Pesquisar
Loading...
Adriana Di Lima

O que é e como aproveitar o Ano do Tigre no Horóscopo Chinês

Veja o que diz a astrologia oriental chinesa e as dicas do Feng Shui sobre o Ano Novo Chinês

O que é e como aproveitar o Ano do Tigre no Horóscopo Chinês

2022 é o Ano do Tigre de Água Yang no Horóscopo Chinês. Vamos entrar no ciclo energético marcado por movimento e dinamismo. O que é e como aproveitar o Ano do Tigre no Horóscopo Chinês? Veja o que diz a astrologia oriental chinesa e as dicas do Feng Shui.

O Ano Novo Chinês é de fato um dos momentos mais esperados pelos chineses, pois é a festa mais importante da China. Ele também é conhecido como Ano Novo Lunar Chinês ou mais popularmente como Festival da Primavera.

A sua data é determinada de acordo com o calendário lunar, por isso o Ano Novo na China é comemorado em janeiro ou fevereiro, dependendo do ciclo de movimento lunar. Para o chinês, todo o entendimento da criação do universo é baseado na referência e no olhar sobre a própria natureza, dessa forma, o Ano Novo Chinês também se apropria dessa consideração.

O Ano Novo Chinês 2022 (veja tudo aqui!) tem duas datas. Pelo calendário solar, o Ano Novo chinês começa no dia 3 de fevereiro. Esse é o calendário usado como referência no Feng Shui e na Astrologia Chinesa Ba Zi. Pelo calendário lunar, o Ano Novo Chinês 2022 começa no dia 1º de fevereiro.

Como o Ano Novo Chinês é celebrado

O diferencial do Ano Novo na China é que ele tem uma duração de 15 dias de comemoração. Quanta festa! Esse período é extremamente importante para os chineses, pois é um momento que eles realizam uma pausa em seu trabalho e sua vida cotidiana super corrida para se dedicar às suas tarefas pessoais, e também para estarem em família.

Comunidades em toda a China e no resto do mundo tradicionalmente celebram o início do Ano Novo Chinês com uma apresentação de desfiles com dragões gigantes representando a força e a energia que virá.

Há também a tradicional celebração entre as comunidades de todo o mundo comemoram de forma muito especial:

  • a limpeza da casa é realizada de modo mais profundo, e significa que tirar o pó do ano velho abre caminhos mais fluídos para se preparar para o novo.
  • a casa é toda decorada com enfeites e cores em tons dourado e vermelho, pensa-se que as decorações afastam o mal e encorajam bênçãos, saúde e paz.
  • as famílias se reúnem para comer juntas, até as famílias chinesas distantes por longas distâncias se preparam para o encontro.
  • um jantar de reencontro de Ano Novo é uma parte obrigatória das comemorações.
  • um sacrifício é oferecido aos ancestrais para mostrar respeito – acredita-se que os ajude a se tornarem prósperos. Oferendas de comidas e bebidas são oferecidas a eles antes
  • outro costume muito importante entre as famílias é a distribuição de envelopes vermelhos com alguma quantia de dinheiro. Acredita-se que o dinheiro em envelopes vermelhos traga boa sorte, pois o vermelho é a cor da sorte da China. Assim, os pais costumam oferecer isso aos filhos. O “dinheiro da sorte” dentro deseja saúde e crescimento de seus filhos para o próximo ano.
  • a comemoração é estabelecida e demarcada com as famosas queimas de fogos, as famílias ficam acordadas na noite da véspera de Ano Novo para assistir aos fogos de artifício no local em que estão.

Porque cada Ano Novo Chinês é representado por um animal

Outra prática que se segue do ano novo chinês é a de relacionar cada ano a diferentes animais. Quando entra o ano novo, com a primeira Lua Nova do ano, um novo ciclo começa e cada ano é representado por um animal diferente.

Essa história é contada por uma lenda antiga oriunda do budismo. O conhecimento mais popular narra que numa ocasião em que Buda convidou os animais para uma festividade, somente 12 deles teriam aparecido.

Para homenageá-los, os anos passaram a ser conhecidos pela ordem de chegada de cada animal que é a seguinte: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Javali.

No conhecimento da astrologia oriental chinesa, cada animal representa aspectos da personalidade humana dependendo do ano de nascimento em que se nasceu.

Conheça aqui as características dos signos chineses!

Os signos chineses e os elementos

Os anos no calendário chinês seguem esse ciclo dos 12 animais nessa ordem, porém, a cada ano com cada animal há a correspondência de um dos 5 elementos que provém da Medicina Tradicional Chinesa.

São eles: a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água. esses elementos conferem a cada combinação entre o signo (animal) e seu elemento atuante no momento, características específicas que podem ser interpretadas e reconhecidas na personalidade de quem nasceu num determinado ano.

Por exemplo: uma pessoa que nasceu no ano de Javali de Metal é totalmente diferente de quem nasceu num ano de Javali de Madeira, e assim é com cada um dos 12 signos e seus elementos constitutivos naquele ano.

Depois de conhecermos um pouco dessa herança ancestral incrível a qual o calendário chinês e o ano novo se baseiam, vamos saber como será o ano novo chinês em 2022.

2022 é o ano do Tigre de Água Yang: o que isso significa?

As características de energias vinculadas ao Tigre são de movimento e dinamismo. Essa tendência pode acontecer de modo fora do comum para as ocorrências do âmbito global e cotidiano em 2022. A energia vigorosa e muitas vezes impulsiva desse signo pode contribuir para que o ano seja cheio de compromissos e acontecimentos.

É preciso ter atenção para que esse impulso de ação não se transforme em agressividade, pois naturalmente há essa tendência, já que este aspecto está na constituição do Tigre e ainda em sua forma Yang do elemento Água.

Como aproveitar essa energia vigorosa

A força empenhada nas realizações planejadas deve ser cuidadosamente observada para ser o mais equilibrada possível, sem desgaste desnecessário de energia, características do Ano do Tigre.

Nesse tempo, há tendência de estresse se você não der atenção a si, portanto, é muito importante buscar examinar qual seu limite físico e também emocional. Isso pode ser uma das chaves para assumir compromissos durante o Ano Novo Chinês 2022.

Como cada signo pode aproveitar o Ano do Tigre

astrologia oriental chinesa (saiba tudo aqui!) é um sistema cosmológico que considera tanto movimentos do sol quanto da lua para suas análises.

Nesse sistema, as principais Escolas Astrológicas apresentam métodos específicos que levam em conta as relações entre o Céu e a Terra, relacionando os 5 movimentos do Qi, também conhecido como os 5 Elementos e seus ciclos de energia Yin e Yang.

As técnicas astrológicas chinesas se relacionam ao calendário chinês e seu ciclo anual de 12 anos, o zodíaco chinês, popularizado na cultura ocidental através de seu horóscopo, representado por 12 animais.

Cada um deles tem características energéticas muito próprias que fazem relação entre a energia celeste e a energia terrestre, que atua de forma determinante na constituição de energia pessoal quando este animal se apresenta no ano em que nasceu.

Veja aqui as previsões para os signos no Ano Novo Chinês 2022

Como fazer uma leitura mais pessoal para 2022

A Astrologia Oriental Chinesa é um estudo amplo e profundo, tanto da constituição energética do indivíduo, quanto do reconhecimento das transformações e mudanças da constituição energética do planeta em relação aos ciclos de cada momento energético que a cosmologia compreende através dos astros e do movimento do universo.

Esse sistema tão rico possibilita o aprimoramento constante pessoal e sua relação com o cosmos, pode ser feito através de um Mapa de Constituição Energética, que é pessoal, com algumas informações do indivíduo capaz de reconhecer bloqueios que impedem o desenvolvimento do ser humano de forma integral.

Mais que conhecer e entender processos e influências externas somente, a Astrologia Oriental Chinesa oferece uma melhor compreensão de si e seu modo de relação com o mundo, propõem o sentido de uma presença imanente que ecoa vida nos detalhes mais intrínsecos do Ser, no seu tempo, no planeta onde habita.

Dicas do Feng Shui para o Ano Novo Chinês

Existe uma técnica de integração do Feng Shui Tradicional com a Astrologia Chinesa dos Quatro Pilares (entenda mais aqui). Nela, cada um dos 12 animais está associado a uma direção da bússola. A direção do Tigre é o Nordeste, mais especificamente os 15º do Nordeste mais próximos ao Leste.

Segundo a especialista em Feng Shui do Personare Aline Mendes, a direção ocupada pelo Tigre recebe, em 2022, o qi (sopro vital) de maior potência deste ano. Essa direção, conhecida no Feng Shui como Tai Sui, pode causar prejuízos a todos com quem sua energia não for compatível.

Perturbar a energia de Tai Sui pode trazer problemas sérios em todos os aspectos da vida, sejam financeiros, de saúde ou nos relacionamentos.

Veja na imagem ao lado a direção exata de Tai Sui em 2022.

Para encontrar a localização exata de Tai Sui na sua casa, veja aqui um tutorial gratuito que ensina como encontrar o Norte sem precisar de uma bússola, e como marcar os oito setores na planta baixa.

A seguir, Aline Mendes lista alguns cuidados que você deve ter na direção NE em 2022, para prevenir possíveis problemas gerados por Tai Sui:

  • Evite reformas, escavações ou excesso de barulho nesse trecho da sua casa ou local de trabalho. Quebrar paredes, cavar o solo, remover revestimentos e até mesmo furar a parede para prender quadros, são consideradas perturbações capazes de incomodar Tai Tui.
  • Se a perturbação for inevitável, use som de metal suave durante todo o período em que ela ocorrer. Você pode colocar no local uma caixinha de som tocando música instrumental de piano, violão ou harpa. Ou pode usar os Geosounds – Sons de cura para a Terra.
  • Algumas pessoas consideram o abrir e fechar da porta de entrada como uma perturbação suficiente para incomodar Tai Sui. Como prevenir é melhor do que remediar, você pode colocar um sino do tipo pin tibetano preso à sua porta, gerando o som metálico que pacifica Tai Sui cada vez que ela for movimentada.
  • No Feng Shui praticado em alguns países do Oriente, é tradição posicionar um par de pequenas esculturas do animal mítico Pi Yao (também conhecido como Pixiu) na direção de Tai Sui. Os animais devem ficar lado a lado, olhando para fora do imóvel.
  • Evite permanecer por longos períodos de frente para a direção Nordeste. Procure não posicionar sua mesa de trabalho de frente para essa direção. Simbolicamente, isso é considerado uma afronta a Tai Sui, mas a verdade é que você estará recebendo bem de frente, e incessantemente, toda a intensa energia do Tigre, o que pode desencadear alguns dos problemas associados a Tai Sui.

A direção oposta a Tai Sui é chamada de Sui Po, e está esse ano no Sudoeste, próximo ao Oeste. Também é preciso tomar alguns cuidados especiais com essa direção em 2022:

  • Assim como Tai Sui, a direção de Sui Po não deve ser perturbada com obras e barulho.
  • Mais uma vez, se a perturbação for inevitável, use som de Metal no local.
  • Você pode permanecer de frente para a direção Sudoeste por longos períodos. Isso significa que você estará de costas para Tai Sui, e isso não será um problema. Você terá a energia do Tigre te fortalecendo e protegendo sua retaguarda.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Adriana Di Lima

Adriana Di Lima

Professora e Consultora de Feng Shui e Astrologia Chinesa, agrega a Medicina e a Sabedoria Oriental Chinesa em atendimentos. Saiba mais