Significado de doenças do lado direito e esquerdo
Aparecimento de doenças do lado direito e esquerdo tem a ver com a forma como você manifesta sua energia masculina e feminina
Por Roberta Struzani
Quando uma questão emocional é arquivada e não resolvida, ela se manifesta no corpo de alguma forma. Na maioria das vezes, por meio de doenças do lado direito e esquerdo.
Em outras palavras, isso significa que toda doença tem uma causa emocional desencadeante. Quando somamos os estudos da medicina e da psicologia, chamamos essa base de psicossomática.
No entanto, não são apenas as razões psicológicas que devem ser consideradas. O lado do corpo no qual determinado problema se manifesta também tem uma razão.
Quem aponta é a Medicina Chinesa. E, conhecendo as origens das doenças do lado direito e esquerdo, você pode tratá-las de forma mais assertiva.
O significado das doenças do lado direito e esquerdo
A Medicina Chinesa nasceu há cinco mil anos. Ela traz o conceito de que o lado esquerdo representa o masculino, nomeado como “energia yang”. Já o lado direito representa o feminino, chamado de “energia yin”.
A psicologia do psiquiatra e psicanalista suíço Carl Jung (1875-1961) também nos aponta para a manifestação de animus e anima em nós. O primeiro como sendo a representação do masculino, e o último, do feminino.
Assim, as doenças do lado direito e esquerdo dão uma pista sobre suas questões emocionais não resolvidas.
Doenças do lado esquerdo: problemas com os homens de sua vida
As doenças que se manifestam do lado esquerdo do corpo estão correlacionadas aos homens, como marido, namorado, irmão, filhos, ex-parceiros, amigos, etc. Mas, principalmente, com o pai. Afinal, ele representou a primeira energia masculina em nossa vida.
Todo sentimento de abandono, rejeição, dor, trauma ou dificuldade com figuras masculinas pode gerar bloqueios relacionados ao lado esquerdo de seu corpo.
Ou seja, as disfunções que ocorrem deste lado estão correlacionadas a excessos de responsabilidade, culpa, racionalidade, agressividade ou inflexibilidade. Essas são características típicas de um masculino que está em desequ.
Alguns exemplos
Mulheres que desenvolvem cisto no ovário esquerdo, possivelmente, tiveram um pai ausente. Por isso, precisaram ser o “homem da casa”. E, assim, doam-se demais às outras pessoas, esquecendo-se de si mesmas.
Como forma de compensar a falta paterna em suas vidas, elas reproduzem este homem em si mesmas. Então, passam a fazer tudo e assumem a maior parte das tarefas. O problema é que esquecem de pedir ajuda, mesmo quando é necessário.
Outra possibilidade é de uma mulher que reproduz um nódulo no seio esquerdo. As mamas representam o amor e são a parte do corpo que tem a função de doar e receber. O fato do problema ter surgido deste lado pode sugerir uma pessoa que, ao invés de receber atenção, cuidados e nutrição emocional do pai, se sentiu “sugada” por esta pessoa.
Ou ainda, quando o pai cobra excessivamente de um filho e esta pessoa começa a se sentir sobrecarregada. Neste caso, é comum que o nervo isquiático, do lado esquerdo, sinta os efeitos. Isso dá origem ao que as pessoas popularmente chamam de “nervo ciático” – que, na verdade, só recebe este nome quando está inflamado.
Este nervo tem relação direta com as sobrecargas que sentimos na vida. Quando não nos sentimos capazes de resolvê-las, ele inflama, simbolizando esta “trava” em nosso caminhar.
Doenças do lado direito: um feminino ferido
Já as doenças que se manifestam do lado direito têm relação com as mulheres da sua vida, como irmãs, tias, amigas, filhas e, principalmente, a mãe. Portanto, essas disfunções estão relacionadas às mágoas, ressentimentos, carência, dependência, etc. Essas são características típicas de um feminino em desequilíbrio.
Por exemplo, é no útero que reside todas as nossas memórias ancestrais. Quando somos geradas no ventre de nossa mãe, “absorvemos” as memórias celulares que residiam nela.
Estas memórias são fruto não apenas de suas experiências de vida, como também da carga genética que ela “herdou” de sua avó. O mesmo aconteceu com sua avó em relação à bisavó e assim por diante.
Portanto, quando você acumula em seu útero problemas relacionados às mulheres da sua família, é natural que o útero adoeça.
Se uma mulher desenvolve um mioma uterino do lado direito, significa que ela vem acumulando, neste órgão, sentimentos que enfraquecem seu feminino, como baixa autoestima e amor-próprio. Ela desvaloriza a si mesma e isso a impede de ser fértil na vida.
Esta pessoa busca ser perfeita em tudo para tentar ganhar elogios e reconhecimento de fora, suprindo, assim, a falta de autoaceitação.
Como tratar doenças do lado direito e esquerdo
Os pensamentos e as emoções que influenciam na nossa vida são 5% conscientes e 95% inconscientes. Ou seja, os sentimentos são como icebergs, que só vemos a pontinha.
Portanto, as situações que não foram olhadas por nós se manifestam no corpo em forma de doenças do lado direito e esquerdo. Isso acontece como uma tentativa de nos proteger, já que, assim, precisaremos olhar para elas e resolvê-las.
Toda doença exige um tratamento médico e alopático. Mas também é de extrema importância descobrir qual raiz psicológica desencadeou essa manifestação no corpo.
Por isso, indico que toda mulher se submeta a alguma técnica de limpeza uterina, como a Reconsagração do Ventre, para se libertar dessas memórias presas em seu corpo.
A Reconsagração é um processo que traz à tona os aspectos inconscientes que estão afetando nossa vida. Isso faz com que possamos olhar para a questão com mais cuidado. E mais, nos ajuda a limpar e eliminar essas emoções nocivas.
Assim, nos libertamos da culpa e dos medos inconscientes, exercitando o perdão e a compreensão pela nossa história. Se eliminarmos a causa raiz do problema, aceleramos o resultado de qualquer tratamento.
Afinal, são os medos submersos da mente que nos impedem de nos entregar ao amor, ter uma boa relação sexual, prosperar na vida, ter bons relacionamentos e alcançar nossos sonhos.
Buscar essa cura é um ato de amor próprio, ao nosso corpo e à nossa vida!
Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.
Saiba mais sobre mim