Tahiana Ferraço
  • Por Tahiana Ferraço
  • Leia em 3 min.
  • 03/11/2014
  • Atualizado em 21/06/2018 às 20:50

Aromaterapia para enfrentar momentos difíceis

Entenda quais óleos essenciais ajudam a superar separação, luto, desemprego e mais

Aromaterapia para enfrentar momentos difíceis

O início da vida, que ocorre assim que deixamos o interior do corpo de nossas mães, é o primeiro momento difícil que enfrentamos. Passamos por todo um processo de adaptação em um mundo desconhecido e, a partir daí, muitos outros momentos difíceis serão vivenciados ao longo de nossa trajetória. Todos os momentos (bons ou ruins) fazem parte da nossa caminhada, do nosso aprendizado, e servem para nos fazer amadurecer, para nos tornar mais fortes e aceitarmos que nada nos pertence de fato.

Estamos neste plano físico como seres em evolução e as provações da vida são nossas lições. A maneira como vivenciamos cada uma delas e, principalmente, como reagimos a elas, vai depender exclusivamente de nós mesmos. Afinal, somos os únicos responsáveis por criar nossas alegrias e tristezas, expectativas e frustrações. Quando tomamos consciência disto, os problemas ou situações difíceis não tornam-se “monstros pavorosos” que vieram para acabar conosco, eles são apenas momentos que devem ser encarados com confiança, positividade e fé, seja ela qual for.

Vivenciar cada momento da vida plenamente, como um ser completo e íntegro, nem sempre é tarefa simples. Algumas pessoas encaram mais facilmente, outras nem tanto, e em alguns casos intervenções terapêuticas são necessárias. A Aromaterapia, através dos óleos essenciais (substâncias naturais muito concentradas), pode auxiliar e muito durante os períodos de dificuldade. Veja abaixo algumas situações e descubra como usar esta terapia a seu favor.

Perda (óbito) de uma pessoa querida

Este é um momento muito difícil para a maioria das pessoas. Perder alguém de quem se gosta é sempre doloroso e, em alguns casos, até traumatizante. Algumas pessoas vivenciam todas as etapas deste momento (luto, aceitação, superação) de forma mais tranquila, pois, apesar de ser algo bem doloroso, enxergam que isto faz parte da vida e que deve ser superado para seguir adiante. Outras pessoas, no entanto, não conseguem lidar bem com isto e acabam entrando em depressão.

Como utilizar os óleos essenciais

Todos os óleos essenciais indicados neste artigo (exceto o de Alecrim, Junípero, Manjericão, Cedro, Camomila Romana, Bergamota, Laranja amarga, Ho leaf, Olíbano.

Para continuar refletindo sobre o tema

Aromaterapia para controlar a ansiedade

Aromaterapia para combater energias negativas

Aromaterapia a favor da alegria

Olá, essa matéria foi útil para você?
Tahiana Ferraço

Tahiana Ferraço

Aromaterapeuta Clínica. Realiza atendimentos voltados aos tratamentos corporais e emocionais através dos óleos essenciais puros, florais do sistema Saint Germain, massagens aromaterápicas, reflexologia e ervas medicinais. Saiba mais