Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 1 min.05/11/2015 

Beleza natural: 4 substituições caseiras para cosméticos

Aprenda a preparar opções naturais de maquiagem, perfume, desodorante e mais

Hoje em dia é muito difícil conhecer quem não se preocupa com o corpo ou a beleza. Os brasileiros que o digam. Segundo dados da Euromonitor International, uma agência de pesquisas londrina, o país é o terceiro maior consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no mundo, só ficando atrás dos Estados Unidos e da China.

Além disso, a busca de opções mais naturais para a beleza está em alta. Seja por motivos estéticos, alergia aos químicos ou por protesto aos testes que algumas empresas de cosméticos fazem em animais, é possível fazer uso de ingredientes encontrados na despensa de casa para substituir cosméticos do dia a dia. Por isso, a Equipe Personare entrevistou diversos especialistas, que ensinaram tratamentos e receitas caseiras, que vão de hidratantes a maquiagens e perfumes.

CRIE SEU BATOM VERMELHO COM SEMENTES DE URUCUM

A busca pelo tão desejado batom vermelho acabou. Rico em cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos e vitaminas B2, B3, A e C, o urucum possui uma semente com propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. Além de todos os benefícios para a saúde do corpo, as sementes ainda resultam em maquiagem orgânica e vegana, características cada vez mais buscadas nos cosméticos.

A coach de Saúde Integrativa Melissa Setubal ensina que as sementes de urucum verde, facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, resultam em um produto saudável e de coloração avermelhada intensa. “Para a sua fabricação, misture 1 colher de sopa de sementes de urucum com 1/2 colher de sopa de óleo de amêndoas (ou óleo de semente de uva). Coloque em banho-maria, mexendo de vez em quando, e adicione metade de um bastão pequeno de manteiga de cacau. Espere esfriar e reserve na geladeira. Seu batom está pronto!”, garante Melissa.

Além do batom, a especialista conta que o pó de beterraba liofilizada (desidratada), rico em fibras e também encontrado em casas de produtos naturais, pode ser usado como blush e sombras, ou ainda como potencializador de cor do batom de urucum. Basta passá-lo no rosto ou adicioná-lo à receita anterior, na quantidade desejada. Como a beterraba tem uma cor rosada particular, é possível encontrar diversos novos tons para os lábios. A ideia é misturar!

AZEITE DE OLIVA ATUA COMO HIDRATANTE FACIAL

Você sabia que os produtos industrializados podem provocar ainda mais acne ou irritações? É o que explica a coach de Saúde Integrativa, Melissa Setubal. “Eu sou a favor de usarmos na pele aquilo que podemos ingerir. Os produtos normalmente usados, tanto para a limpeza quanto os secativos, são extremamente agressivos e retiram o óleo natural da pele. Eu lavo meu rosto fazendo uma combinação de óleo de rícino com azeite de oliva extravirgem orgânico, por exemplo”, diz Melissa.

Para lavar o rosto e substituir o demaquilante, a especialista indica uma mistura composta por 30% de óleo de rícino e 70% de azeite de oliva extravirgem orgânico (ou óleo de semente de uva extravirgem orgânico, ou óleo de coco extravirgem orgânico). Molhe o rosto com água morna e coloque uma quantidade da mistura, do tamanho de uma moeda, nas mãos. Massageie todo o rosto com a ponta dos dedos, não esquecendo das regiões do queixo e pescoço. Umedeça discos de algodão com água morna e retire todo o óleo. Repita o processo todas as noites antes de dormir.

A seguir, Melissa ensina novas receitas para os cuidados com a pele oleosa/acneica.

Substituição de tônico facial: depois de limpar o rosto com a mistura de óleos acima, use vinagre de maçã não filtrado e orgânico como tônico, para deixar a pele com mais vigor. Dilua 1 colher de sopa do vinagre na mesma proporção de água. Com discos de algodão, passe a mistura no rosto por meio de leves batidas e deixe secar. Repita o ritual até duas vezes por semana, depois da limpeza prévia da pele.

“Por ser naturalmente probiótico, o vinagre ajuda a combater bactérias que provocam a acne e os cravos, atuando não só para a beleza externa, como também para o tratamento interno do corpo. Por estar diluído em água, não deixa cheiro nenhum!”, enfatiza Melissa.

Substituição de secativo de espinhas: use 1 ou 2 gotas de óleo essencial de Melaleuca, também conhecido como óleo de Tea Tree, diretamente na pele, após usar o tônico ou uma máscara facial de argila. O Tea Tree é uma substância bactericida e antisséptica, que ainda possui grande poder cicatrizante. O óleo também pode ser usado em picadas de inseto, dermatites, assaduras de bebês, entre outras inflamações.

“As argilas verde, branca ou bentonita trabalham com o princípio antibactericida e anti-inflamatório, além de possuírem ação secativa. É indicado passá-la no rosto inteiro, como uma máscara, e deixar agir de 15 a 30 minutos, umedecendo a argila com água assim que for secando. O processo pode ser feito de duas a três vezes por semana”, esclarece Melissa Setubal. Vale lembrar que as argilas para tratamentos estéticos também podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

FAÇA O SEU PRÓPRIO DESODORANTE PARA OS PÉS

De acordo com a terapeuta holística Solange Lima, os artigos industrializados são extremamente maléficos para a pele. “Produtos industrializados possuem parabenos – uma classe de produtos químicos que atuam como conservantes – e produtos à base de petróleo, que podem ser prejudiciais para nossa saúde, se usados de forma prolongada. Eu faço praticamente tudo com óleos essenciais e argilas, que são 100% puros e naturais”, defende a terapeuta.

Solange ensina que uma esfoliação corporal completa pode ser feita em casa, usando apenas 2 colheres de sopa de sal fino do Himalaia (sal rosa), 1 gota de óleo essencial de Lavanda e 1 gota de óleo essencial de Erva Doce, que possui propriedades diuréticas e desintoxicantes. Após misturar todos os ingredientes, é só aplicar no corpo antes do banho e enxaguá-lo, podendo repetir o processo a cada 15 dias.

Ainda é possível fazer um desodorante para os pés de uso diário. Para isso, Solange ensina que é preciso de:

O Tea Tree ajuda a espantar os fungos causadores do mau cheiro, enquanto a Patchouly atua com propriedades adstringentes e o Capim Limão age como calmante natural para a pele. Já a Lavanda possui sais minerais e óleos com poder antisséptico, além de ajudar na estimulação do sistema nervoso. “Misture bem os ingredientes e borrife a mistura nos pés ao final do dia”, orienta a especialista.

FAÇA UM PERFUME PARA CHAMAR DE SEU

De acordo com a especialista em Naturologia Integral, Mari Mel Ostermann, a maioria dos cremes hidratantes industriais contém óleo mineral e essências artificiais, dois ingredientes incompatíveis com o organismo. “As moléculas de óleo mineral tendem a tapar os poros, enquanto os corantes e perfumes artificiais representam mais toxinas para o corpo limpar”, evidencia Mari Mel.

Segundo a naturóloga, usando 200 ml de óleo de coco ou de amêndoas, com algumas gotas de óleo essencial de Lavanda, você personaliza e substitui o hidratante. “Óleos vegetais de boa qualidade são rapidamente absorvidos e tratam a pele de verdade. É possível, ainda, fazermos hidratantes com funções específicas, de uso exclusivo. Utilizando, por exemplo, óleos essenciais de Gengibre e Grapefruit, fazemos um óleo anticelulite”, indica a especialista.

A naturóloga ainda ensina como é possível fazer o seu próprio perfume. Além de produzir um aroma exclusivo, a experiência pode render ótimos presentes. “É só misturar os óleos essenciais de sua escolha em uma solução com 70% de álcool tradicional e 5% de água”, orienta Mari Mel Ostermann. Aproveite!

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.