Entenda o mapa da última Lua Nova e eclipse de 2020
Mapa da Lua Nova em Sagitário e do eclipse de 14/12 indicam tendência de grande potencial de contaminação nos próximos seis meses - e em tempos de Covid-19
Por Vanessa Tuleski
A segunda-feira começa com o último eclipse e a última Lua Nova de 2020. Ás 13h16 (horário de Brasília) do dia 14/12, ocorre a Lua Nova e o eclipse solar em Sagitário.
Com Lua Nova se tem início de uma série de questões que valem até 13/01/2021 (esse período é chamado de lunação e vai do início de uma Lua Nova até o início da próxima). Todavia, o eclipse atua seis meses, até o próximo eclipse solar de 2021.
O mapa destes fenômenos indica que o momento não é para “brincadeiras”, afinal Marte faz uma tensa quadratura com Plutão, na Casa 10, e isso implica riscos. Além disso, três planetas fazem quadratura (aspecto astrológico que indica tensão) com Netuno – que é um planeta fala de contaminação.
Veja neste artigo uma análise do mapa da última Lua Nova e eclipse de 2020, que ocorrem em Sagitário. Mas, antes, um guia para você já começar seu planejamento para 2021:
- Veja aqui como o eclipse de 14/12 pode atuar na sua vida a partir do seu mapa.
- Você pode ver aqui todo o calendário astrológico 2021, com as datas dos eclipses e muito mais.
- E aqui você pode ver o calendário lunar 2021 completo, com o início das fases da lua e os signos.
- Todas as previsões para 2021 do Personare estão aqui na nossa página especial.
Lua Nova em Sagitário: muitos planos e esperanças
A Lua Nova e o eclipse solar de 14/12 acontecem no signo de Sagitário. Mercúrio também faz parte dessa conjunção. Mas há um detalhe importante nisso tudo: Sol-Lua-Mercúrio em Sagitário fazem quadratura com Netuno – o planeta das contaminações.
Traduzindo o “astrologuês”, significa que estamos em um compasso de otimismo, que é de Sagitário, que temos grandes planos para o próximo ano. Contudo, a combinação Sagitário + Eclipse + Netuno pode inspirar otimismo exagerado, em muitos casos.
As perspectivas de uma vacina em algum momento de 2021 têm feito muita gente descuidar dos periogos da pandemia, dando-a como resolvida e finalizada, quando, bem pelo contrário, continua a acontecer e, em muitos lugares, com mais contaminações e mortes do que no início do ano.
O eclipse de 14 de dezembro, que leva Netuno junto, faz com que a tendência a contaminação continue presente nos próximos seis meses.
Esse é o tempo de duração de um eclipse (há quem fale que um eclipse solar total dura até o próximo eclipse solar total, o que estenderia o prazo até dezembro de 2021, o único eclipse solar total do próximo ano).
Podemos ter grandes planos, afinal Sagitário realmente amplia a visão, inspira e está destacado na Casa 9 do mapa do eclipse e da Lua Nova. Essa casa está ligada a grandes projetos, estudos, especializações, busca de maior alcance e publicações e rege viagens, que ficam bastante dificultadas pelo contexto de pandemia.
Pontos delicados das previsões da última Lua Nova e do eclipse de 2020
- Mercúrio faz quadratura com Netuno, o que poderá trazer muitas notícias confusas, falsas ou desencontradas neste mês (no efeito da Lua Nova) e para os cinco meses restantes (no efeito do eclipse). Então, mais trabalho de checagem vai ter de ser feito para não acreditar de cara em qualquer mensagem que surjam por aí. Observe-se o que isso vai gerar sobre a questão das vacinas: o assunto deve ser alvo de muita polêmica e notícias equivocadas.
- Na vida pessoal, tenha mais atenção a papéis e contratos, que podem exigir atenção maior para evitar arrependimentos futuros por algo que não foi visto ou levado em conta.
- Trabalhe para evitar mal-entendidos, que podem ficar mais comuns (“A” fala algo e “B” entende outra coisa).
- Pode haver aumento de falhas na Internet, equipamentos e comunicações.
- Melhor não atuar como dona (o) da verdade, ter comportamentos arrogantes e hiperconfiantes, que é o lado sombra de Sagitário (todo signo tem o seu), pois isso poder gerar muitos problemas que podem ser evitados. Não é hora de ser imprudente ou ter desatenção com dados e com a realidade.
- Talvez, em alguns assuntos, não tenhamos muita clareza por um tempo, até que uma hora surja uma direção mais clara. Não estranhe se algo ficar nublado por algum tempo ou, ainda, com um tanto de apatia.
- Cuidar, também, com projetos inconsistentes de estudo. Veja se realmente quer fazer a especialização ou faculdade a que se propõe ou se é algo, no lado negativo dos signos do elemento Fogo, “fogo de palha”, motivado por uma empolgação.
- Por outro lado, muita gente poderá caminhar bem com seu projeto de estudos, ainda que com algumas fases de alguns atrasos ou problemas de comunicação.
- É grande a possibilidade é que o ensino superior, regido por Sagitário, continue sendo realizado à distância, devido às altas taxas de contaminação pelo novo coronavírus.
- A Justiça, em muitos casos, pode estar mais confusa, morosa ou sujeita a erros, seja no âmbito pessoal ou coletivo. Por exemplo, podem sair algumas sentenças surpreendentes no sentido negativo e até equivocadas. Há potencial de corrupção envolvendo determinados resultados.
- O grau do eclipse faz quadratura com Netuno no mapa da Independência dos Estados Unidos. O aspecto não é nada bom no que se refere à pandemia para aquele país.
- Contudo, no mapa do eclipse, um trígono do Sol/Lua/Mercúrio com Marte pode indicar a agilização das vacinas.
- No mapa da Independência do Brasil, o grau do eclipse de 14/12 faz quadratura com Mercúrio. A dificuldade aqui pode envolver comunicações, entendimento, acordos, notícias, imprensa e polêmicas. Tudo isto vai ficar muito ativado pelos próximos seis meses.
Marte em Áries no mapa da Lua Nova
Marte, o planeta da energia, está em Áries, no seu próprio domicílio, e, ainda por cima, em grande destaque, por ocupar a Casa 1 do mapa da última Lua Nova de 2020, que, por sua vez, começa em Áries. O que isso significa? Em tempos de ação, coisas novas e iniciativa.
Porém, Marte faz uma tensa quadratura com Plutão, na Casa 10, e isso implica em riscos. Os números de contaminação e mortes por Covid-19 estão bastante altos no Brasil e em várias partes do mundo. O momento não é de brincadeira.
Essa quadratura envolve Áries e Capricórnio e pode indicar certo choque entre a vontade de autonomia (Áries) versus regras e restrições (Capricórnio). Fazendo uma comparação, é como uma pessoa cheia de energia caminhando em um cenário perigoso ou, ainda, lutando contra um oponente bastante forte.
A quadratura tem um aviso claro: evite bater de frente com algo ou alguém que seja mais poderoso que você nos próximos seis meses, pois a tendência é sair perdendo.
Outro significado é o de realizar ações, tarefas e transformações em cenários que podem ser complexos, em um momento “mãos à obra”. A tríplice conjunção de Júpiter/Saturno/Plutão na Casa 10 mostra grandes tarefas e desafios, que, aliás, já foram uma marca desse 2º semestre, em que Marte ficou em tensão frequente com estes planetas (lembra das previsões para o segundo semestre de 2020?).
A quadratura Marte/Plutão, contudo, favorece transformar onde for possível, isso é, no que depender de você.
Amor e dinheiro no mapa da última Lua Nova de 2020
Urano ocupa a Casa 2, do dinheiro, no mapa para 14/12, dia do último ecliple e Lua Nova de 2020. Podem surgir algumas despesas ou gastos inesperados. E esse aspecto fomenta a criatividade para gerar novas formas de ganho. Urano vem tentando inspirar esta tendência desde 2019, quando entrou em Touro “para valer”, e, mais do que nunca, isto foi algo muito necessário em 2020.
Netuno na Casa 12 no mapa para este dia destaca a importância de tirar um tempo para você, seja para descansar ou se conectar à espiritualidade. Meditação e trabalhos internos podem ajudar para que assuntos que estejam confusos possam, aos poucos, clarearem.
No mapa da última Lua Nova de 2020 e que inclui o eclipse, Vênus está em Escorpião na Casa 8. No amor, traz intensidade e química. E é uma Vênus bem aspectada com Júpiter e Saturno. Por isso, podem surgir relações que iniciem na base da atração, mas que podem se tornar algo mais.
Nas relações em geral, é hora de focar na intimidade. Talvez algumas arestas precisem ser aparadas, com a limpeza de ressentimentos, coisas que não ficaram bem resolvidas e comportamentos que não ajudem (como o excesso de ciúme, por exemplo), mas há boas chances de isto conseguir ser feito e haver bons resultados.
De um modo geral, tende a existir menos impulsividade e imaturidade nas relações em geral, o que é bom, a menos que facetas negativas do mapa de lunação levem a atitudes arrogantes e a disputas de poder desgastantes e totalmente desnecessárias.
Vênus também é um indicador de dinheiro. O aspecto pode representar potencial de injeção de dinheiro, empréstimos e patrocínios para negócios e empreendimentos que estejam precisando disso.
Vênus está em exílio (debilidade) em Escorpião, indicando perdas coletivas com a pandemia, mas os bons aspectos podem inspirar ações governamentais ou gerenciais que possam ajudar a reduzir prejuízos ou serem algum tipo de incentivo.
Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.
Saiba mais sobre mim- Contato: vanessatuleski@gmail.com
- Site: http://www.vanessatuleski.com.br