Denise Gurgel

Dicas para viajar com crianças

Aprenda quais cuidados adotar para tornar inesquecível esse momento

Aprenda quais cuidados adotar para tornar inesquecível esse momento

Dicas para viajar com crianças

Quem é mãe ou pai sabe bem que no começo das férias as crianças adoram ficar de pernas para o ar, mas depois o tédio toma conta e mudar de ares só faz bem. Uma boa opção para movimentar os dias de descanso é viajar com os pequenos. Mas para colocar o pé na estrada e encher a mala do carro é preciso de planejamento para aproveitar bem todos os momentos em família.

Viajar é uma ótima oportunidade de ensinar a criança sobre outras culturas, hábitos regionais e até mesmo incentivá-la a experimentar algumas frutas e comidas diferentes e regionais, para as quais os pequenos geralmente torcem o nariz.

Tudo começa com a escolha da cidade para viajar. Leve em consideração o tempo para chegar à cidade. Os pequenos ficam impacientes com longas distâncias. Seja na praia ou no campo, pesquise sobre a infraestrutura do local (hotel, pousada ou resort), principalmente se for um hotel. Informe-se sobre as atividades disponíveis para os pequenos de diferentes idades, para agradar tanto os mais grandinhos quantos os menores.

Verifique se o hotel se dispõe de um cardápio especial para os pequenos e se tem um selo child friendly, geralmente dado a hotéis que oferecem opções de serviços para crianças. Assim você ficará mais tranquila com a escolha feita e a diversão renderá muitas histórias e risadas!

Quanto mais atividades para os pequenos melhor! Se a cidade tiver passeios turísticos é perfeito para que a criança possa ter contato com a natureza e conhecer os hábitos locais. Já pensou que experiência positiva será para o pequeno conhecer algo novo? É uma forma de ensiná-lo a respeitar as diferenças e aguçar a curiosidade pelo novo. Após os pais escolherem o local e pesquisarem sobre ele, é super interessante dividir com o filhote mostrando fotos, livros ou sites sobre a cidade a ser visitada. Assim a criança também se prepara para a viagem e é uma forma de já ir se ambientando.

Na hora ir para o destino, fique atento a algumas dicas para que esse momento em família seja inesquecível.

  1. Se a viagem for de avião, lembre-se que crianças têm descontos especiais nas passagens aéreas, centão onfira com a companhia aérea. E se a viagem for longa, prefira voos noturnos e solicite o cardápio especial para crianças.
  2. Na decolagem dê uma mamadeira ou suco para a criança sugar. Isso diminui a pressão nos ouvidos e evita desconfortos.
  3. Seja no avião ou de carro, separe alguns brinquedos. Às vezes os pais não querem levar muita bagagem e esquecem que é importante para a criança ter uma referência da casa, além de ser uma forma de distraí-las. Deixe o pequeno escolher algo e separe também um livro para pintar, um gibi ou um dvd portátil com fones de ouvidos para não atrapalhar os outros, além de e lanchinhos para entreter os pequenos.
  4. Brinquem de contar histórias. Você conta uma parte, a criança outra e uma vai dando a deixa para o outro. Garanto que renderá boas risadas!
  5. No carro, segurança é fundamental. Nada de viajar no colo da vovó, por exemplo. A criança deve estar na cadeira apropriada para a sua idade, no posicionamento certo e em segurança. Se a viagem for de avião, solicite anteriormente com a companhia aérea berço e assentos com mais espaço.
  6. Leve uma bolsa com uma troca de roupa para o pequeno, no caso de acontecer algum acidente com líquido e remédios já orientados pelo pediatra antes da viagem.
  7. Sempre ande com a certidão de nascimento original do seu filhote. É imprescindível para o embarque de avião e alguns hotéis também solicitam para os pais.
  8. Os pequenos são curiosos e logo se perdem, seja no meio de pessoas no aeroporto ou na praia. Por isso, coloque uma pulseira de identificação com o seu nome e telefones para contato.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Denise Gurgel

Denise Gurgel

Fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala, consultora do sono e de desenvolvimento motor dos pequenos. Atende em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba mais