Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

O que é Ativação Sensorial no Mindful Eating?

A ativação sensorial gerada pelo Mindful Eating antes de começar a refeição desperta sensações de saciedade e felicidade.

O que é Ativação Sensorial no Mindful Eating?

A Ativação Sensorial é uma etapa introdutória à refeição, desempenhando um papel de alta importância para a harmonia e saciedade. Esta etapa é simbolizada pela interface do alimento com os sentidos humanos e vice-versa.

Ela consiste em aguçarmos os sentidos para um paladar melhor e maior saciedade, ou seja, aproximarmos de forma mais aprofundada a visão, o olfato, a audição e o tato para que estes sentidos somados propiciem uma gustação (palatablidade) mais gostosa.

Como funciona a Ativação Sensorial?

No advento da saciedade, quando destacamos as funções dos sentidos no momento da refeição, enviamos informações ao nosso cérebro que, posteriormente, responde com a liberação de mediadores químicos de hedonismo (felicidade) e prazer na circulação sanguínea, reduzindo desta forma, possíveis episódios de Transtornos Compulsivos Alimentares e, sobretudo, de fome psicológica (comer sem necessidade fisiológica).

Alunos e pacientes sempre estão ávidos pela curiosidade e me questionam: “Mas, Marcelo, como realmente despertar meus sentidos através do Comer Consciente?” Geralmente os digo que mais do que olhar o alimento, é necessário observá-lo, perceber suas cores, formas e texturas.

Como usar a Ativação Sensorial no Mindful Eating?

Um estímulo que sempre preconizo é o de trazer o quitute próximo das nossas narinas, fechar os olhos e absorver o aroma que ele propaga. Se você se propor a fazer isto em 1 refeição por dia, já não será incrível?

Quando tiver em mãos um alimento palpável, explore o perpassar das pontas dos dedos nele e detecte sua maciez ou aspereza! Ou, além disso, escutar os ruídos que este próprio “tocar no alimento” foi capaz de gerar.

Outro exemplo marcante nesta sinergia Mindful Eating e sentidos, configura-se em identificar os aromas e sabores secundários do alimento, isto é, exercitar seu foco e concentração mental e perceber estas nuances que desabrocham pouco a pouco, sendo mais perceptíveis durante a ingestão do alimento ao longo da refeição.

Vamos experimentar a Ativação Sensorial?

Estes são alguns exemplos práticos que eu recomendo pra você. Aplique-os na refeição que você terá logo após ler este artigo. Que tal este desafio? Faça da Ativação Sensorial a ponte para uma refeição mais harmônica e com aumento de saciedade no seu Mindful Eating cotidiano.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Marcelo Anselmo

Marcelo Anselmo

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br Saiba mais