Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Lua Nova e Eclipse de 4 de dezembro 2021: saiba tudo sobre

Eclipse de 4 de dezembro de 2021 será em Sagitário. Saiba quais temas ganham evidência na sua vida e entenda como lidar com essas questões

Lua Nova e Eclipse de 4 de dezembro 2021: saiba tudo sobre

A Lua Nova e o Eclipse de 4 de dezembro de 2021 serão em Sagitário e ocorrerão às 4h43min (horário de Brasília) e a partir do céu astrológico desse momento se tem o mapa com as previsões para o coletivo que podem reverberar na sua vida.

Um eclipse, como você sabe, traz questões que podem se desenrolar ao longo de seis meses depois de sua ocorrência e podem evidenciar as regiões onde são visíveis. O eclipse de 4 de dezembro de 2021 será visível Antártida, na África do Sul e ao sul do Oceano Atlântico.

Um dos pontos importantes de um eclipse são as incertezas onde havia certezas, como a variante ômicron do coronavírus, que coloca a África do Sul no foco da discussão, justamente uma das regiões de visibilidade do eclipse.

Você lembra qual região estava em evidência quando ocorreu o eclipse de 26/12/2019? Era a Ásia e foi justamente nesse período em que o vírus começou a ganhar repercussão no mundo todo. No último dia daquele ano a OMS foi informada sobre os casos de uma pneumonia misteriosa com origem em Wuhan.

Neste artigo você vai ler:

  • As características do eclipse de 4 de dezembro de 2021
  • Os temas em destaque com o eclipse e as previsões da Astrologia
  • O eclipse no seu mapa e os temas em evidência na sua vida

As características do eclipse de 4 de dezembro de 2021

O eclipse de 4 de dezembro de 2021 impulsiona o crescimento, mas traz maior complexidade para as relações, além de potencial de crises e exageros. Esse é o último eclipse no eixo Gêmeos/Sagitário, que caracterizou a pandemia. A partir de 2022, temos um ciclo de eclipses que ocorrerão em Touro e Escorpião (saiba tudo sobre os eclipses 2022 aqui).

O primeiro eclipse no eixo Gêmeos-Sagitário, ocorreu em 2020. Este eixo tem a ver com viagens e países estrangeiros (Sagitário) e com o aparelho respiratório (Gêmeos), tendo ficado, portanto, intimamente relacionado com a pandemia mundial, que precisamente significou um vírus que impediu toda a circulação, seja nas ruas (Gêmeos) ou entre países (Sagitário).

Este último eclipse no eixo Gêmeos/Sagitário pode indicar mais um tanto de batalha na questão da pandemia, como já está se vendo com a nova variante viral que colocou a África do Sul em destaque.

Os temas em destaque com o eclipse e as previsões da Astrologia

Todo mapa astral de eclipse tem temáticas que, em retrospecto, ficam muito evidentes. O eclipse de 4 dezembro de 2021 tem algumas marcas importantes, que podem ficar claras ainda neste mês, mas vão continuar como pano de fundo por seis meses.

Essas são as principais temáticas do mapa do eclipse de 4 de dezembro de 2021.

Confiança, desejo de expansão e exagero

Tudo isto está registrado em um aspecto difícil envolvendo Marte e Júpiter. Sim, de um lado você deve buscar expansão, mas também vai precisar ficar de olho no excesso disso, que é a imprudência.

Este aspecto tende a indicar conflitos diplomáticos entre países, problemas por motivos religiosos e territorialismo, bem como comportamentos arrogantes que podem se verificar na política (nacional ou mundial) e em vários outros âmbitos (esportes, etc), além de problemas judiciais.

No mapa do eclipse para o Brasil, a área de exagero pode recair sobre a familiar ou ligada ao lar. Exemplo: fazer uma obra muito cara ou gastar muito com uma viagem.

Mas Júpiter na Casa 4 também pode indicar curtir a família, a casa e as pessoas próximas. O desejo de festejar é muito evidente neste mapa. Alerta vermelho, porém: além da imprudência e potencial de riscos, tomar cuidado com violência, aumentada por este mapa. Crimes sexuais tendem a aumentar nos próximos seis meses.

Informações confusas e chance de golpes e descoberta de enganos

Uma quadratura entre Mercúrio e Netuno, que já figura no mapa do ingresso do Sol em Áries de 2021 (que determina os rumos de 20/03 de um ano até a mesma data no ano seguinte), alerta para as famosas fake news, informações duvidosas, escândalos, enganos e fraudes.

Tenha atenção na sua vida pessoal quanto a isto. Há mais chance de cartões de crédito clonados, golpes virtuais e revelações de algo que você vai dizer (no coletivo e no pessoal): “como isto?”.

Uma dica importante para lidar com este aspecto tão dúbio e escorregadio é ser mais zeloso com informações, não acreditar na primeira versão que ouvir, e proteger melhor os seus dados.

Relações mais intensas e crises com pessoas próximas

A proximidade de Vênus e Plutão produz mais intensidade nas relações – para o bem e para o mal. Desde paixões, com um toque maior de romantismo (este último por conta de um aspecto fluente entre Vênus e Netuno), e muita química, até relações complicadas, com altas doses de chantagem, manipulação ou crises.

Pessoas que estão solteiras: fiquem mais atentas a quem possa entrar em suas vidas durante a vigência deste eclipse, pois pode ser algo forte e intenso, mas também o príncipe ou a princesa encantada poder ter algo de vilão/vilã que não se esperava.

Obsessões afetivas podem ficar neste estado pelos próximos seis meses, com pouca resolução. Se você não quer dar “murro em ponta de faca”, insistindo em um relacionamento complicado, opte pelo desapego, por mais doloroso e demorado que seja.

Do contrário, há uma tendência a permanência, mas potencial de  insatisfação e disputas de poder, este último um dos temas mais presentes neste eclipse.

Crises é algo que pode acontecer, infelizmente, na vida pessoal neste mês, com Ascendente em Escorpião no mapa do eclipse para o Brasil. Nos próximos meses, irmãos, familiares e parentes podem passar por crises.

Uma dica para lidar com a conjunção Vênus/Plutão, tão potente, é primar mais pela cautela e diplomacia de um modo geral. Não é momento de se falar tudo o que pensa e achar que isto vai passar batido.

Na vida pessoal, esta combinação tende a inclinar a “colocar os pingos nos is” nos relacionamentos, às vezes com excesso, indo mais a fundo em questões, seja para resolver ou para revitalizar um relacionamento que ainda tenha potencial de transformação.

Para o Brasil, a conjunção Vênus/Plutão pode indicar potencial de alguma dificuldade diplomática com países vizinhos ou com fronteiras terrestres.

Também evidencia problemas no ensino básico e com professores, comunicações que tendem a se inflamar, revelações de questões financeiras ligadas a corrupção, bem como problemas com transportes, além do combustível, que vai continuar caro. Inflação e preços altos de uma forma geral.

A combinação Vênus/Plutão pode falar, ainda, em alta mortalidade por Covid-19 em partes do mundo que não estejam suficientemente vacinadas ou, ainda, em altas taxas de mortalidade por outros motivos (em dezembro, é comum haver mortes em função das temperaturas extremas de calor ou frio).

Força para o emprego informal, com Urano na Casa 6 do mapa do eclipse para o Brasil

Como já foi dito nas previsões astrológicas de 2022, o ano que vem ainda não favorece a estabilidade. Mas pode favorecer novos negócios desde que saiba se lidar com este contexto de instabilidade.

Uma tensão de Urano com Saturno na Casa 3, das comunicações, também confirma o que já foi previsto para 2022, de continuar a ser um ano de forte polarização – e muita teimosia, bastante fomentado por este mapa. Avalie se isto que você quer para você nos seus contatos e relações.

Alegria, esperança e otimismo

Não podemos nos esquecer que o eclipse acontece em Sagitário, como também ocorreu o de dezembro/2020. No Brasil, o eclipse de dezembro/2020 marcou o anúncio das vacinas, o que, sagitarianamente, infundiu maior esperança. Nos sentimos mais próximos de uma melhora, que de fato aconteceu de forma bem evidente no segundo semestre.

Agora a esperança tem a ver com o Réveillon e Carnaval, que se espera que possam ser comemorados no Brasil. O lado alegre e festivo do signo do centauro quer se manifestar. Mas já foi feito aqui os alertas quanto a exageros.

Na vida pessoal, forte desejo de ir além e de se renovar pessoalmente, uma vez que a Lua e o Sol na Casa 1 querer traçar novos rumos pessoais. Estudar, viajar, expandir, serão grandes motivações infundidas por este eclipse.

:personare: Falando em virada do Ano, aproveite e leia aqui as previsões para os signos em 2022 e descubra aqui qual é o número do seu Ano Pessoal 2022.

Cinco características e dicas sobre o “efeito eclipse”

  1. Os eclipses podem reduzir a clareza. Por isto, tomar decisões nas imediações de eclipses, semanas antes e depois, é um pouco mais difícil. Tenha paciência.

  2. Eclipses provocam e inspiram mudanças e viradas. Se, por exemplo, uma pessoa sair da sua vida em um eclipse, como uma separação conjugal, a mudança pode ser bem marcante e acontecer de fato naquele momento, e durar algum tempo. Mas às vezes há retornos inesperados de pessoas do passado também.
  3. Nas proximidades de eclipses, é comum que estourem crises coletivas ou pessoais, como a já mencionada variante nova do coronavírus.
  4. O emocional de mais pessoas tende a ficar mais mobilizado. As emoções estão ativadas, o que não precisa ser necessariamente ruim. Às vezes é bom estar mais sensível para resolver algo, ao invés de ficar levando tudo em banho maria. Porém, que não está conseguindo lidar com o intenso fluxo emocional antes e após um eclipse, procure por ajuda, terapia e/ou aconselhamento.
  5. Astrologicamente, sugere-se que comportamentos imprudentes sejam evitados, justamente por todos os fatores já expostos. Ou seja, crises podem ser precipitadas com muita facilidade.

É bom destacar que, em novembro/2021, houve um eclipse lunar que também vai reverberar por seis meses, junto com o eclipse de 4 dezembro de 2021.

O eclipse no seu mapa e os temas em evidência na sua vida

O eclipse destaca uma área da sua vida por ativar uma casa do seu mapa. Veja aqui qual casa ganha foco com o eclipse de 4 de dezembro:

Eclipse na casa 1

  • Temas em destaque: Você, sua individualidade, começos e inícios, novas sementes na sua vida pessoal, novas atitudes e direções, talvez até algo novo na sua aparência
  • Dica: volte-se mais para você, para a sua individualidade e identidade, especialmente se você teve muito envolvimento com papéis (mãe/pai, esposa/marido, profissional, etc). Tenha a coragem de criar começos em sua vida.

Eclipse na casa 2

  • Temas em destaque: Assuntos práticos e financeiros, como ganhar e gastar dinheiro, Autoestima, Autovalor, Seus talentos, Como transformar talentos em algo prático.
  • Dica: que tal focar em talentos e finanças? Será que você tem algo a aprender que possa ajudar a conduzir melhor seus assuntos financeiros? Ou um curso que possa abrir oportunidades financeiras para você? Como você tem usado seus talentos na sua vida? Hora de ser mais prático e realizar mais.

Eclipse na casa 3

  • Temas em destaque: Comunicação, Irmãos ou parentes, Deslocamentos, Papéis e documentos, Forma de pensar, Flexibilidade, estar em dois lugares, fazer duas coisas.
  • Dica: você está em um momento propenso a novos aprendizados, que pode vir de cursos e também das trocas com as pessoas que mudem a sua forma imediata de ver assuntos. A vida tende a te exigir novos conhecimentos, habilidades e facetas nos próximos meses, além de destacar o seu lado comunicador.

Eclipse na casa 4

  • Temas em destaque: Esfera mais íntima, Casa e família, Assuntos imobiliários, Questões do passado, Questões emocionais, Questões de infância ou até velhice
  • Dica: os próximos seis meses podem ser um período de ouro para você entender o papel do seu passado e família na sua vida e trabalhar questões internas.

Eclipse na casa 5

  • Temas em destaque: Questões ligadas a amor, Filhos, Prazer, gratificação, Projetos pessoais, Sua identidade, O que realmente te satisfaz e dá prazer.
  • Dica: como está sua criatividade? O eclipse pode acordar você para prazer, criatividade e amor. Se tem filhos, pode ser que nos próximos meses eles estejam em um grande período de destaque e/ou aprendizado.

Eclipse na casa 6

  • Temas em destaque: Questões de saúde, Hábitos e rotina, Alimentação, Trabalhos, Organização, Empregados, Mundo prático, Animais de estimação
  • Dica: seus aprendizados se concentram em assuntos como saúde, organização, dia e a dia e trabalho. Fatos tendem a ocorrer aí, desde mudança de emprego até uma nova oportunidade de trabalho para quem estava parado. Hora de colocar em ordem aspectos práticos da sua vida.

Eclipse na casa 7

  • Temas em destaque: Parcerias, Relações, Fatos e projetos novos para seu par, a outra pessoa na sua vida.
  • Dica: a sua atenção se volta para os seus relacionamentos, com possiblidade de mudanças, fatos novos ou mexidas nesta área. É hora de aprender com as parcerias de todos os tipos e repensar relacionamentos.

Eclipse na casa 8

  • Temas em destaque: Dinheiro de terceiros (seu par, sociedades…), Dinheiro em sociedade, Sexualidade, Sentimentos profundos, Cirurgias, Finais de ciclo, Renascimentos íntimos, Crises e transformações.
  • Dica: você possivelmente está lidando com transformações na sua vida, não raro buscadas por você. A vida te convida a transformar, desapegar do que tem que ficar no passado. Assuntos financeiros também tendem a importar, como partilhas de bens, regularização de impostos ou um parceiro focado em ganhar dinheiro.

Eclipse na casa 9

  • Temas em destaque: Ensino à distância, Especializações, Estudos, Filosofias, Religiões, Aspirações, Viagens e Contatos com o Exterior.
  • Dica: é um tempo de grandes aspirações, que podem envolver especializações, formações, estudos, Exterior. Há também convite para expandir a sua visão de mundo, em um momento em que estudos filosóficos ou até religiosos também podem ser bem interessantes.

Eclipse na casa 10

  • Temas em destaque: Questões profissionais,Visibilidade, Objetivos maiores, Realizações, Vocação, Momentos importantes para os pais
  • Dica: sua vida não tende a ficar parada em termos profissionais. Você pode receber  chamados a novos desafios ou responsabilidades. Mas, o inverso também acontecer, como a perda de um emprego. Tente compreender como a vida está querendo te direcionar em termos de novas metas profissionais.

Eclipse na casa 11

  • Temas em destaque: Mobilizações, Grupos, amigos e amizades, Projetos para o futuro, Participação em questões coletivas
  • Dica: o coletivo, grupos e suas amizades podem ser algo bem importante. Você sente necessidade de interagir com mais pessoas e isto também é grande gerador de insighs. Mas também pode haver mexidas e questionamentos a partir disso tudo e/ou em grupos ou amizades.

Eclipse na casa 12

  • Temas em destaque: Questões internas, Sensibilidade, Mundo psíquico e espiritual, Influências inconscientes, Ações de bastidores e Lidar com solidão ou a própria companhia
  • Dica: você tem uma excelente chance de se aprofundar em seus aspectos psicológicos e inconscientes, por isto não fuja desta tarefa, pois pode ser um período de cura. Você também sente que precisa aprender a se deixar levar e seguir o fluxo, e não somente conduzir.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológico-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer. Saiba mais