O que significa sonhar com ladrão?

Sonhos com ladrão roubando ou não, sendo preso e rondando o sonhador têm simbolismos em comum. Saiba como interpretar | Glossário Personare

O que significa sonhar com ladrão?

Sonhar com ladrão simboliza que algo de valor, seja físico ou psíquico, é roubado. O ladrão simbólico, por exemplo, pode representar um aspecto da nossa personalidade que está sendo tomado de nós, como a nossa expressão ou os nossos talentos.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com ladrão

  • O ladrão é alguém conhecido ou absolutamente desconhecido?
  • O que é roubado?
  • Como o sonhador interage ou reage ao ladrão no sonho?
  • Quais sentimentos tomam conta do sonhador em contato com este símbolo?
  • Há algum diálogo?
  • O ladrão faz alguma coisa?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com ladrão

  • Como lido com minhas atitudes destrutivas que geram resultados que rejeito?
  • O que estou perdendo para o meu ladrão interior?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com ladrão:

Sonhar que o ladrão leva objetos preciosos ou dinheiro

Uma casa invadida por um ladrão que leva objetos preciosos ou dinheiro pode indicar que o sonhador está em contato com esse aspecto de si mesmo, que impede a expressão de si mesmo.

Sonhar que o ladrão apenas ronda a casa

Um ladrão que ronda uma casa, mas não entra, pode indicar que embora ainda haja tensões psíquicas, o sonhador consegue se proteger de maneira mais eficiente, seja mudando de atitude, ideia ou olhar.

Sonhar que o ladrão é preso

Um ladrão preso pode indicar que o sonhador está sendo bem sucedido em conter expressões destrutivas.

Sonhar que o ladrão não é percebido no local

Um ladrão que entra num quarto em que o sonhador dorme ou nada percebe pode indicar que é preciso mais atenção, pois o sonhador ainda está inconsciente a respeito de seu “ladrão psíquico”.

Descoberta de aspectos inconscientes e nocivos

Geralmente, ladrões são invasores, e na psique, assim como no mundo concreto, eles representam a invasão de um aspecto inconsciente soturno e nocivo ao sonhador. Esses aspectos nocivos podem ser, por exemplo, os maus hábitos, as posturas repetitivas que levam sempre a um mesmo resultado, uma má alimentação que faz mal ao corpo, pensamentos e sentimentos negativos que invadem a mente e alteram o humor, etc. De todo modo, quando um sonho com esse elemento aparece para o sonhador, é importante verificar o contexto do sonho com mais atenção a fim de se compreender o que esse ladrão simbólico está tentando mostrar.

Clareza refletida no sonho

Da mesma maneira, no sonho, se o ladrão não é bem sucedido em seu intento, isso pode indicar certo sucesso que o sonhador experimenta ao refrear, confrontar ou se proteger adequadamente de aspectos destrutivos como os citados acima. Pode indicar que o que quer que esteja atrapalhando ou interferindo no bem-estar do sonhador já pode ser visto com mais clareza, para que possa ser transformado.

Muitos estados de espírito e emoções podem ser ladrões de energia psíquica, como a timidez excessiva, a falta de confiança em si mesmo, a preguiça, o estresse causado pelo trabalho e por relações desgastadas, o medo, a raiva etc.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais