Yub Miranda
  • Por Yub Miranda
  • Leia em 3 min.
  • 06/08/2015
  • Atualizado em 02/03/2020 às 20:10

O que significa sonhar com abelha?

Ser picado por uma abelha, interagir com ela e abelha rainha: entenda o que significam estes e mais sonhos com o inseto | Glossário Personare

O que significa sonhar com abelha?

Sonhar com abelha pode indicar, devido ao seu rico simbolismo, a necessidade de dar atenção para detalhes importantes sobre a fase que o sonhador está vivendo. Além disso, pode apontar atitudes que, ao serem desenvolvidas, ajudam no momento.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com abelha

  • Você é atacado por uma abelha ou por um enxame?
  • Tem alergia a essa(s) picada(s) ou não sofre efeito algum?
  • Consegue identificar que tipo de abelha é (rainha, zangão ou operária) ou se sente mais ligado a uma delas?
  • Você se alimenta do mel?
  • Se lambuza ou enfrenta dificuldade para ingeri-lo?
  • Você apenas enxerga a colmeia ou interage com as abelhas?
  • Como você reage às abelhas?
  • Gosta delas, sente aversão, pisa ou mata a abelha?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com abelha

  • De que forma você tem cumprido com suas funções profissionais e tarefas cotidianas? Com organização ou desorganização? Como pode fazer para melhorar sua produtividade?
  • Tem consciência do que tem a contribuir para o todo? Qual é a sua tarefa existencial no plano maior?
  • Percebe-se numa fase em que tem questionado qual é a sua vocação e como exercê-la melhor?
  • Está desejando ter um filho? Almeja “fertilizar” algum projeto na área a que se dedica ou tem interesse em se enveredar?
  • Nota o quanto ter uma visão mais ampla sobre o que vem te angustiando ou desejando vivenciar pode ajudar-lhe a enxergar tal questão a partir de diversos ângulos?
  • Tem reagido com muita agressividade às pessoas? Considera-se provocado ou tem percebido a intromissão delas na sua vida? E, por isso, acredita que tem que manter a qualquer custo as suas opiniões e o seu espaço bem definido?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com abelha:

Sonhar que é atacado por abelhas

Ser atacado por uma abelha ou um enxame pode indicar que o sonhador vem relutando em fazer parte de uma equipe ou um time, ou evitando realizar um trabalho em grupo. Nesse caso, o inconsciente vem chamar-lhe a atenção de forma impactante (o ataque das abelhas) para contribuir coletivamente.

Sonhar que tem uma reação alérgica ao ataque de abelhas

Uma reação alérgica do sonhador ao ataque de abelhas pode retratar que ele está com uma predisposição a não se envolver num esforço em conjunto com outras pessoas, talvez por não saber bem como contribuir ou se sentir inferiorizado em relação aos integrantes do grupo. Pode também retratar que valerá a pena pensar se a influência de um grupo de colegas ou amigos será negativa para a vida do sonhador, prestando mais atenção às próprias companhias.

Sonhar que não sofre efeitos da picada da abelha

Se não sofrer efeito algum da picada das abelhas, pode mostrar que não será facilmente influenciado pelas outras pessoas ou que está emocionalmente distanciado da equipe, não se identificando com os ideais e metas dessa coletividade.

Sonhar que é uma abelha

Se é uma abelha rainha, zangão ou operária (ou sentir-se mais ligado a uma delas), talvez o sonhador esteja se sentindo, respectivamente, superior aos outros, ou descartável, ou como alguém inferior.

Sonhar que está se alimentando do mel

Caso o sonhador esteja se alimentando do mel, pode ser que esteja desfrutando daquilo que produz, tal como uma pessoa que aproveita as férias por ter trabalhado bastante ou se sente realizada após cumprir uma tarefa bem desafiante e exigente. Caso se lambuze de mel, pode estar compensando uma fase em que precisou fazer muitos sacrifícios, tal como não dormindo o suficiente ou não se alimentando bem por conta de muitas responsabilidades, e agora quer exagerar na preguiça, na bebida ou na comida. Se tem dificuldade em ingerir o mel, no sonho, possivelmente está se deparando com a dificuldade em lidar com aquilo que produz, tal como não se valorizando nem cobrando o valor justo por aquilo que realiza profissionalmente.

Sonhar que observa as abelhas

Se está apenas observando a colmeia ou as abelhas, pode ser que ainda esteja planejando se envolver numa tarefa que demandará organização e disciplina, seguindo uma hierarquia e dentro de um trabalho em grupo, mas ainda não se decidiu por começar este trabalho.

Sonhar que interage com abelhas

Se você interage com as abelhas, preste bastante atenção ao modo como você está se relacionando com os integrantes de algum grupo, pois se gosta das abelhas, sente aversão por elas ou mesmo mata alguma, isso pode indicar de que forma está se comportando. Sentindo-se bem nessa interação coletiva, entrando em conflito com as pessoas ou simplesmente matando qualquer possibilidade de cumprir sua função dentro dessa equipe.

Organização e interação com o meio

Uma das características mais marcantes associada às abelhas gira em torno da sua capacidade de organização. Afinal, em uma colmeia média, há cerca de 60 a 80 mil abelhas, e é necessário seguir fielmente a hierarquia para ordenar a tarefa de toda essa quantidade. Não por acaso a abelha-rainha, os zangões e as operárias têm papéis bem definidos no belo trabalho em equipe que realizam.

Do ponto de vista psíquico, isso pode ser traduzido como a importância de o sonhador fazer parte de um grupo, de conscientizar-se do tipo de contribuição que ele tem a oferecer às pessoas com as quais lida no dia a dia através do esforço em conjunto. Ainda mais que o néctar recolhido por cada abelha é carregado até a colmeia e passa de boca em boca, de abelha para abelha, na produção do mel. Ou seja, há uma interação efetiva entre os membros da equipe, a fim de alcançar a meta em comum.

Repense atitudes desgastantes

Outro ponto em destaque é que cada colmeia só tem apenas uma abelha-rainha; se há mais de uma, elas irão brigar até a morte. A abelha rainha tem primordialmente a função de reprodução. Ela é muito fértil: produz mais de mil ovos por dia! Simbolicamente, O sonhador pode estar agindo de uma maneira agressiva para se defender, e essa reação combativa tende a exaurir a energia vital dele.

Ou seja, valerá a pena prestar atenção no quanto vem se desgastando por lutar de uma maneira bem radical e agressiva por aquilo que quer e pelas opiniões que defende.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yub Miranda

Yub Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais