Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

22 chás para você experimentar em 2022

Muitas vezes, ficamos com dúvidas de quais ervas usar para cada momento; veja uma lista de indicações

22 chás para você experimentar em 2022

As plantas medicinais são usadas há milhares de anos para diversos fins, desde problemas físicos, quanto mentais e espirituais. Muitas pesquisas já comprovaram indicações de uso já sabidas do conhecimento popular. No entanto, muitas vezes, ficamos com dúvidas de quais ervas usar para cada momento. Listamos aqui 22 chás para você experimentar em 2022.

Afinal, manter nosso organismo equilibrado é a chave para combatermos muitos problemas. Somente o hábito de parar para preparar um chá, sentar e apreciar a bebida retira a pessoa do looping mental de pensamentos acelerados, o que traz calma para o corpo físico, mental e energético.

Vamos começar agora? Veja, a seguir, 22 chás para você experimentar em 2022.

  1. Chá para ansiedade: as plantas medicinais são importantes aliadas para amenizar o estado ansioso. Atente para o fato de que algumas também induzem a um estado de sonolência. Portanto, na parte da manhã e da tarde, prefira camomila, erva doce e melissa. Deixando para o período noturno o capim cidreira e o maracujá. Veja aqui como preparar chá para ansiedade.
  2. Chá para perda de peso: fácil e rápido de fazer, o chá de hibisco pode ajudar na perda de peso, sendo especialmente eficiente na eliminação da gordura do abdômen e na prevenção do “fígado gorduroso”. Veja como fazer o chá de hibisco aqui!
  3. Chá para TPM: podemos contar com muitas ervas e suplementos para minimizar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual, incluindo uma receita de orégano com camomila (veja aqui), que pode ser tomado quentinho antes de dormir. A combinação tem efeito calmante e leve sedativo, aliviando cólicas e estresse.
  4. Chá digestivo: o Banchá é o “chá japonês”. O mesmo que o chá verde, mas as folhas são envelhecidas por pelo menos três anos. Por ser altamente alcalinizante, também é indicado contra azia.
  5. Chá contra gripe e resfriado: o gengibre é uma planta anti-inflamatória, pois auxilia no aumento da temperatura corporal e pode ser utilizada no combate de resfriados e gripes. Veja aqui uma receita de chá antigripal.
  6. Chá relaxante: o efeito calmante é sem dúvida o mais conhecido da camomila — e não é à toa. A planta tem um efeito relaxante incrível, por isso, é muito usada na forma chá. Tome uma xícara sempre que quiser relaxar, não só hora de dormir, como ao longo do dia também.
  7. Chá para dormir bem: o chá de cidreira, por ter um sabor suave e adocicado, é muito indicado para as crianças também.
  8. Chá para começar o dia: o chá verde é um bom substituto do café, pois também contém cafeína. É também um bom desintoxicante. Experimente fazer uma infusão de 1 pitada de chá verde com algumas folhas de erva-cidreira.
  9. Chá para acompanhar uma boa conversa: o chá de maçã é muito saboroso, combina bem com biscoitos ou bolos simples. Use maçã seca, canela em pau, cravo-da-índia e um bom pedaço de casca de laranja.
  10. Chá de especiarias Ayurvédico: é recomendado para ativar o “fogo” da digestão. Indicado para quem tem digestão lenta, gases ou mau-hálito. Ferva paus de canela, alguns cravos-da-índia, vagens de cardamomo e 1 dedinho de gengibre. Podem ser tomadas várias xícaras ao longo do dia.
  11. Tchai: é o típico chá indiano — o povo toma tanto tchai como os outros povos tomam café. Ferva no leite por 3 minutos: canela, cravo-da-índia, vagens de cardamomo, gengibre (pouco), anis estrelado, zimbro e açúcar mascavo a gosto. Depois, adicione chá preto ou chá de jasmim e abafe por 5 minutos.
  12. Chá para angústia: a melissa pode ser usada em chás para ajudar em quadros de angústia. A melhor forma seria preparando uma infusão. Para isso, utilize cerca de 1 a 3 gramas da planta fresca para cada 150ml a 200ml de água. Abafe por cerca de 10 minutos e tome a bebida ainda morna, 3 vezes ao dia.
  13. Chá calmante: principalmente as folhas e flores do maracujá podem ser usadas como calmantes, sedativas e indutoras de sono. Experimente fazer uma infusão de folhas secas de maracujá. Para cada xícara de chá, use uma colher de sopa da folha seca bem picada, abafe por 10 minutos e tome 2 vezes ao dia, de preferência uma vez antes de dormir.
  14. Chá para desinchar: a ingestão de chá verde potencializa internamente o efeito da drenagem linfática. A bebida ativa o sistema imunológico, atuando na ativação do metabolismo e também na eliminação de toxinas e inchaço. Três xícaras de chá verde por dia são excelentes para contribuir com a hidratação diária – sem esquecer da água pura, claro.
  15. Chá para ter energia física: o chá de dente de leão pode ser utilizado para equilibrar o chakra raiz ou básico, o responsável por manter nossa energia saudável. Neste caso, faça uma infusão desta planta em água quente, por pelo menos 5 minutos. Depois, basta consumir o preparo, de preferência morno.
  16. Chá para sensualidade: se você perceber que o chakra sacral, da criatividade, sensualidade e expressão sexual, está bloqueado, utilize o chá de calêndula. Deixe a Calêndula em infusão na água morna por 5 minutos. Outra possibilidade é comprar o chá em lojas de produtos naturais.
  17. Chá para autoestima: Plexo Solar é o centro do controle das emoções e autocontrole. Quando está em desequilíbrio, pode gerar sensação de baixa autoestima. Para reestabelecer o fluxo energético deste chakra, use o chá de alecrim. Basta deixar a erva fazendo infusão em água morna por 5 minutos.
  18. Chá para amor-próprio: quando o chakra cardíaco está em desalinho energético, podemos nos sentir desconectados e com dificuldades para amar a nós mesmos. Ingerir um chá de espinheira santa aumenta a confiança no processo da vida e incentiva você a se sentir seguro ao seguir seu coração. Deixe esta planta em infusão na água quente, por pelo menos 5 minutos. Depois, basta coar e consumir a bebida, de preferência morna.
  19. Chá para melhorar a comunicação: o chakra laríngeo trabalha a capacidade de expressão e comunicação. Para equilibrá-lo, use o chá de erva-cidreira. Para isso, coloque a planta em infusão na água quente, durante 5 minutos. Depois, coe e consuma a bebida.
  20. Chá para intuição: quando o chakra frontal ou terceiro olho está bloqueado, tendemos falta de imaginação e intuição. Os chás de alecrim e artemísia são muito benéficos para essas questões. São preparados através de infusão por 5 minutos
  21. Chá termogênico: o chá preto, junto com o cá verde, a canela, a pimenta, o gengibre e o café são termogênicos. Porém, evite tomar em excesso qualquer um deles, pois podemos começar a não perceber os efeitos no organismo.
  22. Chá para paz interior: a alfazena ou lavanda tem propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas. Na forma de chá, traz paz interior e elevação da energia. Uma pequena pitada da planta já carrega a potência energética do vegetal. Aqueça a água em fonte não elétrica, como micro-ondas. Coloque as ervas em uma xícara e despeje a água aquecida. Faça a ativação e tome o chá. Faça esse ritual por sete dias seguidos.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais