Carregando pagina

Você

Saturno revela seus medos e lições

Descubra o que significa o posicionamento deste planeta em seu Mapa

 

Você sabe em qual casa Saturno encontra-se no seu Mapa Astral? Antes de descobrir a resposta, vale entender qual o impacto desse poderoso planeta em nossas vidas. A área que Saturno toca revela, entre outras coisas, aquilo que tememos. É também uma área onde contamos com a rejeição, sentimento que é parte de nossa experiência naquela zona específica de nossas vidas. Mas também é uma área de muito aprendizado. Por isso, os astrólogos costumam dizer, "Saturno é como um bom vinho, que fica melhor com o passar do tempo". É verdade! Todas as dificuldades que o planeta impõe à casa em que se encontra geram lições. Quando os ensinamentos são aprendidos, aquela dificuldade inicial transforma-se em uma área de domínio e maestria para nós.

E onde quer que Saturno esteja em seu Mapa, ali haverá uma busca por excelência. O planeta também tem relação com a autoestima e a crença em nossa própria capacidade. Saturno demora a acreditar que pode e que é capaz. E essa falta de crença em si mesmo costuma ir contra a própria pessoa durante muito tempo. Até que, em algum momento, por conhecer profundamente a si próprio, suas fortalezas e debilidades, você aprende a lidar consigo mesmo, com seu próprio funcionamento e finalmente se autossupera, alcançando o êxito.

Confira gratuitamente seu Mapa Astral para saber em qual casa Saturno estava no momento do seu nascimento. Depois basta ver abaixo o que o posicionamento significa.

Saturno na Casa 1

Pessoas que nascem com Saturno na Primeira Casa tendem a iniciar suas vidas com uma autoimagem negativa. Em virtude disso, podem se mostrar muito sérias e fechadas a princípio, ou num outro extremo, muito ativas, vibrantes, vivazes. Com isso estão tentando se proteger contra aproximações indesejadas, ao mesmo tempo em que aparentam sempre mais maturidade do que seria natural para a idade que têm. Como a Casa 1 fala de começos, Saturno nesta casa também fala de pessoas que não agem até terem certeza de sua capacidade de levar o processo iniciado até o fim, sem falhas. Com o passar do tempo, elas vão se sentindo mais competentes para lidar com os assuntos mundanos: passam a aceitar melhor mudanças e as consequências de suas falhas. Quando domina os desafios que apresenta Saturno na Primeira Casa, o indivíduo conquista um sentido bem definido da própria individualidade.

Saturno na casa 2

Uma definição comum para Saturno nesta casa é que as restrições impostas à nossa capacidade de ganhar dinheiro existem para que aprendamos a administrar nossas finanças de uma maneira madura e responsável. Mas a questão vai um pouco além e envolve o aprendizado de uma correta e oportuna utilização de todos nossos recursos pessoais, financeiros ou não, e uma reavaliação do nosso sentido de valor pessoal. Até que consigam isso, problemas financeiros são possíveis. Porém, sua consciência inata de que aquilo que ganham é e sempre será fruto do próprio esforço o transformam em um adulto muito hábil na administração de seus próprios recursos e patrimônio, que se recusa a gastar dinheiro com artigos que não sejam úteis e necessários. A maturidade também transforma positivamente a sua autoestima, inicialmente muito baixa, ajudando-a a consolidar um sentido de autovalor, que depois se torna quase inabalável.

Saturno na Casa 3

Este indivíduo possui um esquema mental um tanto inflexível. As coisas para ele são boas ou más, corretas ou incorretas, brancas ou negras, sem nuances. Por ser uma pessoa mentalmente estruturada, sente-se estimulada por conceitos de natureza séria e profunda. Não tem muita paciência para conversas triviais e é criteriosa com o que diz. Com dúvidas frequentes sobre sua inteligência natural, tais pessoaos vivem perseguidas pelo medo de errar, por acreditar que errar não é humano, é humilhante. Sua ambição é a autoridade intelectual. Apesar de ter uma mente muito talentosa para a organização e para a simplificação de informações, lhes falta espírito inventivo e disposição para aceitar riscos. Sua dificuldade para falar em público a torna melhor ouvinte do que oradora. Para elas, é complicado articular seus pensamentos e verbalizá-los, mas se houver uma preparação prévia, Saturno na 3 funcionará maravilhosamente.

Saturno na casa 4

O nativo de Saturno na Casa 4 geralmente foi criado com muita rigidez e disciplina. Essa experiência nos primeiros anos de vida costuma torná-lo uma pessoa exigente, conservadora e até fria em suas relações mais íntimas. Mas ele encara a responsabilidade familiar com seriedade e jamais será leviano no cuidado e na provisão dos seus. Como lhe faltou o sentido de nutrição na primeira infância - emocional e/ou financeiro - essa pessoa pode duvidar da sua própria capacidade de cuidar dos outros. Mas esse é um medo infundado, porque costuma ser muito atento e preocupado com as necessidades alheias. Quem nasce com esse posicionamento tende a temer os envolvimentos emocionais, por ao entender que ao se envolver, necessitam, e ao necessitar, ficam vulneráveis, perdendo, assim, o poder. Apesar de sua aparente frieza, esse nativo é sedento de segurança e afeto.

Saturno na Casa 5

Em algum momento, durante os anos de sua formação, o sentido de autoestima do nativo de Saturno na Quinta Casa foi machucado. Alguém importante para ele fez com que se sentisse inferior ou dolorosamente insignificante, o que resulta na formação de um ego frágil, que duvida do próprio talento criativo. Como resultado, essa pessoa sente um desejo imenso de ser considerada especial e talentosa. No amor, é extremamente exigente. Um desafio importante para este nativo não é conseguir ser amado por alguém, mas sim conseguir dar amor ao outro livremente. Em relação à filhos, apesar de muitos textos astrológicos antigos negarem a possibilidade de descendência, o que se observa é muito medo da responsabilidade que os filhos representam, fazendo com que o nativo opte por tê-los em idade mais avançada, quando já puderam reformular a relação que têm com a paternidade.

Saturno na Casa 6

Pessoas com essa posição costumam ser trabalhadores incansáveis. São pacientes, exigentes, orientadas a detalhes e acreditam que se quiserem algo bem feito, melhor que façam elas mesmas. Essa postura pode atrair gente oportunista, que usa sua dificuldade em delegar para colocar sobre elas mais responsabilidades do que lhe correspondem. Em sua rotina, essas pessoas executam suas tarefas de maneira metódica. Em relação à saúde e ao corpo físico, podem haver problemas estruturais (ossos, coluna, articulações) que requerem tratamentos de saúde prolongados (fisioterapia, etc). Quando bem utilizado, Saturno na 6 considera seus fracassos como pedras no caminho para avançar em um terreno mais sólido. Mas se faltar moderação, a busca pela perfeição convence o nativo de que ele não consegue fazer nada bem, levando-o a desistir antes mesmo de tentar (para evitar fracassar).

Saturno na Casa 7

Nesta casa, Saturno sugere uma tendência a ser inseguro sobre sua capacidade para se relacionar com o outro em pé de igualdade. Ele considera que relacionamento é coisa séria e podem acreditar que nunca encontrarão alguém perfeito o suficiente para se casar. Se sentem atraídos geralmente por pessoas mais velhas ou mais maduras, que, de alguma maneira, representam estrutura e autoridade. Em silêncio, é possível que o indivíduo albergue a crença de que eles mesmos não são a melhor opção de cônjuge para ninguém. Esse nativo espera que suas relações sejam duradouras e estáveis e não costuma ser tolerante com os fracassos e as desilusões no amor. Apesar disso, uma vez comprometido, podem manter uma relação infeliz para evitar a dor de uma separação, entre outras razões, porque essa pessoa pode custar um pouco a acreditar que uma relação a dois pode e deve ser feita também de momentos felizes.

Saturno na Casa 8

Com Saturno nesta casa, o indivíduo tende a lutar para controlar aquelas coisas que podem implicar perdas de qualquer natureza para ele. Sua maior dificuldade é aceitar que as coisas terminam, que a vida funciona em ciclos, que as coisas mudam. Assim, eles buscam sempre entender como funciona o lado oculto das coisas, tentando ganhar domínio sobre os acontecimentos da vida que fogem ao seu controle. No que se refere aos bens do parceiro, o nativo desta posição costuma ser o provedor financeiro em uma relação estável, e a tendência é que seu parceiro(a) sempre esteja com problemas financeiros. Em relação à sua sexualidade, a pessoa tende a ser muito reservada. Será sempre ponderada e criteriosa na escolha de seus parceiros, e dificilmente aceitará relações casuais ou sexo sem compromisso. Aliás, sexo, para este nativo, é algo que acontece com o tempo e quando há confiança no outro.

Saturno na Casa 9

O nativo de Saturno na Casa 9 tende a ser uma pessoa que conquista uma formação universitária em idade mais madura. Por sua natureza exigente, tende a ser um aluno dedicado. No que diz respeito aos seus sistemas de crença, raramente ele será um crédulo absoluto ou emocionalmente cego aos questionamentos da razão. Sentirá interesse especial por doutrinas religiosas mais tradicionais e, caso não encontre um sistema religioso que responda seus questionamentos fundamentais, ou que não resista ao escrutínio da lógica racional, poderá ser absolutamente cético. Em relação às Leis, estando este planeta bem aspectado, o nativo tende a ser um profundo conhecedor e cumpridor do sistema legislativo, até por temer as conseqüências que derivam dele. Porém, com aspectos difíceis, Saturno aqui pode se revelar alguém que conhece as leis, mas vive segundo seus próprios códigos.

Saturno na Casa 10

Com esta posição, o nativo aprende desde cedo que suas ações tem conseqüências, e que o mundo exigirá que ele assuma a responsabilidade por elas. São trabalhadores incansáveis, que sabem que a colheita daquilo que plantam não chegarão facilmente. Mais do que alcançar o sucesso, o nativo deseja ser visto como uma figura de respeito perante a sociedade. Por se sentir sempre observado e avaliado por todos, é bastante exigente e cuidadoso com a imagem que transmite aos demais. Será consciente de cada um dos seus defeitos, e tentará compensá-los, mantendo sob domínio todas as facetas de si mesmo. Há um óbvio medo ao fracasso, e um não tão óbvio medo ao sucesso. Geralmente ele possui a confiança de todos naquilo que faz, e provavelmente não terá problemas em relação ao respeito à hierarquia e aos mais velhos. A pessoa respeita as entidades socialmente instituídas e dá valor à tradição.

Saturno na Casa 11

Saturno na Casa 11 tem duas leituras possíveis imediatas: velhos amigos, ou amigos mais velhos. Isso significa que essa pessoa preferirá não somente ter um seleto grupo de amigos (Saturno não gosta de massas), como preferirá que eles sejam maduros (ou mais velhos) e que sejam pessoas com quem mantém uma relação de amizade de longa data. O tempo é algo que ajuda Saturno a construir sua confiança, e eles se sentem mais seguros se relacionando com pessoas que sabem o que querem da vida, que tem um propósito claro. Ele busca amizades de qualidade e costuma afirmar que só têm um punhado de amigos verdadeiros com os quais pode contar. Isto acontece porque Saturno é um separatista em essência e não deseja perder sua identidade em um grupo. Essa pessoa, especialmente na juventude, pode ter se sentido mais velha e mais madura que outras da mesma idade.

Saturno na 12

Alguns com essa posição de Saturno natal têm que lidar com pesadas situações ao longo da vida. São aquelas pessoas que, em algum momento, tem que renunciar a coisas importantes para ele porque algum ser querido a necessita, e ele é a única pessoa que pode assumir a responsabilidade de cuidar daquela pessoa. O nativo, então, assumirá a tarefa bravamente, e decidirá sofrer sozinho, tornando sua dor invisível para aqueles com os quais lida cotidianamente. Ele prefere não expor seus problemas mais sérios aos demais porque sente uma culpa inexplicável ao fazê-lo. Quando esta posição está bem administrada, a pessoa suporta com coragem as dificuldades pessoais e coletivas. Caso possua uma crença religiosa, essa pessoa terá muito respeito pelos "desígnios do destino" e buscará sempre entende-los como parte do seu processo evolutivo. É uma boa posição para trabalhos sociais destinados à ajudar aos mais fracos e em condições de sofrimento.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais. Saiba mais »

contato: astronews2010@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS