Pilates para crianças
Prática corrige a postura e aumenta concentração dos pequenos
Por Roberta Struzani
Os pais e mães modernos tem um cuidado cada vez maior na escolha das atividades desenvolvidas pelos filhos, sempre buscando algo que possa ser feito por eles agora e que poderá beneficiá-los no futuro. Nesse sentido, a procura pelo Pilates tem crescido, pois além de trabalhar o corpo da criança, com fortalecimento de grupos musculares importantes na estrutura postural, também trabalha o equilíbrio, a consciência corporal e a mente.
No Pilates a mente é trabalhada através da concentração, que se faz necessária para sentir o movimento correto. E também da respiração e dos movimentos que são mais lentos e requerem uma aquietação da mente para conseguir realizá-los. Entre os benefícios da prática estão a redução do sedentarismo e da preguiça e o aumento da concentração e atenção. As diferenças na qualidade de vida da criança são notáveis em muitos aspectos, inclusive na melhora do sono e da digestão.
Foi nos Estados Unidos, em 2006, que surgiu a ideia de adaptar o método Pilates para as crianças. Fisioterapeutas, educadores físicos e instituições levaram o método para as escolas públicas americanas e a campanha obteve resultados positivos, principalmente no que diz respeito à queixa de dores nas costas, causadas pelo excesso de peso das mochilas.
Como funciona o Pilates para crianças?
Pela variedade de instrumentos e técnicas, as crianças veem o Pilates como uma brincadeira. São utilizados acessórios como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua, aliados com atividades lúdicas, além de movimentos que compõem o universo infantil como cambalhotas, trilhas sobre objetos que desafiam o equilíbrio, jogos com bolas de diversos tamanhos e até passos de dança. Costumam ser usados também os equipamentos do Pilates como Reformer, Trapézio, Cadeira Combo e Barril, com o cuidado de não permitir que aja sobrecarga para a criança.
Enquanto são aplicadas as técnicas com os pequenos, eles também podem ser orientadas sobre o que estão fazendo, qual parte do corpo se está trabalhando e como fazer para melhorar a postura na frente do computador, da televisão e nas cadeiras das escolas, trazendo uma visão mais consciente para as crianças e, consequentemente, para as próximas gerações.
O Pilates é indicado a partir de qual idade?
O profissional de Pilates está apto a adaptar o método a qualquer idade, mas o mais comum é trabalhar com crianças a partir dos quatro anos.
O Pilates traz a criança para a idade cronológica correta, evitando o amadurecimento precoce que se encontra atrás da tela dos computadores, da responsabilidade excessiva em tantas matérias e informações da escola e do dia a dia. Dessa forma, ajuda a evitar doenças de gente grande como eeestresseee, depressão e ansiedade.
Outro benefício é que a criança descarrega as tensões tanto físicas como psicológicas na atividade, sendo capaz de encarar o mundo com mais facilidade, mais energia e, consequentemente, mais felicidade.
Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.
Saiba mais sobre mim