Keka Ribeiro
  • Por Keka Ribeiro
  • Leia em 5 min.
  • 27/05/2014
  • Atualizado em 02/05/2018 às 16:13

Inverno 2014: estilo próprio ou tendências?

Veja quais peças estarão na moda e adapte-as ao seu gosto e físico

Inverno 2014: estilo próprio ou tendências?

A cada nova estação você pode perceber através das revistas e vitrines que as tendências mudam todo ano ou, em outras palavras, que as roupas que estão na moda agora são diferentes das peças que estavam em destaque na coleção anterior. Mas, muito provavelmente, você já deve ter observado também que a maioria das roupas que compramos ainda encontra-se nova, em bom estado de uso, de um ano para o outro.

Então, como fazer para nos sentirmos sempre bem-vestidos e na moda, se a cada nova estação as revistas e vitrines dizem que aquelas roupas que compramos antes já não servem mais e devem ser substituídas por mais e mais compras? Em primeiro lugar, precisamos entender um pouco melhor sobre a função que moda possui. As tendências lançadas nas passarelas e vitrines são produtos dos nossos desejos e anseios, traduzidas por especialistas, estilistas e outros profissionais. Eles levam ao mercado modos e maneiras que nós, consumidores e indivíduos, comunicarmos ao mundo por meio de mensagens diversas. A moda deve ser, acima de tudo, um meio de expressão dos nossos pensamentos e sentimentos, uma mensagem de quem somos ou queremos ser.

A moda deve ser, acima de tudo, um meio de expressão dos nossos pensamentos e sentimentos, uma mensagem de quem somos ou queremos ser.

De certo modo, esse raciocínio nos leva a entender que antes de consumirmos tais tendências de produtos, precisamos refletir: “Essa roupa tem a ver comigo e com a mensagem que quero passar?”. Estamos falando sobre ter estilo próprio, criar uma identidade através das roupas, acessórios e até do corte de cabelo que você escolhe para si. Grandes estilistas afirmaram de diversas maneiras, ao longo das décadas, que a moda passa e sempre passará, mas que o estilo nunca sai de moda.

Moda outono/inverno 2014

Agora que você compreendeu o verdadeiro papel da moda, veja abaixo quais serão as principais tendências de roupas para o inverno 2014 e avalie se alguma faz seu estilo ou combina com seu biótipo. Só depois disso invista nas peças de sua preferência.

Para as coleções de outono/ inverno 2014, algumas tendências de produtos são: as saias e os vestidos de comprimento midi (no meio da canela), que são femininos, muito elegantes e podem deixar as mulheres bem-vestidas. No entanto, vale reforçar que dependendo do seu tipo físico, essas peças também podem passar a impressão de que você é mais baixa, mais conservadora e até recatada.

A influência do estilo Rock N” Roll também é bem forte, com toques de Glam (brilhos e metalizados). A peça-chave é a camisa xadrez em tons de vermelho e preto, além do jeans mais despojado. É uma tendência bem jovial, mas pode perfeitamente ser adaptada ao seu estilo pessoal.

As diversas estampas com desenhos étnicos, geométricos e em animal print (que imitam pele de animais), em tons mais fechados e discretos, são perfeitas para serem adaptadas aos mais diversos estilos e estão bem presentes nas coleções de outono/ inverno 2014. Obviamente, exigem bom senso e bom gosto, mas servem para as pessoas mais clássicas, românticas ou ousadas.

Em outro momento, já falamos aqui sobre peças coringas que são ótimas para termos em nosso guarda-roupa e que facilitam muito as combinações para o dia a dia. Vale a pena analisar seu armário e algumas combinações que costuma fazer, buscando perceber qual é a mensagem que sua maneira de se vestir tem comunicado. E, principalmente, passar a planejar qual é a mensagem que você realmente quer passar. Seja você mais clássica, moderna, conservadora, romântica, ousada, “fashionista” ou até uma mistura de tudo isso, o que realmente importa é se sentir bem.

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Keka Ribeiro

Keka Ribeiro

Formada em Design de Moda, é especialista em moda sustentável. Atua em marca própria, desenvolvendo ações sociais e coleções temáticas através do conceito de vestuário ecofriendly. Saiba mais