5 dicas para ser produtivo de verdade

Organize seu tempo para alcançar seus objetivos

5 dicas para ser produtivo de verdade

O que se costuma chamar por aí de “ferramentas de produtividade”, muitas vezes significa um monte de regras e esquemas que só enchem de culpa a grande maioria das pessoas. Pronto, falei! Sinceramente, mais importante que estar “ferramentado” é saber para que (qual a finalidade) você vai usar essas ferramentas. Tudo bem você ter metodologias para fazer listas X e Y, pastas para catalogar cada assunto, tabelas e códigos, mas o que vai ser produzido, de fato, a partir de tudo isso – e que vai realmente além das próprias tabelas, listas, pastas, metodologias? Ferramentas de produtividade só são efetivas se elas o apoiam a produzir algo.

Ferramentas de produtividade só são efetivas se elas o apoiam a produzir algo.

E você só será capaz de produzir se tem um objetivo em mente – que pode ser escrever um livro, lançar um produto em que você acredita, concluir uma etapa de sua vida, abrir espaço para um novo ciclo, enfim. Qual é o seu horizonte? Aonde você quer chegar? Quais são seus grandes projetos? Grandes projetos são aqueles que realmente importam e são essenciais para você.

Definido isso, aí sim, sou super a favor de criar meios de organizar nossas confusões internas, inventar maneiras criativas de registrar e acompanhar nossos avanços. Então, para essa real produtividade, compartilho abaixo cinco dicas que podem ajudar você a organizar melhor seu cotidiano para viver a vida que merece:

1 – A boa e velha agenda

Faça uma lista do que quer alcançar a cada semana, das tarefas que precisa realizar, seus compromissos, o tempo que vai separar para autocuidado e o tempo para estar com as pessoas queridas (se ainda não flui naturalmente, comece a separar esse tempo como um compromisso com hora marcada, até não precisar mais), e depois divida no tempo da sua semana. Crie uma agenda semanal, para que você veja o todo e as partes. Ou seja, para você enxergar tudo que precisa ser feito, organizar seu tempo em etapas e até saber melhor onde pode encaixar algo se surgir algum imprevisto.

2 – Deixe janelas de tempo livre

Falando em imprevistos, é bom ter janelas de tempo e não entupir cada hora do seu dia com tarefas. Assim, se tudo der certo, você pode dar uma pausa e até adiantar tarefas depois, mas se ocorrer algum imprevisto aí você terá onde encaixar novas ações em seu tempo.

3 – Controle seu e-mail ou ele vai lhe controlar

Particularmente, eu criei blocos no meu dia para ler minhas mensagens e até configurei uma resposta automática para que as pessoas que me enviam e-mail saibam disso e esperem até que eu possa ler e responder. Engraçado, porque muita gente que lê essa mensagem automática diz que ficou maravilhada com essa possibilidade e acaba implementando também! Para funcionar, se você tem smartphone, o configure para não apitar a cada vez que você recebe um e-mail. Li a primeira vez sobre isso no livro “Trabalhe 4 horas por semana” (Ed. Planeta do Brasil), de Timothy Ferris, e quis experimentar. Essa atitude me deu muito mais liberdade e foco.

4 – Divida seu tempo em blocos

Dentro desses métodos de produtividade que podem facilitar nossa vida se tivermos um propósito, está o “Pomodoro Technique”. Resumindo: essa técnica consiste em dividir seu tempo em blocos, alternando entre momentos de total foco nas suas atividades e um tempo para descanso. São 25 minutos de concentração em sua tarefa, seguidos de 10 minutos de tempo de descanso – nos quais você pode fazer qualquer outra coisa não relacionada à tarefa, como esticar as pernas, tomar um chá, ler e-mails, etc. O grande barato do Pomodoro é permitir que você se foque ao máximo, aproveitando o poder que isso confere ao seu cérebro em estado de concentração. E você ainda pode responder àquela voz interna que insiste que você pare tudo para dar uma espiadinha nas suas redes sociais, com uma resposta simples e plausível: ?Daqui a pouco vou ter meu tempo de pausa e poderei olhar as redes sociais, tomar um café, conversar com os amigos, enfim, agora meu foco é outro?. Para saber mais, depois de ler esse artigo, visite o site oficial do “Pomodoro Technique”.

Mas espere aí, que eu tenho mais dicas para lhe dar. Foco!

5 – O todo e as partes não só na agenda

Pense nos seus projetos maiores, divida em partes menores como metas mensais e semanais, por exemplo. Depois, defina o que vai ser realizado nas pequenas tarefas cotidianas para você alcançar seu objetivo. Com isso, os grandes objetivos ficam mais acessíveis e próximos da sua realidade. Isso nos apoia também a não ficar só no esquema das urgências e demandas externas, apagando incêndios aqui e ali. Oriente-se a cada dia para a realização do que é verdadeiramente significativo para você, seus sonhos e sua sensação de estar cumprindo a sua parte para construir a vida que você quer levar.

Por fim, convido você a rever as dicas e escolher as que se adequam à sua rotina e ao seu jeito de ser e funcionar. Por exemplo, eu gosto de usar o Pomodoro quando tenho projetos específicos para desenvolver, como produzir uma leva de artigos, me focar na escrita de um livro, enfim. Não o utilizo em todas as tarefas cotidianas, porque não acho que todas elas se encaixem dentro desses blocos com tempo contado. Às vezes, aumento os períodos também, por sentir que estou em fluxo e posso aproveitar um pouco mais, com uma pausa maior para me recompor depois. Mas sempre uso essa lógica que o método ensina e os resultados são muito bons: foco total, períodos de levar a cabeça para respirar, me esticar, tomar uma água, voltar para o foco e por aí vai.

Mas digo e repito: tudo isso só ajuda mesmo se você tem um objetivo maior, um projeto com significado a ser desenvolvido. Senão, você vai ser só um exímio fazedor de coisas – e só isso. Mas eu acredito que você pode ser muito mais que isso. Seja um realizador de sonhos, uma pessoa que produz aquilo que sonha e coloca a mão na massa para fazer acontecer aquilo que acredita!

Juliana Garcia

Juliana Garcia

Escritora, consultora, coach, psicóloga e psicodramatista. Atua apoiando as pessoas a pensarem criativamente para dar vida às suas ideias, paixões e projetos. Contato: contato@julianaggarcia.com.br