto mais domesticado e menos instintivo da personalidade.
Um dos contos mais conhecidos envolvendo este símbolo é “A galinha dos Ovos de Ouro”, que trata da ganância e da perda de uma oportunidade. A galinha, que deveria ser reverenciada por seus ovos, é morta pela impaciência dos que ganhavam apenas um ovo de ouro por dia.. Ou seja, a galinha, no conto, é uma fonte de riqueza com parcimônia, mas que se depara com uma dimensão infantil e despreparada para o contato com a riqueza, que carece de riqueza interior.
Perguntas para entender melhor seu sonho
A amplificação de um sonho consiste em explorar mais a fundo os simbolismos daquilo que o inconsciente escolheu para representar uma situação psíquica para nós.
Nesse sentido, as perguntas que fazemos para o sonho permitem que nós nos aprofundemos no sentido que aquele símbolo tem para cada um individualmente. Elas facilitam a autorreflexão e estimulam associações pessoais com as próprias vivências do sonhador.
Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho
Como é a galinha ou as galinhas que aparecem no sonho? É uma galinha livre ou uma galinha engaiolada? Ela está viva ou está morta? Como é a relação do sonhador com esse aspecto?
Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando
- Sinto-me livre para expressar minha natureza ou impedido de realizar-me?
- Como trato os meus projetos e as relações que me são caras? Eu os cultivo pacientemente ou os perco por minha impulsividade?
- Sinto-me ou preciso estar mais aterrado e estável?
- Gostaria de voar mais alto e ver a vida sob outros olhares?
Possíveis aplicações
Uma galinha chocando pintinhos pode representar uma dimensão cuidadora e paciente da personalidade, e o sonhador deve contextualizá-la no sonho.
Uma galinha engaiolada pode indicar que aspectos mais criativos estão sufocados ou impedidos de se desenvolver.
Uma galinha morta pode estar ligada a uma perda de energia e vitalidade.
É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.
Saiba mais sobre mim- Contato: thais.khoury@hotmail.com
- Site: http://psiqueprofunda.blogspot.com