Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Meditação Transcendental: o que é e como fazer

Meditação Transcendental: o que é e como fazer

Saiba tudo sobre a técnica que te leva ao estado de alerta e repouso sem esforço mental, mas através de mantras individuais e confidenciais

Com milhões de adeptos no mundo inteiro, a Meditação Transcendental vem sendo praticada por milênios, desde sua origem na tradição védica. Inúmeros estudos científicos comprovam os benefícios desta prática, que aumenta a criatividade, potencializa a inteligência e refina a percepção, aperfeiçoando a capacidade de solucionar problemas.

Um dos aspectos mais sedutores da Meditação Transcendental, também conhecida como “MT”, é que você não precisa se esforçar para controlar, silenciar ou concentrar a mente. Tanto é que a técnica, de tão fácil, pode ser ensinada para crianças desde os 5 anos de idade.

A seguir, veremos mais o que é e como fazer a Meditação Transcendental

O que é Meditação Transcendental

Introduzida em 1958 pelo mestre indiano Maharish Mahesh Yogi, que por sua vez aprendeu com seu mestre, Guru Dev, a Meditação Transcendental envolve o uso de sons (sem significado) chamados de mantras.

Nas palavras do fundador da meditação transcendental, Maharish:

“A Meditação Transcendental é uma técnica natural que permite à mente consciente, de modo crescente, experimentar estados mais sutis de pensamento, até que a fonte do pensamento, a ilimitada reserva de energia e inteligência criativa, seja alcançada”

O nome Transcendental vem do latim transcendere, que significa “atravessar, ultrapassar, transpor”. Portanto, Meditação Transcendental é tudo aquilo que é “muito elevado, sublime, superior” e está “acima das ideias e conhecimentos ordinários”.

É uma prática que não envolve concentração nem controle mental, mas, sim, uma entrega e um mergulho em si mesmo através do poder do mantra.

A ideia é que, quando você começa a perceber o silêncio, você experimenta uma sensação de plenitude que faz com que o medo e a ansiedade desapareçam. Quando o estado meditativo é atingido, ele impede a manifestação de pensamentos e produz o nível mais profundo de consciência.

É nisso que a Meditação Transcendental difere da meditação tradicional: a MT não envolve concentração e nem o controle dos pensamentos ou da mente, pois, mesmo que seja feito mínimo esforço, ainda assim estaremos mantendo a mente ativa, o que impede que a mente transcenda para o nível mais refinado do pensamento e experimente o silêncio profundo.

Neste vídeo ilustrativo abaixo, o cineasta David Lynch compartilha sua experiência com a Meditação Transcendental e mostra como ela pode mudar a nossa vida e aumentar nossa capacidade criativa.

Críticas à Meditação Transcendental

Existem algumas opiniões controversas em relação aos mantras “sem sentido”. No entanto, os mantras, além de som e vibração, têm efeito na mente através da ideação e seus significados – alguns estudos vêm comprovando isso. Alguns professores alegam que se você retira o sentido do mantra, ele não tem efeito transcendental.

Além disso, a MT também recebe críticas pelo alto preço a pagar na hora de receber o mantra secreto e a técnica de meditação.

Meditação Transcendental: como fazer

Não é possível determinar um passo a passo ou sugerir uma meditação guiada transcendental, porque a técnica e o mantra são secretos e individuais.

A tradição da MT é difundida somente por professores treinados, que escolhem o mantra para cada pessoa e repassam a técnica. Acredita-se que manter algumas partes da técnica completamente confidenciais impossibilita que pessoas mal-intencionadas prejudiquem a integridade da técnica.

A seguir, compartilho algumas pistas de como a Meditação Transcendental acontece:

  • Um instrutor fornece um mantra individual para o praticante, que não deve compartilhá-lo com ninguém. Com ele, é possível meditar diariamente.
  • Normalmente, a Meditação Transcendental é praticada em períodos de 15 a 20 minutos.
  • Pode ser feita duas vezes por dia em qualquer local e em posição confortável, não havendo necessidade de silêncio absoluto. Ou seja, pode ser feita em praticamente qualquer situação.
  • Durante a prática, a respiração é passiva, ou seja, não há nenhum tipo de controle respiratório. Todo o processo deve ser feito de forma natural e confortável, sem grandes esforços.
  • A ideia é que a mente se aquiete naturalmente até que o praticante sinta a experiência da fonte do pensamento, o nível mais aquietado, ainda que em um estado de consciência plenamente alerta, também chamado de “consciência pura”.
  • Quando a mente se aquieta, o corpo também se aquieta e ganha o estado de repouso e relaxamento que é mais profundo do que o período mais profundo do sono profundo. Este estado único de “repouso em alerta” elimina o estresse e é a base para o aumento da criatividade e inteligência, melhorando também aspectos como saúde e relacionamentos.
  • Os praticantes costumam dizer que bastam em torno de 3 ou 4 dias de prática para que se comece a sentir os resultados.

Faça uma meditação transcendental

Se você se interessou pelo assunto, sugiro ver a palestra de introdução que o professor Kléber Tani, um dos diretores da Sociedade Internacional de Meditação no Rio de Janeiro, fez no evento sobre meditação “Rio Desperta”, que ajudei a organizar em 2018.

No início da palestra, você pode ter uma experiência de Meditação Transcendental, tendo uma noção dos famosos mantras e da sensação que causam.

Qual meditação é melhor?

Existem muitas técnicas de meditação, inclusive a Transcendental. Você só precisa encontrar aquela que seja mais adequada ao seu tipo de mente e ao seu momento. E se entregue na prática. Medite, medite, medite, que tudo acontece.

No caso da MT, procure instrutores certificados e faça a experiência. Eu mesma já fiz e posso dizer que vale a pena.

Se quiser saber um pouco mais antes de praticar, em Águas Profundas, livro publicado no Brasil pela (Gryphus),  você encontra uma excelente maneira de entender intimamente a experiência de mergulhar em si mesmo e de “pescar ideias”, segundo o Lynch.

Boa meditação para todos!

Namaskar!

Gunatiita

Olá, essa matéria foi útil para você?
Gunatiita

Gunatiita

Fundadora da escola UNA MEDITAÇÃO, professora de Yoga do Museu do Amanhã do RJ, idealizadora do maior evento de meditação o Rio Desperta. Saiba mais