Pesquisar
Loading...

O que é TPM? Entenda os significados emocionais da dor que você sente

Entenda melhor o que é TPM e o significado de cada dor que você sente. Aprenda a viver essa fase com menos sofrimento ao tratar suas emoções

Atualizado em

Se você chegou aqui, provavelmente, tem ou conhece alguém que tenha TPM. Ainda que a maioria das mulheres passe por isso, nem todas sabem explicar, exatamente, o que é TPM.

Por isso, neste artigo, você vai entender melhor o que essa questão traz para sua vida. Sim, as dores e a irritação estão ali por um motivo, mas (spoiler!) você pode optar por não tê-las ou, pelo menos, amenizá-las.

Na verdade, a Tensão Pré-Menstrual (TPM) pode ser entendida como uma autoterapia mensal. Afinal, ela traz à tona todas as verdades que você se recusa a enxergar. 

E as emoções chegam numa dose abundante e intensa, justamente para que você olhe para elas. Então, vamos entender melhor o que é TPM, aprender a fazer as pazes com a sua menstruação ao combater os problemas desse período.

Antes de falar sobre o que é TPM

Embora, culturalmente, tenhamos o desejo oculto (e até infantil) de que a vida seja sempre linear, ou seja, sem qualquer problema ou dificuldade, a realidade está longe de ser assim. 

Quando você repara no seu ciclo menstrual, consegue ver o quanto se assemelha com a natureza e faz parte dela. Perceba que tudo no mundo tem um ciclo de vida-morte-vida ou nascimento-crescimento-plenitude-declínio. 

Algumas pessoas costumam chamar isso de “círculo infinito”, já eu chamo de espiral, pois a cada ciclo você sempre evolui e se transforma.  

O ciclo menstrual é uma verdadeira dança no corpo humano feminino conduzida de acordo com as alterações hormonais que ocorrem em cada fase. Cada hormônio do corpo influencia um tipo de sentimento diferente e, biologicamente, todo nosso corpo responde a este sentimento.  

Por exemplo, o período fértil é o momento de preparação do corpo para a fertilidade. Nessa fase, todo nosso instinto, corpo e humor ficam voltados para a reprodução. 

É quando o hormônio estrogênio está em alta, tornando a vagina mais hidratada, lubrificada e irrigada. E isso aumenta a sensibilidade e o desejo por estímulo local. 

Ainda na ovulação, liberamos naturalmente feromônio pelos poros do corpo. Isso atrai os pares amorosos, deixa o timbre de voz mais suave, o cabelo mais sedoso e os olhos mais brilhantes. Biologicamente falando, na ovulação, somos verdadeiramente uma “armadilha amorosa”.  

E o que é TPM? É a fase na qual podemos “repelir” as pessoas, já que ficamos mais raivosas, irritadas e intolerantes. 

Isso é ruim? Nem sempre! Como nosso corpo é perfeito, existe uma razão para que isso aconteça.

O que é TPM: Tempo de Poder Feminino 

Mesmo os sentimentos tidos como “negativos” podem trazer grandes oportunidades de crescimento. Por exemplo: o impulso de raiva pode ser a saída para nos tirar da inércia, já o medo pode nos impedir de embarcar em situações tóxicas. E por aí vai. 

Portanto, o que é TPM se não a oportunidade enxergar as profundezas do seu mundo? Ela não deve ser vista como algo ruim, afinal, é muito necessária.  

A TPM tem o poder de nos mostrar quem somos, nos ensinando a colocar limites necessários e nos respeitar em primeiro lugar. Ela é a voz da sua essência, que se recusa a ser passiva, submissa, escrava de um trabalho ou calada diante de maus tratos ou injustiças. 

Quando perguntarem o que é TPM, diga que é um grito de liberdade, que tira tudo do lugar e bagunça aquilo que você mantinha arrumado por conveniência. Ao fazer isso, são reveladas as verdades, respostas e saídas que moram em cada mulher. 

Quando a TPM se torna nociva?

Por mais que a TPM traga essas oportunidades de enxergar as mentiras que você vem se contando, muitas vezes, existe uma resistência enorme (e inconsciente) de aceitar esse processo. É quando o medo te paralisa, a raiva te domina, o controle te sufoca e a preguiça te deixa exaurida. 

Nesse ponto, você começa a resistir às mudanças que a vida impõe, o que encontra reflexo na resistência da própria TPM. Então, todos os incômodos tornam-se mais fortes e desproporcionais, causando destruição por onde você passa.  

É quando você precisa de ajuda. Afinal, essas características sinalizam que existe uma raiz emocional para as resistências contra suas sombras. E, para descobrir isso, ou melhor, para limpar isso, a ferramenta mais eficaz chama-se Reconsagração do Ventre.  

Limpeza natural do corpo 

A menstruação é, por si só, uma ferramenta natural de limpeza das emoções. Todo mês, nosso sangue menstrual limpa o excesso de emoções acumuladas naquele período. Os próprios coágulos e as cólicas são uma representação de um mês com uma intensa limpeza.  

Porém, não basta a menstruação. É preciso limpar memórias de traumas, mágoas, falta de perdão, abusos, dificuldades familiares, ressentimentos, etc. 

Caso contrário, esses registros, ficam reverberando nos seus comportamentos, pensamentos, vida amorosa e sexual. Em casos mais graves, podem se materializar na forma de doenças íntimas, como candidíase, ovários policísticos, infecção urinária, endometriose, etc.  

A Reconsagração do Ventre é o primeiro passo para qualquer reabilitação, já que a vivência tem o objetivo de tirar de si toda a sobrecarga emocional acumulada neste órgão. Quando resolvemos o problema-raiz, que são as emoções, os resultados tendem a ser mais rápidos e profundos.   

Técnicas para amenizar os sintomas da TPM  

Agora que você já tomou consciência sobre o que é TPM, vou apresentar algumas técnicas que podem ser realizadas para amenizar os sintomas nocivos deste período.

1. Chás naturais

Um dos sintomas mais comuns da TPM é a tristeza, associada a ansiedade, estresse e, em casos mais graves, estados depressivos. Para isso, existem dois recursos naturais muito eficazes. São eles:

Valeriana

A Valeriana é uma planta medicinal muito eficaz na diminuição dos sintomas físicos e emocionais da TPM. Ela atua como um excelente calmante, amenizando estresse, irritação e ansiedade. Além disso, age como facilitador do sono.

A tintura de valeriana pode ser feita em farmácia de manipulação e ministrada durante a TPM até o fim da menstruação ou até a diminuição dos sintomas. 

Como usar: Podem ser utilizadas cerca de 30 gotas da tintura de Valeriana em um copo com água. Ela tende a aliviar as emoções instantaneamente. 

Faça uso de 3 a 5 vezes por dia, de acordo com suas necessidades. Se souber o dia em que menstrua, a Valeriana pode começar a ser ministrada cerca de 3 dias antes.

Outra opção é usar em chá, na medida de 1 colher de sopa de Valeriana para cada 1 xícara de água:

  • Ferva a água. 
  • Depois de desligar o fogo, coloque a erva na água e tampe a panela, deixando agir por 5 minutos. 
  • Coe a mistura e tome o chá. 

Você pode consumir até 3 xícaras do chá por dia, 3 dias antes de menstruar ou quando começar a sentir os sintomas da TPM. Mantenha o uso até sua menstruação ou os sintomas cessarem.

Contraindicações: apesar de natural, a erva não deve ser utilizada em alguns casos.

  • Pessoas com pressão baixa, pois a Valeriana pode diminuí-la ainda mais. 
  • Se estiver tomando o medicamento loperamida, pois a interação com Valeriana pode causar delírios. 
  • Cancele a ingestão de álcool enquanto fizer uso do chá de Valeriana ou os efeitos da bebida alcoólica serão potencializados.

Lavanda, Camomila e Folhas de Maracujá

Os chás de Lavanda, Camomila ou Folhas de Maracujá também contribuem positivamente para amenizar tristeza, estresse e ansiedade. 

Para preparar o chá, use 50g da planta para 1 litro de água.

  • Ferva a água. 
  • Depois de desligar o fogo, coloque a erva na água e tampe a panela, deixando agir por 5 minutos. 
  • Coe a mistura e tome o chá. 

Você pode consumir até 3 xícaras do chá por dia, 3 dias antes de menstruar ou quando começar a sentir os sintomas da TPM. Mantenha o uso até sua menstruação ou os sintomas cessarem.

Cada mulher se adapta com um recurso diferente. Isso acontece porque cada planta tem uma propriedade em especial que, muitas vezes, é exatamente o que seu organismo estava desejando. Portanto, é preciso testar qual recurso funciona melhor no seu caso.

2. Alimentação regrada

Mesmo que sua alimentação não seja regrada, na fase da TPM ela deve ser. Afinal, alguns alimentos intoxicam seu corpo nesta fase e aumentam a produção de hormônios nocivos.

Veja quais não são recomendados e como substituí-los para ajudar na liberação de neurotransmissores positivos e na desintoxicação:

Café e chá mate

São ricos em cafeína, logo, causam maior agitação. Isso contribui para a alteração de humor e retenção de líquidos, que já é comum nesta fase. Se você tem como hábito consumir esse tipo de bebida, é aconselhável diminuir ou cessar completamente o consumo dias antes da menstruação chegar. 

Sugestão de substituição: energéticos em pó, cuja base não é cafeína, podem ajudar. Outra estratégia é consumir banana, rica em magnésio e complexo B. Isso ajuda a regularizar o organismo em geral, trazendo mais prazer e disposição.

Refrigerantes 

Ajudam a reter líquidos, intoxicando ainda mais o organismo. E, quanto mais intoxicadas, mais irritadas nos perceberemos. 

Portanto, evite refrigerantes se quiser driblar a irritabilidade típica da TPM.

Frituras 

Causam mal-estar, ajudam a reter líquidos e prejudicam o funcionamento do intestino. Este, inclusive, se correlaciona diretamente com o mau humor.  

Chocolate

Quem sabe o que é TPM tem o chocolate como um verdadeiro tesouro, pois o cacau traz alívio instantâneo e libera serotonina. Mas, neste caso, vale reforçar que não é recomendável ingerir mais do que 50g de chocolate por dia.

Além disso, deve-se dar preferência ao chocolate amargo, que tem maior quantidade de cacau e é, portanto, mais saudável. Outros tipos de chocolate possuem mais gordura e açúcar, aumentando o cansaço e a retenção de líquidos.

Por outro lado, os alimentos abaixo podem ajudar muito no combate aos sintomas da TPM:

  • Pão integral e Aveia: ricos em fibras, ajudam a limpar o organismo.
  • Couve: acalma o sistema nervoso e normaliza o humor. Uma boa forma de usá-la é no suco verde, pela manhã. 
  • Castanha: por ser rica em Ômega 3, ajuda a eliminar os radicais livres e combater a retenção hídrica e a irritabilidade.

Vale reforçar que, para um melhor e mais personalizado acompanhamento nutricional, é imprescindível buscar aconselhamento com o(a) nutricionista de sua confiança.

3. Controle do inchaço

Como já falamos, um dos sintomas mais visíveis da TPM é o inchaço. Ele carrega toxinas pelo corpo, que ficam no interstício (cavidade sob a pele) sem serem drenadas. E essas toxinas mal filtradas nos deixam intoxicadas e irritadas. 

Vale lembrar que todos os líquidos do nosso corpo simbolizam emoções. Portanto, reverter o quadro de inchaço tem relação direta com a melhora da irritação.

Por isso, fiz uma listinha de alimentos que são diuréticos, como sucos verdes e alguns chás. Eles vão ajudar (e muito!) a combater o inchaço que incomoda a todas nós que sabemos o que é TPM. São eles:

  • Chá verde: de gengibre e cavalinha, ajuda na diminuição de retenção hídrica.
  • Suco da casca do abacaxi: além de diminuir a retenção hídrica, é calmante e diminui o estresse e a TPM no geral. Basta deixar a casca do abacaxi em repouso na água por cerca de 3 horas ou de um dia para o outro. Coe a água e ingira-a. Outra possibilidade é bater a casca do abacaxi com essa água, coar e beber.

4. Atenção à ovulação

Nosso estado de espírito durante a ovulação está intimamente ligado aos sintomas que teremos na próxima TPM. Portanto, atente-se aos seus comportamentos e emoções durante seu período fértil.

Uma das formas mais eficazes de acompanhar seu ciclo menstrual, humores e comportamentos é pelo Calendário Menstrual e Lunar. Esta é a ferramenta mais poderosa de autoconhecimento e tomada de decisões.

Adeus às emoções causadoras da TPM

Como disse no começo deste texto, toda disfunção física associada ao útero, canal vaginal ou sistema reprodutor feminino tem ligação com o que você guardou nesses órgãos ao longo da vida. As memórias emocionais de tudo que viveu no amor, na cama, na maternidade (seja como filha ou mãe) e na sua identidade ficam acumuladas na forma de registro celular nesses órgãos. 

Portanto, todo medo, trauma ou dificuldade ficam instalados no útero e podem favorecer o desequilíbrio fisiológico da nossa flora vaginal. Isso tende a aumentar a possibilidade de surgir qualquer disfunção íntima, como a TPM.

A técnica mais eficaz para limpar seu útero e vagina dessas memórias é a Reconsagração do Ventre. Este é um trabalho terapêutico de limpeza e expurgo das emoções acumuladas no útero e canal vaginal, que dão origem a bloqueios sexuais, problemas amorosos e doenças íntimas.

Esse método é feito online e em uma única vivência. Nele, realizamos práticas de pompoarismo e respiração para melhorar sua saúde genital e “puxar” as memórias instaladas no seu útero e na sua vagina. Além disso, em outros momentos, te conduzo em exercícios meditativos.

Por fim, o útero reage à Reconsagração e começa a se contrair para expulsar as memórias. O processo é tão forte que a maioria das mulheres sente cólicas durante a vivência, por conta das contrações de expulsão.

Viu como não precisa ficar assustada(o) quanto à questão o que é TPM? Nosso corpo, perfeito, tem razão para tudo. Basta conhecê-lo e amá-lo!

Roberta Struzani

Roberta Struzani

Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.

Saiba mais sobre mim