Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Yub Miranda
Sonhar com rato: o que significa?

Sonhar com rato: o que significa?

A nível simbólico, sonhar com rato tende a ser um sinal de que há algo em nós que precisa ser harmonizado

Por ser envolver um animal que é vetor de muitas doenças, sonhar com rato pode indicar, a nível simbólico, um sinal de que há algo em nós que precisa ser harmonizado. O sonho pode sugerir que há um desequilíbrio na vivência cotidiana, como algum comportamento que esteja nos prejudicando.

Pode ser, por exemplo, consumo de bebida alcoólica em excesso, ser muito autocrítico, se excedendo na comida ou até mesmo exagerando no pessimismo. Por outro lado, sonhar com rato também pode representar uma fase de cura. Tudo vai depender do contexto do sonho.

Como os sonhos podem ser um canal de comunicação consigo mesmo, uma forma de autoconhecimento, é importante entender mais sobre o símbolo para compreender melhor qual o significado de sonhar com rato no seu caso.

Sonhar com rato: é bom ou ruim?

Depende. Mais do que positivo ou negativo, sonhar com rato pode ser um alerta, indicando que há um desequilíbrio na sua vida.

Tendo em vista que os ratos estão associados a um lado furtivo da natureza humana e costumam bagunçar os ambientes que invadem na calada da noite, os desequilíbrios que precisam ser restaurados em nosso comportamento podem envolver algum tipo de furto.

Não tanto externamente, como roubando explicitamente, mas internamente, com nossa energia vital sendo roubada por nós mesmos, através de maus hábitos.

O interessante é que o potencial de cura também é inerente aos ratos. Afinal, eles são os animais mais comuns em pesquisa nos laboratórios e permitem aos cientistas elaborarem várias vacinas ou descobrirem soluções que nos permitem uma melhor qualidade de vida através de precauções com a saúde.

Nesse sentido, o rato pode representar uma fase de cura — seja de algum problema de saúde ou em termos psíquicos, tal como se sentindo mais apto a lidar com os desafios cotidianos.

Não por acaso, a capacidade de adaptação desse roedor a qualquer ambiente é algo admirável. E adaptar-se à realidade dos fatos, à vida como ela é e está, é uma das atitudes mais sábias a desenvolvermos em nossa existência. Isso é ser prático.

Aliás, esse é outro fator associado ao rato: por ser um animal que tem total ligação com a terra, por viver colado ao chão e saber cavar e construir túneis, ele é considerado um símbolo ctônico (o qual envolve o mundo subterrâneo, o interior do solo).

Ou seja, tem a força da terra, isto é, a praticidade ao seu favor, agindo com os pés no chão e com uma habilidade organizacional altamente estratégica.

O rato tende a simbolizar também essa esperteza de pensar em como escapar de situações complicadas, difíceis ou mesmo ameaçadoras.

Não por acaso, os ratos sabem criar tocas muito bem construídas, incluindo rotas de fuga para o caso de serem surpreendidos por algum predador.

O lado negativo envolve a habilidade de “sair pela tangente”, evitar responsabilidades, não enfrentar desafios, enfim, preferir a esperteza furtiva e comodista à estratégia construtiva.

Outro detalhe importante é o fato de a maioria dos ratos ter hábitos noturnos, o que pode representar o quanto sonhar com esses roedores costuma retratar a forte influência de certos aspectos inconscientes (noite, escuro) de nossa personalidade.

A falta de visão (eles possuem limitações visuais) com relação a esses hábitos comportamentais reflete a inconsciência diante destes. Claro que, na outra polaridade, esse mesmo aspecto simbólico pode evidenciar a importância de desenvolver outros sentidos perceptivos, visto que o olfato e a audição do rato compensam as dificuldades de sua visão.

Outra perspectiva simbólica para este roedor diz respeito à sua ligação com a riqueza (ou com a avareza). No livro Dicionário de Símbolos, encontramos a seguinte passagem: “Numa interpretação valorizadora, a tônica é colocada sobre sua fecundidade, como no Japão, onde o rato é companheiro de Daikoku, o Deus da riqueza”.

Então, essa é uma abordagem que precisamos considerar ao refletir sobre os possíveis significados do rato quando ele aparece em nossos sonhos.

Como entender o significado de sonhar com rato

Como tem muitos simbolismos, para entender o que significa sonhar com rato na sua vida é preciso avaliar bem o contexto do sonho.

Para isso, algumas perguntas podem ajudar nesse processo de entender a simbologia do sonho, facilitando a autorreflexão e estimulando as associações com o que vive no cotidiano ou com situações que já vivenciou. E, principalmente, levar a interpretação para a realidade e conseguir tomar alguma atitude.

PRIMEIRO PASSO: PERGUNTAS PARA SE FAZER SOBRE O SONHO

  • Como você reage e se comporta diante do rato em seu sonho?
  • O rato está sozinho ou tem vários reunidos?
  • O rato está em que ambiente? No esgoto, em casa ou no escritório?

SEGUNDO PASSO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SUA VIDA REAL

  • Que tal avaliar meu estado de saúde, fazendo um check up, por exemplo?
  • Estou me sentindo como se alguém tivesse roubado minha energia? Será que estou me envolvendo em hábitos comportamentais que prejudicam minha disposição física?
  • Como tenho encarado os desafios? Prefiro fugir ou ser evasivo, evitando conflitos?
  • Tenho me adaptado às experiências que a vida me apresenta?
  • Estou numa fase propícia para alcançar determinadas metas e agir com praticidade?
  • Como tenho lidado com o dinheiro?

O que significa sonhar com rato?

O significado de sonhar com rato depende do contexto e do que acontece no sonho. Uma informação muito importante sobre qual rumo determinadas tendências podem tomar é perceber a forma que o ego-onírico (você no sonho) age em relação a certo simbolismo, neste caso, com o rato.

A seguir, veja algumas das principais explicações sobre o que é sonhar com rato.

Sonhar que está interagindo com o rato

Se no sonho você está interagindo de maneira imatura com o rato, como, por exemplo, agindo em conjunto para invadir algum local, tenha cuidado na vida real para não entrar em algum esquema perigoso que possa gerar prejuízos a você através de ações furtivas ou enganosas. Mude sua postura e tome outra decisão.

Sonhar com rato correndo

Se você sonhar com rato correndo e que você foge com aversão dele, pergunte-se até que ponto — diante do contexto desta cena — você está evitando algo que pode lhe roubar a energia ou mesmo trazer prejuízos financeiros.

Ou se você está se recusando a se adaptar às condições de sua vida neste momento, ou mesmo desperdiçando a oportunidade de ser mais prático.

Sonhar com muitos ratos

Se o número de ratos é grande no sonho, o inconsciente pode estar lhe dizendo que é para prestar ainda mais atenção ao simbolismo desse animal.

Será que não está se excedendo numa atitude de vítima ou de esperteza imatura ao fugir dos desafios da vida? Será que está exagerando num comportamento que, no fundo, está roubando sua energia vital e lhe tirando a disposição de correr atrás de suas metas?

Claro que isso pode representar que você está realmente comprometido em buscar a cura (ou solução) para algum problema (de saúde ou financeiro) com que está se deparando.

Para encontrar a resposta correta, você precisará sentir qual significado do rato mais lhe impactou.

Observe o local do sonho com rato

O ambiente em que o rato se encontra pode retratar a área da vida em que uma dessas características poderá ser vivenciada.

Por exemplo, se foi no ambiente de trabalho, tente refletir se você não está querendo enganar alguém, manipular alguma situação a seu favor ou se não está negligenciando alguma tarefa importante.

Se está em casa, tente perceber se não tem assaltado a geladeira de madrugada e se excedido na comida — o que pode lhe deixar sem vitalidade, sem ânimo, com a energia vital roubada.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yub Miranda

Yub Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais