Novo tratamento para queimaduras
Estudos desenvolvem pele artificial para reabilitar pacientes
Por Personare
Um estudo australiano está desenvolvendo pele artificial para recuperar pacientes que sofreram graves queimaduras. Segundo a dermatologista Gabriela Casabona, a Universidade de Campinas (Unicamp) também está debruçada sobre a mesma pesquisa, ainda em fase inicial. A ideia é utilizar células-tronco retiradas da pele sadia do próprio paciente e injetá-las em células de laboratório conhecidas como queratinócitos e fibroblastos. O objetivo é formar um tecido de pele diferenciado e depois aplicá-lo no local danificado. As queimaduras muito extensas podem danificar não só a pele, como também gordura e músculos.
Para entender melhor, o estudo pode ser comparado à uma receita de bolo. A mão do cozinheiro funciona como as células-tronco. É ela que dá liga ao ovo e à farinha, representados pelos fibroblastos e queratinócitos, e consegue moldá-los no formato desejado para ir ao forno. “Em casos muito graves, as células da pele não têm o poder de recuperar toda a área lesada sozinhas. Para reabilitar essas áreas são necessários diversos mecanismos, como a liberação de hormônios de crescimento celular específicos. No caso do estudo, isso é feito pelas células-tronco. São elas que enviam a informação necessária para que essas estruturas se regenerem”, explica a especialista.
Até pouco tempo, o tratamento para pacientes com queimaduras profundas era feito por meio de enxerto. Como nesses casos a cicatrização demora cerca de três meses ou mais, eram retirados pedaços de pele de partes sadias do corpo da pessoa, como coxas e atrás da orelha, por exemplo, e depois “colados” no local danificado. No entanto, atualmente já existem alguns curativos que permitem que a pele se recupere sem a necessidade dos enxertos, dependendo da extensão da área danificada. Se der certo, o novo estudo pode representar uma esperança para pessoas que tiveram queimaduras muito profundas e não possuem pele saudável suficiente para uma total recuperação.
Como proceder
As velhas receitas caseiras, como utilizar pasta de dente no local queimado, não devem ser utilizadas. O ideal é passar óleo de cozinha ou vaselina no local atingido para hidratar e proteger a pele. Em casos de queimaduras por produtos químicos, a recomendação é ir imediatamente ao posto de saúde mais próximo de casa. Nesses casos, até lavar o local com água pode piorar.
Nas queimaduras por contato – que acontecem por meio de água quente ou fogo – o calor esquenta rapidamente as proteínas da pele e as camadas naturais, como derme e epiderme, descolam e morrem. Vale lembrar que todo processo inflamatório gera líquido e bolhas. Se a queimadura for grave, áreas como músculos e gordura também podem ser atingidas. Nesse caso, o procedimento feito por um médico é lavar e retirar todas as partes danificadas e depois avaliar o tipo de tratamento que o paciente deve se submeter.
De acordo com Casabona, as três causas mais comuns de queimaduras são as provenientes de acidentes domésticos, manuseio indevido de fogos de artifício e água quente.
A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br
- Site: http://personare.com.br