Pesquisar
Loading...

O que é perdão?

As muitas camadas que o perdão envolvem podem assustar na mesma medida em que nos libertam

Atualizado em

Se você percebe uma necessidade de perdoar ou se perdoar para ficar livre de pensamentos de conflito recorrente, leia isso. Esta é uma oportunidade de conhecer a filosofia do que é perdão e o quanto ela pode te fazer bem.

Explorarei algumas situações e olhares diversos para te ajudar nesta empreitada.

O que é o perdão?

O perdão é o ato de perdoar. E perdoar é fazer as pazes com a vida. Parece simples e é. Mas as muitas camadas que o perdão envolvem podem assustar na mesma medida em que nos libertam.

A seguir, te mostro 7 atitudes que o perdão engloba. Pare e leia cada item várias vezes para refletir e absorver o que é o perdão.

  1. Perdão é empatia — é reconhecer que o outro é como ele consegue ser dentro da limitação de sua história e escolhas na vida. Assim como você também!
  2. Perdão é autorresponsabilidade — é compreender que o outro pode ser até pior do que você está vendo, mas isso é problema dele. Já o que você sente é de seu total domínio e responsabilidade — ou deveria ser.
  3. Perdão é desapego — é deixar ir a necessidade de ter razão. Leia mais aqui sobre desapego.
  4. Perdão é se livrar dos sofrimentos – é escolher sair do papel de vítima, mesmo quando se é a vítima.
  5. Perdão é equilíbrio — é escolher sempre a ação e deixar a reação totalmente de lado, pois, no calor da emoção e no papel de vítima, não usamos bem nosso poder de raciocínio coerentemente.
  6. Perdão é amor-próprio — é SE perdoar acima de tudo, se aprovar, se aceitar, se amar! Veja aqui como desenvolver amor-próprio e autoestima.
  7. Perdão é ter vontade de ser feliz e ficar em paz internamente — é querer muito parar de recriar as mesmas situações com as mesmas memórias equivocadas que o passado insiste em trazer do subconsciente. É querer viver e ser feliz em paz consigo.

O poder do perdão

A ciência fala que a vida está baseada na Mente. Por isso, onde colocamos nossa atenção é onde está nossa energia. 

Como sentimos as situações, é exatamente o que a Lei de Ação e Reação vai trazer em todas as áreas da vida (entenda melhor aqui).

Por exemplo, se você trair o seu par no relacionamento amoroso, a vida pode retornar para você traição de pessoas do trabalho. Portanto, o que queremos colher tem de ser a nossa prioridade. 

É por isso que se você quer ter uma vida mais leve, com menos pessoas te julgando e condenando, encontrar o perdão é importante para seguir na coerência e na paz.

Não importa o que e quem precisamos perdoar. O fato é que esta busca interna nos leva direto para o bem-estar. E isso é tudo que todos nós almejamos. 

Então, vale muito insistir, independentemente do tamanho do desafio, porque o poder do perdão é gigante. 

Você pode ser a pessoa traída, mas ficar imersa nesta dor de desrespeito e desamor só irá reforçar suas crenças de rejeição e desmerecimento.

Amadurecer emocionalmente requer aceitação e desapego dos traumas para transcender as suas limitações. Esse é o poder do perdão.

No início, após algum momento de dor, pode parecer impossível perdoar. Mas volte nos itens anteriores de 1 a 7 sobre o perdão e reflita. Você consegue, é só ter determinação.

Como perdoar?

Mas agora você me pergunta: “Como perdoar?”. Vou te sugerir alguns passos, mas cada caso é único e você deve trilhar o caminho que faz sentido na sua história.

1. Pare de dizer que é difícil

O primeiro passo a fazer é parar de repetir que é muito difícil ou impossível. Este pensamento vai te segurar nesta crença inútil até você desistir. 

Nada é impossível! Dependendo de nossa própria resistência, pode ser que em alguns casos seja mais demorado. Mas perdoar e se perdoar é possível e necessário para alcançar paz e segurança interna.

2. Tente ir além da dor

Volte lá para o início do texto e analise a sua situação de conflito em relação aos 7 itens. Algo começará a mudar dentro de você para conseguir ir além da dor. 

3. Evite julgamentos

Dependendo da sua história, pode ser bem desafiador mesmo. Perdoar o desrespeito, o desamor, a traição de nossa confiança ou outras situações dolorosas não é óbvio.

Mas foque na necessidade de eliminar o mal-estar que você sente e evite julgar, condenar e destratar. 

Ter raiva é legítimo e, em muitos casos, aconselho sempre em terapia que seja aberto uma oportunidade de catarse, para o corpo começar a eliminar a energia de raiva que está retida. Assim, a mente fica mais calma para trabalharmos no perdão.

4. Perdoe a si

Em alguns casos, antes de perdoar o outro, é necessário perdoar a si por ter se colocado ou ter permitido aquela situação. Neste caso, pense que você fez o que foi possível no momento e que de agora em diante as oportunidades de mudanças são inúmeras. Foque no hoje!

5. Invista no autoconhecimento

Olhar para nossas atitudes, às vezes, é triste e dolorido, mas sem este olhar mais profundo de autoconhecimento, nada poderá ser mudado e perdoado em sua vida. Nesse sentido, o processo terapêutico é fundamental.

6. Libere a outra pessoa

Após ter feito as pazes com você e entendido o seu processa, chega a hora de liberar o outro deste papel tão horrível em sua vida.

É neste momento que recomendo, com experiência no que falo, que você use a ferramenta do Ho’oponopono (conheça aqui)

A repetição das quatro frases pode transformar todas as áreas da sua vida. Mesmo que você não acredite num primeiro momento, continue repetindo. Gradualmente, isso vai nos dando a sabedoria do perdão. 

Mas saiba que a verdadeira intenção somado aos 7 itens que mencionei lá no início aceleram imensamente o mantra da filosofia havaiana e, consequentemente, o perdão.

  • Mantra + vontade + empatia + autorresponsabilidade + desapego = perdão e paz interna

Caso queira conhecer melhor como praticar o Ho’oponopono, participe da oficina e grupo de estudos que podem te auxiliar nesta caminhada.

Uso o Ho’oponopono há mais de 20 anos e fez toda a diferença em meu processo de evolução de consciência amorosa. Sem ele, não teria como estar aqui escrevendo e falando sobre perdão após traumas infantis e traições em relacionamento afetivos. 

Portanto, recomendo realmente seu esforço para se libertar da angústia, da tristeza e da raiva que só limitará suas alegrias e realizações.

Qualquer necessidade de ajuda, conte comigo.

Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras e uma das referências em Ho´oponopono no Brasil. Realiza atendimentos online no Personare. Está à frente da webserie Respira e integra o time de especialistas do Programa Medita e Vai.

Saiba mais sobre mim