Pesquisar
Loading...

Meditação Transcendental: o que é e como fazer

Saiba tudo sobre a técnica que te leva ao estado de alerta e repouso sem esforço mental, mas através de mantras individuais e confidenciais

Atualizado em

Com milhões de adeptos no mundo inteiro, a Meditação Transcendental vem sendo praticada por milênios, desde sua origem na tradição védica. Inúmeros estudos científicos comprovam os benefícios desta prática, que aumenta a criatividade, potencializa a inteligência e refina a percepção, aperfeiçoando a capacidade de solucionar problemas.

Um dos aspectos mais sedutores da Meditação Transcendental, também conhecida como “MT”, é que você não precisa se esforçar para controlar, silenciar ou concentrar a mente. Tanto é que a técnica, de tão fácil, pode ser ensinada para crianças desde os 5 anos de idade.

A seguir, veremos mais o que é e como fazer a Meditação Transcendental

O que é Meditação Transcendental

Introduzida em 1958 pelo mestre indiano Maharish Mahesh Yogi, que por sua vez aprendeu com seu mestre, Guru Dev, a Meditação Transcendental envolve o uso de sons (sem significado) chamados de mantras.

Nas palavras do fundador da meditação transcendental, Maharish:

“A Meditação Transcendental é uma técnica natural que permite à mente consciente, de modo crescente, experimentar estados mais sutis de pensamento, até que a fonte do pensamento, a ilimitada reserva de energia e inteligência criativa, seja alcançada”

O nome Transcendental vem do latim transcendere, que significa “atravessar, ultrapassar, transpor”. Portanto, Meditação Transcendental é tudo aquilo que é “muito elevado, sublime, superior” e está “acima das ideias e conhecimentos ordinários”.

É uma prática que não envolve concentração nem controle mental, mas, sim, uma entrega e um mergulho em si mesmo através do poder do mantra.

A ideia é que, quando você começa a perceber o silêncio, você experimenta uma sensação de plenitude que faz com que o medo e a ansiedade desapareçam. Quando o estado meditativo é atingido, ele impede a manifestação de pensamentos e produz o nível mais profundo de consciência.

É nisso que a Meditação Transcendental difere da meditação tradicional: a MT não envolve concentração e nem o controle dos pensamentos ou da mente, pois, mesmo que seja feito mínimo esforço, ainda assim estaremos mantendo a mente ativa, o que impede que a mente transcenda para o nível mais refinado do pensamento e experimente o silêncio profundo.

Neste vídeo ilustrativo abaixo, o cineasta David Lynch compartilha sua experiência com a Meditação Transcendental e mostra como ela pode mudar a nossa vida e aumentar nossa capacidade criativa.

Críticas à Meditação Transcendental

Existem algumas opiniões controversas em relação aos mantras “sem sentido”. No entanto, os mantras, além de som e vibração, têm efeito na mente através da ideação e seus significados – alguns estudos vêm comprovando isso. Alguns professores alegam que se você retira o sentido do mantra, ele não tem efeito transcendental.

Além disso, a MT também recebe críticas pelo alto preço a pagar na hora de receber o mantra secreto e a técnica de meditação.

Meditação Transcendental: como fazer

Não é possível determinar um passo a passo ou sugerir uma meditação guiada transcendental, porque a técnica e o mantra são secretos e individuais.

A tradição da MT é difundida somente por professores treinados, que escolhem o mantra para cada pessoa e repassam a técnica. Acredita-se que manter algumas partes da técnica completamente confidenciais impossibilita que pessoas mal-intencionadas prejudiquem a integridade da técnica.

A seguir, compartilho algumas pistas de como a Meditação Transcendental acontece:

  • Um instrutor fornece um mantra individual para o praticante, que não deve compartilhá-lo com ninguém. Com ele, é possível meditar diariamente.
  • Normalmente, a Meditação Transcendental é praticada em períodos de 15 a 20 minutos.
  • Pode ser feita duas vezes por dia em qualquer local e em posição confortável, não havendo necessidade de silêncio absoluto. Ou seja, pode ser feita em praticamente qualquer situação.
  • Durante a prática, a respiração é passiva, ou seja, não há nenhum tipo de controle respiratório. Todo o processo deve ser feito de forma natural e confortável, sem grandes esforços.
  • A ideia é que a mente se aquiete naturalmente até que o praticante sinta a experiência da fonte do pensamento, o nível mais aquietado, ainda que em um estado de consciência plenamente alerta, também chamado de “consciência pura”.
  • Quando a mente se aquieta, o corpo também se aquieta e ganha o estado de repouso e relaxamento que é mais profundo do que o período mais profundo do sono profundo. Este estado único de “repouso em alerta” elimina o estresse e é a base para o aumento da criatividade e inteligência, melhorando também aspectos como saúde e relacionamentos.
  • Os praticantes costumam dizer que bastam em torno de 3 ou 4 dias de prática para que se comece a sentir os resultados.

Faça uma meditação transcendental

Se você se interessou pelo assunto, sugiro ver a palestra de introdução que o professor Kléber Tani, um dos diretores da Sociedade Internacional de Meditação no Rio de Janeiro, fez no evento sobre meditação “Rio Desperta”, que ajudei a organizar em 2018.

No início da palestra, você pode ter uma experiência de Meditação Transcendental, tendo uma noção dos famosos mantras e da sensação que causam.

Qual meditação é melhor?

Existem muitas técnicas de meditação, inclusive a Transcendental. Você só precisa encontrar aquela que seja mais adequada ao seu tipo de mente e ao seu momento. E se entregue na prática. Medite, medite, medite, que tudo acontece.

No caso da MT, procure instrutores certificados e faça a experiência. Eu mesma já fiz e posso dizer que vale a pena.

Se quiser saber um pouco mais antes de praticar, em Águas Profundas, livro publicado no Brasil pela (Gryphus),  você encontra uma excelente maneira de entender intimamente a experiência de mergulhar em si mesmo e de “pescar ideias”, segundo o Lynch.

Boa meditação para todos!

Namaskar!

Gunatiita

Gunatiita

Gunatiita

Fundadora da escola UNA MEDITAÇÃO, professora de Yoga do Museu do Amanhã do RJ, idealizadora do maior evento de meditação o Rio Desperta.

Saiba mais sobre mim