Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.19/09/2017 

O que significa sonhar com galinha?

Aprenda a interpretar sonhos com galinha, que sugerem desde vontade de voar mais alto a protecionismo com quem se ama | Glossário Personare

Aprenda a interpretar sonhos com galinha, que sugerem desde vontade de voar mais alto a protecionismo com quem se ama | Glossário Personare

Galinhas, ao contrário do que se pensa, são animais extremamente inteligentes e afetivos. São conhecidas por seu aspecto maternal, que abriga os filhotes embaixo das asas, além de previamente chocá-los, favorecendo o desenvolvimento dos mesmos a partir do calor de seu corpo. Seus filhotes lhe são muito caros, e elas costumam ser bastante protetoras.

A galinha é uma ave que não voa alto, se locomovendo pela caminhada e saltos baixos e breves. Sua visão de mundo é mais terrena e seu contato com a terra é bastante importante, já que se alimenta de pequenos invertebrados e sementes. É uma eficiente aradora da terra ao ciscar.

É um animal altamente explorado por sua carne, seus ovos e filhotes. Nas granjas, geralmente, têm suas asas cortadas ou vivem em gaiolas. Isso as impede de fugir e também as enlouquece, já que são animais afeitos à liberdade, ao sol e à convivência com os seus.

Desde a antiguidade, vem sendo modificada e domesticada para atender aos interesses humanos. Portanto, evoca um aspecto mais domesticado e menos instintivo da personalidade.

Um dos contos mais conhecidos envolvendo este símbolo é “A galinha dos Ovos de Ouro”, que trata da ganância e da perda de uma oportunidade. A galinha, que deveria ser reverenciada por seus ovos, é morta pela impaciência dos que ganhavam apenas um ovo de ouro por dia.. Ou seja, a galinha, no conto, é uma fonte de riqueza com parcimônia, mas que se depara com uma dimensão infantil e despreparada para o contato com a riqueza, que carece de riqueza interior.

Perguntas para entender melhor seu sonho

A amplificação de um sonho consiste em explorar mais a fundo os simbolismos daquilo que o inconsciente escolheu para representar uma situação psíquica para nós.

Nesse sentido, as perguntas que fazemos para o sonho permitem que nós nos aprofundemos no sentido que aquele símbolo tem para cada um individualmente. Elas facilitam a autorreflexão e estimulam associações pessoais com as próprias vivências do sonhador.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como é a galinha ou as galinhas que aparecem no sonho? É uma galinha livre ou uma galinha engaiolada? Ela está viva ou está morta? Como é a relação do sonhador com esse aspecto?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Sinto-me livre para expressar minha natureza ou impedido de realizar-me?
  2. Como trato os meus projetos e as relações que me são caras? Eu os cultivo pacientemente ou os perco por minha impulsividade?
  3. Sinto-me ou preciso estar mais aterrado e estável?
  4. Gostaria de voar mais alto e ver a vida sob outros olhares?

Possíveis aplicações

Uma galinha chocando pintinhos pode representar uma dimensão cuidadora e paciente da personalidade, e o sonhador deve contextualizá-la no sonho.

 

 

Uma galinha engaiolada pode indicar que aspectos mais criativos estão sufocados ou impedidos de se desenvolver.

 

 

Uma galinha morta pode estar ligada a uma perda de energia e vitalidade.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.