Danielle Olivieri
Por Danielle OlivieriLeia em 5 min.27/10/2019 

Lenços e autoestima: empodere a mulher com câncer

Olhar para si mesmo com amor é fundamental para enfrentar o diagnóstico

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, que foi criado no início da década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, dessa forma contribuindo para a redução da mortalidade. Imagino que receber um diagnóstico como esse não deve ser nada fácil, tanto para a paciente quanto para a família. Aceitar e buscar tratamento é o primeiro passo nessa longa jornada e não permitir que o medo da doença paralise.

Eu já convivi com o câncer em alguns momentos e sei o quanto é doloroso. A primeira vez foi quando eu tinha 10 anos de idade, minha mãe teve um diagnóstico de câncer no cérebro, há 30 anos. Foi um momento muito difícil e até hoje ainda é, porque depois de todos esses anos, percebo que ela se entregou.

CARINHO E AMOR SÃO FUNDAMENTAIS

Na época ela operou e precisou fazer radioterapia. Devido à intensidade da radiação, para eliminar todas as possíveis células cancerígenas, seus cabelos na parte da frente nunca mais voltaram a nascer. Para sair em público, ela adotou o uso de faixas de malha que pediu para uma costureira amiga confeccionar, pois precisavam ser mais largas que as que eram vendidas nas lojas, para cobrir a parte onde não nascia mais cabelo. Ela também comprou uma peruca, mas usava apenas em festas ou eventos mais cerimoniosos, pois ela dizia que esquentava muito.

Mesmo sendo muito criança nessa época, eu conseguia perceber como o fato de não ter parte dos cabelos deixava minha mãe com baixa autoestima, não se cuidava, não se arrumava….sua vida se resumia a “cumprir” diariamente as funções de uma dona de casa , os cuidados com os filhos e marido. Percebi também como a falta de apoio e carinho do companheiro comprometem o tratamento.

Pesquisando sobre o tema, li muitos relatos de mulheres que dizem que lidar com o abandono dos seus companheiros foi pior do que receber o diagnóstico.. E atualmente sabemos que carinho e amor são tão importantes quanto o tratamento em si. Na verdade, são complementares.

MUDANÇAS NO CORPO SÃO UM DESAFIO

Quando decidi trabalhar como consultora de imagem e estilo, queria muito poder ajudar e empoderar mulheres que passam por este problema: a perda, mesmo que momentânea, dos cabelos e da feminilidade, devido à mutilação que a mastectomia promove. A consultoria tem como objetivo trazer autoconhecimento e consequentemente o resgate da autoestima.

Porém, uma das maiores dificuldades de quem passa por uma mastectomia é encontrar peças de roupas, sobretudo lingerie e moda praia. Existem algumas marcas especializadas nesse segmento que produzem sutiãs com enchimento e roupas de banho próprias, que são produzidas levando em consideração o conforto, a aparência e a proteção, pois também é preciso proteger a pele do sol.

No dia-a-dia é possível usar alguns recursos de moda para disfarçar o que não quer que seja visto, como tecidos mais estruturados, babados e detalhes como bordados. São alguns truques que podem adicionar volume onde não existe.

Para a perda dos cabelos, podemos incorporar o uso do lenço na rotina dessas mulheres, transformá-lo num acessório de empoderamento e beleza, sem contar que há diversas possibilidades de amarração, além de cores, que podem adicionar mais alegria ao visual.

O resgate da autoestima para uma pessoa que passou (ou está passando) por um tratamento de câncer, vai muito além da aparência em si e do disfarce das imperfeições. É uma questão de internalizar que se você está viva, deve se amar, se cuidar e olhar para si mesma com amor.

Algumas maneiras de usar o lenço:

  1. Pegue um lenço estreito e comprido.
  2. Posicione ao redor da cabeça de modo que a pontas se cruzem na parte de cima.
  3. Cruze as duas pontas na parte de cima da cabeça.
  4. Uma as pontas na nuca.
  5. Finalize com um nó simples.
  1. Pegue um lenço retangular e cubra a cabeça.
  2. Agora pegue uma ponta de tecido de cada lado.
  3. Junte as duas na nuca e dê um nós simples.
  1. Pegue um lenço estreito e longo.
  2. Passe sobre a cabeça e arremate com um nó na nuca.
  3. Faça um laço com o comprimento solto e deixe o resultado mais charmoso.
Danielle Olivieri

Danielle Olivieri

Danielle Olivieri é consultora de imagem e estilo, personal stylist, personal shopper. À frente da Trendit Consultoria.