Como funcionam os florais Joel Aleixo?

Criador do sistema explica processo alquímico usado na confecção das essências

Como funcionam os florais Joel Aleixo?

É comum usarmos a expressão “é um milagre da natureza” toda vez que nos deparamos com algo extraordinário, que desafia nossa compreensão limitada das leis materiais. No meu trabalho de quase três décadas com flores, ervas e minerais eu não canso de me maravilhar com o poder misterioso da natureza.

Desde os 28 anos – quando, muito doente, entrei em contato pela primeira vez com o potencial curativo das ervas e flores – que sou um incansável pesquisador das inúmeras dádivas que provêm da natureza. Era, então, o ano de 1987 e a partir daí eu passei a me dedicar exclusivamente aos estudos das plantas e a diversos tratamentos integrativos de saúde. Pouco tempo depois descobri a Alquimia e minha vida foi então ainda mais transmutada, praticamente de chumbo em ouro! Aliás, esta alegoria que define o objetivo maior da Alquimia nada tem a ver com a transmutação dos metais, mas sim com a transformação interior do ser humano.

E foi assim que em 1992 eu criei um sistema floral que, diferentemente de outros sistemas que se baseiam na metodologia e filosofia dos florais de Bach, criados pelo Inglês Edward Bach, utiliza os preceitos da Alquimia em todo o processo de criação dos florais, desde o plantio até o trabalho em laboratório. O momento certo de plantar e colher, o plantio em forma de mandalas, as lunações, a manipulação das flores e uma série de detalhes e cuidados especiais fazem com que os florais tenham uma ação diferenciada, extraindo das plantas a energia viva que não atua apenas sobre os sintomas dos desequilíbrios, mas na origem deles.

O conhecimento alquímico é fundamental para a compreensão da forma como os Florais Joel Aleixo atuam sobre o indivíduo, já que eles foram elaborados com base nesses princípios. A Alquimia, conhecida como “a arte de curar todos os males”, infelizmente ainda é cercada por lendas e mitos que remetem à idade média, mas existem tratados alquímicos de mais de 3.000 anos antes de Cristo e foi a partir dessa ciência milenar que nasceu um conjunto de várias ciências, como química, Astrologia e até a própria medicina alopática. Os antigos alquimistas eram os médicos e cientistas de suas comunidades. Eu sigo os postulados dos mais notórios alquimistas dos tempos antigos, de uma medicina que acreditava que o homem era um só com o universo que o rodeia, e não uma máquina multifacetada, cheias de peças que funcionam de maneira mecânica e sem vida.

No sistema floral que leva meu nome, cada floral é criado de acordo com fórmulas e procedimentos alquímicos específicos. Existem dois tipos de florais:

  • Os compostos: este floral prima pelo corpo por fazer um trabalho de limpeza e renovação de energias mais densas. Atua nos sistemas digestório, circulatório e linfático, facilitando a limpeza física e mental de forma mais efetiva. Pode, também, atuar no cotidiano, limpando memórias que se tornam pesadas, não permitindo que novas ideias surjam para o crescimento pessoal.
  • Os sutis: são remédios mais profundos, que lidam com a alma, ajudando a fazer contato com nossa missão de vida.

Além disso, temos ainda uma linha cosmética à base de ervas, flores e óleos essenciais que, sem ser uma proposta puramente estética, limitada à beleza exterior, traduz a necessidade de nos olharmos integralmente, observando não apenas a aparência física e a busca pela juventude efêmera, mas também a saúde e o bem-estar permanentes.

A cosmética Beleza Floral e os florais compostos – produzidos em formato spray e em glóbulos – podem ser autoindicados para sintomas pontuais por qualquer pessoa à procura de um tratamento natural e sem contraindicações. A dosagem indicada para é de 4 borrifadas ou 6 glóbulos, 3 vezes ao dia, tanto para crianças como para adultos. Basta buscar qual composto floral mais se adequa ao seu momento.

São quase 400 produtos produzidos com muito amor e respeito, na certeza que da mesma forma que a Alquimia e as flores me curaram e transformaram, também levarão saúde, bem-estar e autoconhecimento para um número cada vez maior de pessoas!

Joel Aleixo

Joel Aleixo

Criador dos Florais Joel Aleixo, fundador da Escola de Alquimia do Brasil, autor de vários livros e textos sobre Alquimia e Florais. Ministra cursos e palestras sobre o assunto. www.joelaleixo.com / facebook.com/FloraisJoelAleixo