Juliana Garcia
  • Por Juliana Garcia
  • Leia em 3 min.
  • 26/09/2017
  • Atualizado em 30/12/2019 às 12:45

Abra caminho para o sucesso

Decisão aliada ao empenho desperta potencial e oferece força para agir

Abra caminho para o sucesso

Há espaço para o sucesso e para a realização em sua vida? Muitas pessoas responderiam imediatamente: “sim, claro!”. Mas reflita um pouco mais e responda a essas outras questões:

Há uma diferença entre dizer que gostaria de ter sucesso e realização e, de fato, abrir espaço ativamente para que eles brilhem em seu cotidiano.

Se você refletiu profundamente e respondeu “não” a pelo menos uma dessas perguntas, então é muito provável que o sucesso e a realização não estejam encontrando tanto espaço assim para fazerem parte da sua vida.

 

Não deixe os problemas para depois

Em primeiro lugar, costumamos nos esconder por trás daquilo que chamamos de dificuldade. São as adversidades, os problemas, os imprevistos… Mas acontece que esses tais imprevistos, na imensa maioria das vezes, são situações que um dia foram deixadas de lado por nós e que de repente surgem como urgências a serem resolvidas.

É aquele checkup que você vai deixando para depois e “de repente” sua saúde não vai tão bem – “bem que eu queria levar esses projetos adiante, mas agora não tenho tanta saúde e disposição”. É aquela conta a pagar que vai ganhando volume a cada vez que você paga só o mínimo – “adoraria aceitar essa nova proposta, mas não tenho dinheiro”. É aquele problema de relacionamento que você insiste em não olhar – “gostaria tanto que isso fosse diferente, mas não tenho motivação para ir em frente”. E por aí vai,,,

Seria tudo isso tão imprevisto assim? Ou são coisas que vamos deixando para depois, e vão minando nossas energias pouco a pouco?

Precisamos abrir mão da necessidade do escudo da dificuldade. Sim, ela funciona como um escudo, que nos faz não assumir os riscos, não se lançar para a vida, nos “protege” de caminhar. Abra mão dessa bengala e dê passos firmes rumo ao que você merece. Aí está um ponto crítico: muitas vezes precisamos começar trabalhando a nossa autoestima e acreditarmos que somos, sim, merecedores!

Desenhe uma nova rota

Segundo passo: a decisão nos dá uma força enorme, especialmente quando ela vem acompanhada de empenho. Quando deixamos de dizer que estamos “interessados”, que “seria bom se”, que “talvez um dia isso aconteça”. A decisão aliada ao empenho desperta todo o nosso potencial de irradiar energia para agir, nos faz dizer: “mesmo que eu não saiba o caminho, vou dar um jeito de encontrar”.

Assim, vamos abrindo espaço para que um caminho novo seja desenhado a partir dos nossos próprios passos. Vamos abrindo espaço para que o sucesso e a realização caminhem lado a lado conosco.

Abra mão do escudo das dificuldades e ganhe real força para enfrentar os desafios acordando o potencial transformador da decisão empenhada. Assuma a responsabilidade sobre sua vida e sua felicidade. O sucesso e a realização serão as grandes consequências dessa escolha consciente!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Juliana Garcia

Juliana Garcia

Escritora, criadora, consultora, psicóloga, psicodramatista. Seu trabalho gira em torno da Autenticidade e da Criatividade. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Cursou formações em Coaching pela Abracoaching e Condor Blanco Internacional. Foi professora do curso de pós-graduação em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Criadora de diversos cursos livres e conteúdos mais livres ainda. Contato: contato@julianaggarcia.com.br Saiba mais