Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Pedra turquesa: significado e como usar

Pedra turquesa: significado e como usar

Pedra turquesa é conhecida pela cor azul e pode ser utilizada para nos sintonizar com energias de integridade e frescor, trazendo sensações ligadas à beleza e ao bem-estar

A pedra turquesa já foi considerada a pedra símbolo da Pérsia. Também foi muito usada pelos antigos egípcios, astecas, povos mesopotâmios, chineses e até pelos índios americanos, especialmente os Navajos.

Todos esses povos utilizaram a pedra turquesa por sua beleza e, principalmente, como amuleto para proteger de energias externas e sinalizar — por meio da mudança de tonalidade da pedra — o estado de saúde das pessoas. Neste artigo, você vai conhecer o significado da pedra e como usá-la.

Pedra turquesa: significado e cor

O significado da pedra turquesa é “vinda da Turquia”, e atualmente a relação entre o nome e a cor desse cristal ficou mais forte. Só a cor da pedra já encanta: entre o azul e o verde, tem uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante. Suas referências são sempre ligadas à beleza e ao bem-estar como, por exemplo, o mar turquesa.

Pedra turquesaAlém de ser bonita, a pedra turquesa verdadeira relaxa todo o sistema nervoso, acalma a mente e ajuda a verbalizar os pensamentos. Os benefícios da pedra turquesa estão em oferecer uma energia de paz, harmonia e equilíbrio, e pode também auxiliar pessoas a lidarem de forma apropriada com as situações difíceis da vida.

Como usar a pedra azul turquesa

A pedra preciosa turquesa combate a ansiedade e pode amenizar a dificuldade para dormir, o excitamento nervoso, a falta de fé em si mesmo, o negativismo, os pensamentos repetitivos e a inflexibilidade. Também melhora a qualidade de vida, pois trabalha o bem-estar físico e o aumento da imunidade.

Como se não bastassem todos esses benefícios, a pedra ainda nos anima a começar de novo, com forças renovadas e ideias novas.

A turquesa é indicada para os momentos em que nos sentimos sozinhos, e também nos ajuda a ser mais comunicativos, sensíveis e criativos. No geral, nos sintoniza com a energia de integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescor e limpeza.

A pedra e o signo

Muitas pessoas procuram pedras atreladas a um signo, mas a verdade é que isso desconsidera todo um momento da pessoa, os estados em que se encontra e desafios que enfrenta. Além isso, contar com uma ou duas pedras para uma vida toda, além de ser pouco, pode potencializar o que estaria em desequilíbrio na pessoa. Mesmo astrologicamente não somos somente nosso aspecto solar, somos um todo celeste, com o aspecto solar, o ascendente, a lua, e mais.

Pedra preciosa turquesa: uso em acessórios

Usar a Turquesa em acessórios, principalmente colares, pingentes e brincos, é muito proveitoso pois eles possibilitam o posicionamento das pedras próximas aos chakras de atuação potencial delas (veja mais abaixo). 

Uso nos chakras

Usada no chakra frontal (localizado entre as sobrancelhas), proporciona clareza nos pensamentos, aprofundamento no aprendizado e limpeza dos pensamentos repetitivos.

Use para meditar e/ou relaxar: coloque a pedra no chakra frontal, respire lenta e profundamente, de 15 a 20 minutos, e imagine que está inspirando um ar azul. Faça o exercício de duas a três vezes na semana.

Usada no chakra laríngeo (localizado na altura da garganta) ajuda a expressar o conhecimento por meio de palavras, desbloqueando inibições exageradas.

Use-a para meditar e/ou relaxar. Posicione-a na garganta, respire lenta e profundamente de 15 a 20 minutos e imagine que você está inspirando o ar azul. Faça o exercício de duas a três vezes na semana.

Por ser uma pedra macia, evite limpá-la na água (nunca a deixe de “molho”, por exemplo). Opte por deixá-la em cima de uma drusa ou sob o sol, de duas a três horas.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica. Saiba mais