Pesquisar
Loading...

Quando começa Mercúrio retrógrado e como se preparar

Saiba o que é bom fazer antes de Mercúrio Retrógrado começar, e prepare-se para essa fase que pode ter problemas na rotina

Atualizado em

Para se preparar para este evento astrológico que mexe tanto com o nosso dia a dia, você precisa saber quando começa Mercúrio retrógrado. Assim, você tem tempo de entender que parte da sua vida pode receber esse trânsito e deixar tudo organizado para ser o mais leve possível.

Em 2024, Mercúrio retrógrado começa em abril, agosto e novembro. Veja abaixo as datas e os signos e aprenda a se preparar e aproveitar o lado bom deste trânsito astrológico.

Sim, porque quando começa Mercúrio retrógrado podem ocorrer problemas na rotina, mas também todos nós temos a oportunidade de revisar a parte da nossa vida em que o planeta “estacionou” neste período. Às vezes, pode até acontecer de você ter de reviver algo que parecia ter ficado no passado, mas que não tinha sido totalmente resolvido.

Quando começa Mercúrio retrógrado?

Em 2024, o trânsito de Mercúrio retrógrado começa nas seguintes datas:

  • 1º de abril (e termina em 25 de abril): será no signo de Áries.
  • 5 de agosto (e acaba em 28 de agosto): ocorrerá no signo de Virgem, regido por Mercúrio. Quando isso acontece, o trânsito tende a ser ainda mais intenso.
  • 25 de novembro (e finaliza em 15 de dezembro): acontecerá em Sagitário.

Como se preparar para Mercúrio Retrógrado?

A astróloga Naiara Tomayno reuniu 8 dicas para que você possa aproveitar os dias que antecedem Mercúrio Retrógrado. Então, veja a lista do que é bom fazer antes do próximo Mercúrio retrógrado de começar:

  1. Adiantar assinatura de contratos: se deixar para durante o fenômeno, pode ser que o contrato não saia exatamente como você previa.
  2. Trocar ou comprar eletrônicos e compras online mais importantes: a chance de dar problema durante a retrogradação é maior.
  3. Produtos cuja entrega precisa ser em uma data específica: com Mercúrio retrogradando, pode atrasar ou se perder pelo caminho.
  4. Mudança de casa: já não é fácil com Mercúrio direto, imagina retrógrado!
  5. Adiantar conversas ou situações nas quais você precisa cobrar algo de alguém: a comunicação pode ficar bem confusa durante esse período.
  6. DRs nos relacionamentos amorosos: pode ser mais difícil chegar num denominador comum entre colocar o que você quer e agradar a outra pessoa.
  7. Negociação de valores: todo tipo de combinado ou contrato que envolve negociações de valores e condições que precisa de um bom julgamento, como, por exemplo, fiscalizações no comércio, precisam que a comunicação seja clara e direta, podendo não funcionar na retrogradação de Mercúrio.
  8. Faça backup de seus dados: você não quer perder tudo por um esquecimento né?

Mercúrio retrógrado é bom?

É importante lembrar que para além de problemas, o período da retrogradação é um momento de revisão. Então, você pode (e deveria) aproveitar o momento para repensar projetos, revisar textos, rever acordos, reavaliar relacionamentos, etc.

Trata-se de um momento bom para refletir, não para tomar iniciativas — esse é o segredo. Aqui você entende de fato o que é Mercúrio retrógrado.

Além disso, Mercúrio retrógrado pode ser muito benéfico em relação a vários aspectos da vida. Por exemplo: 

  • Se você escreve e deseja revisar coisas que já fez, o momento é esse.
  • Se você souber usar o período como uma autoavaliação, para se planejar melhor e precaver erros, pode ser incrível.
  • É ideal para reflexão.
  • O pensamento pode ficar mais devagar. Não se cobre! Aproveite e vá com calma!
  • Pense: como você quer melhorar seu dia a dia?
  • Cuidar da rotina.
  • Testar sua flexibilidade para quando as coisas não saem como previsto.
  • Rever hábitos que não te fazem bem — e tirá-los da sua rotina.

Quando começa na sua vida

Mercúrio retrógrado pode “se comunicar” com o seu Mapa Astral e isso gera previsões para além das gerais, como você leu acima. E como saber o que especificamente você pode viver durante esse trânsito astrológico?

Só no Personare você acessa gratuitamente conteúdo personalizado e exclusivo sobre Mercúrio Retrógrado. Para isso você precisa:

  • Acessar aqui o Horóscopo Personalizado. Essa é uma análise profunda sobre a comunicação do céu de hoje com o seu Mapa, ou seja, uma análise traz previsões e dicas bem mais assertivas para você, que vai muito além do signo.
  • Então, no menu de trânsitos, você vai procurar por Mercúrio. Mostrará Mercúrio em uma casa astrológica.
  • No seu Mapa Astral, Mercúrio está em uma casa e em um signo. Isso nunca muda. Porque o seu Mapa é uma “fotografia” do céu do momento em que você nasceu. Mas hoje, Mercúrio e os outros planetas podem “conversar” com diferentes áreas da sua vida e isso está no Horóscopo Personalizado.
  • Ao acessar seu trânsito de Mercúrio, perceba haver uma previsão específica para Mercúrio Retrógrado. Essa previsão personalizada você só encontra no Personare.
  • Veja no exemplo abaixo como aparecerá para você. Nesta imagem, perceba que a pessoa viverá Mercúrio Retrógrado na casa 12, ou seja, todos os significados da retrogradação mercuriana se projetam sobre os assuntos dessa casa. Para você entender os assuntos e significados das casas astrológicas, veja este guia aqui.
faltam 10 dias para mercúrio retrógrado

Quando Mercúrio está retrógrado, os assuntos da casa por onde o planeta está passando podem estar mais sujeitos a atrasos e confusões, requerendo muito mais atenção da sua parte. É aí que entra a preparação — que você pode fazer nesses próximos dias.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim