O que significa sonhar com acidente?

Sonhos com acidente de carro são bastante comuns; veja exemplos e descubra o que podem representar | Glossário Personare

Sonhar com acidente, independentemente do tipo, apresenta um resultado frustrante ou chocante de uma determinada ação ou mesmo escolha. Simbolicamente falando, o modo como o sonhador conduz a vida pode estar demandando mais cuidado, atenção e responsabilidade.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com acidente

  • É você ou outra pessoa quem está dirigindo o veículo que sofreu o acidente?
  • Você está dentro ou fora do meio de transporte acidentado?
  • O acidente é bem impactante, causando muito estrago, ou é uma leve batida, com um impacto menor?
  • Alguém dirige o outro veículo que bate em você? Quem?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com acidente

  • Você está sentindo muita ansiedade? Tem se dirigido pela vida com bastante impaciência, agitação e pressa? Ou encontra-se sem energia e disposição para lidar com os assuntos do seu dia-a-dia?
  • Com tem se dirigido até determinado objetivo? Como tem se conduzido pela vida? Considera-se avançando, no controle das situações, ou lidando com obstáculos, pessoas e situações que impedem o seu progresso?
  • Tem cuidado da sua alimentação, da sua saúde? Tem feito exercícios físicos de forma exagerada ou está sem exercitar-se? Percebe a importância de movimentar o corpo?
  • Anda “trombando” com os objetos ao seu redor ou batendo de frente com certas pessoas, especialmente figuras de autoridade? Como pode agir de uma forma mais espontânea?
  • Considera que não se posicionar com tamanha veemência ou a partir de ideias fixas e inflexíveis pode melhorar sua vida em muitas áreas e “abrir seus caminhos” por meio de novas oportunidades de progresso?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com acidente:

Sonhar que dirige o veículo que sofre o acidente

Quando o sonhador está no comando do veículo que sofre o acidente, pode ser que ele esteja numa fase de mais consciência a respeito do seu modo de se conduzir pela vida.

Sonhar que não dirige o veículo

Caso não esteja dirigindo, existe a possibilidade de não estar assumindo a responsabilidade por certas ações e decisões, e algum complexo (comportamento habitual negativo) está levando a agir quase que mecanicamente, inconscientemente, diante de certas pessoas ou experiências.

Sonhar que conhece a pessoa que dirige

Nesse sentido, se você conhece a pessoa no sonho que está dirigindo, valerá a pena refletir sobre a possibilidade de estar reproduzindo certas características e atitudes negativas dela. Isso talvez esteja trazendo consequências, resultados e reações nada agradáveis para seu crescimento pessoal e seu progresso.

Sonhar que está envolvido com o acidente

Muitas vezes, estar envolvido no acidente pode indicar que você está com dificuldades de enxergar claramente uma situação que vem lhe prejudicando e gerando efeitos negativos.

Sonhar que está vendo o acidente

Caso esteja fora, vendo o acidente, você pode se encontrar numa fase em que está emocionalmente distante, a fim de evitar um modo de se conduzir pela vida que poderia trazer resultados negativos.

Sonhar que o acidente é impactante

Quando o acidente é bem impactante, o inconsciente está usando essa carga emocional para mostrar-lhe a urgência de fazer ajustes em seu modo de se comportar no dia-a-dia ou em alguma situação específica, porque o risco de se machucar (tanto emocional quanto fisiologicamente) é maior.

Sonhar que outra pessoa colide com você

Se for alguém dirigindo outro veículo que colide com você, é importante perceber quem é. Se conhecer, poderá saber o tipo de atitude (condizentes com o estilo de ser e agir dessa pessoa) que pode irromper em você e gerar conflitos em sua vida. Ou mesmo você poderá se defrontar com alguma divergência ou atrito com alguém ou um lado de sua personalidade (tal como uma tendência negativa, um hábito ruim).

Avalie sua forma de conduzir a vida

Caso o acidente tenha ocorrido no trânsito, mesmo que você não estivesse conduzindo o veículo, é preciso lembrar que cada pessoa, objeto, movimento ou cenário sonhado representa aspectos seus. Por isso, é importante não considerar-se excluído da mensagem do acidente apenas por não estar dirigindo o veículo que sofreu o impacto.

Então, quando tiver esse tipo de sonho, será muito valioso refletir melhor sobre a maneira de agir e direcionar-se rumo às suas metas. A sua forma de se comportar no seu trajeto existencial ou em alguma área da vida merece ser questionada, avaliada e ponderada. Se há muita pressa ou passividade, o trânsito é atrapalhado, isto é, a nível simbólico, sua vida pode não fluir adequadamente.

A tendência é dizer que os caminhos estão fechados. Mas será que não é a nossa falta de habilidade ou a sensação de não nos sentirmos preparados para avançar, progredir ou ir em direção a um objetivo que está travando nosso caminho? Com essa consciência, é possível desenvolver determinadas atitudes que superarão essas barreiras. E com uma postura reavaliada, também é possível abrir caminhos e tomar decisões, principalmente quanto ao ritmo e à qualidade do movimento, o que nos permite caminhar e locomover-nos de maneira mais sábia, autoconfiante e madura em nossa trajetória pessoal, profissional e afetiva.

Você cuida da sua saúde?

Outro ponto importante a ser observado diante de sonhos com acidente é o de refletir sobre como estamos cuidando do nosso corpo; afinal, ele é veículo da nossa alma. É através dele que nos locomovemos no dia-a-dia. Por isso, muitas vezes, sonhar com acidente tende a indicar um alerta sobre a saúde: o risco de pegar uma gripe, por exemplo, ou de ter uma baixa na energia e perder o ânimo e a vitalidade para cumprir com as tarefas e responsabilidades da fase em que se encontra ou está prestes a se envolver.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.