Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Lua no Mapa Astral: o que nutre a sua alma?

Astro tem ligação com alimentação, maternidade, lar, feminino e vida emocional

 
Imagem: Visual Hunt

A Lua talvez tenha sido o primeiro astro a despertar curiosidade no ser humano, pela sua proximidade com a Terra e por suas variações: ela vai aparecendo no céu, crescendo, ficando cheia e, a seguir, minguando até desaparecer. Por causa disso, é associada ao feminino, já que a mulher também têm ciclos, que alteram seu desejo e disposição, além de poder engravidar, ficando simbolicamente na fase cheia, enquanto a menopausa seria a fase minguante.

+ Fases da Lua têm relação com ciclo menstrual

As diversas facetas da Lua

Além de reger a mulher, o feminino e a maternidade, a Lua governa mais outros quatro agrupamentos de assuntos:

  • 1Casa, família, lar, pátria, raízes, memória.
  • 2No corpo, rege o estômago, a região do peito, os seios e o útero.
  • 3A forma de reagir emocionalmente (se somos contidos ou explosivos, guardamos rancor ou esquecemos logo, etc.).
  • 4O que nutre a alma e um sentido geral de nutrição.

O elo com a nutrição é evidente, pois a maternidade passa pelo ato de alimentar o recém-nascido com o leite produzido no corpo. A criança se liga à mãe porque já esteve em seu útero e busca nela inicialmente seu alimento e segurança.

Temas lunares se interligam

Todos os assuntos regidos pela Lua, citados acima, acabam interligados. Por exemplo, a família influencia na alimentação. Pessoas provenientes de família com obesidade têm, notadamente, maior tendência à perpetuação deste padrão. O emocional, por sua vez, também influi na alimentação, com ocorrências como depressão ou ansiedade, podendo se refletir no apetite. Associamos a Lua ao lugar onde nascemos também e aos alimentos que nos remetem a determinadas situações.

Lua revela como se percebeu a mãe

A Lua é um significador geral de mulheres: esposa, mãe, chefe ou colega mulher, namorada, amiga, etc. Os trânsitos (isto é, quando um planeta no céu se comunica com um ponto ou planeta no nosso Mapa, durante um certo período de tempo) ligados a ela podem simbolizar ocorrências envolvendo mulheres, embora também seja um significador geral de família.

A Lua mostra como se percebeu a mãe: tagarela, séria, intensa, conservadora? Isto é contado pelo signo onde a Lua está, além da Casa, com a nuance dos aspectos/contatos que a Lua fizer.

Para a mulher, a Lua é como ela se vê como mulher e também como percebe a questão da maternidade. No caso de uma pessoa transgênera identificada com o sexo feminino, é como ela mesma se vê como mulher.

A seguir, algumas possíveis correlações de como a mãe foi/é vista, de acordo com o signo, lembrando que cada Mapa Astrológico é um universo próprio, então não é necessário que a descrição corresponda a 100% de acerto.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Áries - Mãe combativa, assertiva, guerreira, braba, energizada.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Touro - Mãe estável, afetuosa, com recursos materiais, prática.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Gêmeos - Mãe falante, estudiosa, curiosa, maleável, necessitada de estímulo.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Câncer - É o posicionamento mais complexo da Lua, pois Câncer é regido por este planeta. A mãe teve uma importância muito grande, seja a de ter dado muita base e conexão ou, ao contrário, de o filho ter ficado com uma sensação de carência ou falta.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Leão - Mãe dramática, brilhante, criativa, afetuosa.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Virgem - Mãe prática, terrena, comedida emocionalmente, prestativa.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Libra - Mãe diplomática, sociável, mental, voltada para o seu relacionamento afetivo.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Escorpião - Mãe intensa, profunda, visceral, complexa.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Sagitário - Mãe animada, extrovertida, exagerada, estrangeira.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Capricórnio - Mãe eficiente, voltada para o âmbito profissional, prática, capaz de dar estrutura.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Aquário - Mãe inventiva, criativa, sociável, voltada para o grupo e/ou coletivo.

Qual é a sua visão sobre sua mãe?

Lua em Peixes - Mãe mística, emotiva, sonhadora, espiritualizada, às vezes frágil.

Lua é maternidade, embora o maternal possa ser exercido de várias formas

O tipo de mãe que cada mulher quer ser passa pela Lua. Exemplo: uma mulher com Lua em Aquário pode, dentre várias possibilidades, querer ser uma mãe que prepara o filho para o mundo, desenvolvendo suas habilidades criativas, sociais, humanitárias e intelectuais. Uma mulher com Lua em Capricórnio pode ter uma preocupação grande em dar uma boa estrutura para o filho, mas também prepará-lo para a vida, pois sabe que as coisas não são fáceis, disciplinando, dando limites e o treinando para lidar com circunstâncias variadas.

A Lua também influi em como a maternidade é vivida. Uma mulher com Lua na Casa 2, do dinheiro, pode dar muita importância à estabilidade material como fator para querer ser mãe. A Lua em conjunção, quadratura e oposição com Plutão tende a indicar a maternidade vivida com muita intensidade, como se fosse uma grande transformação. Aspectos difíceis da Lua com Urano, Marte, Plutão, Netuno podem indicar propensão a problemas durante a gestação.

É bom também estender o conceito de maternidade, pois a Lua tem a ver com cuidado. Uma pessoa pode não ser mãe biologicamente, mas pode ser protetora e cuidadora de animais, ou, ainda, exercer a faceta lunar de outras formas.

Lua mostra tendências na alimentação

Como já foi dito, a Lua tem relação direta com a nutrição, influenciada por padrões familiares e também pela relação com a mãe. Não é por acaso, assim, que distúrbios alimentares, como a anorexia e bulimia, envolvam dez mulheres para cada homem, pois o fator nutricional está muito ligado à esfera do feminino. Muitas vezes, estes problemas são uma resposta dos(as) adolescentes às exigências irreais da mídia por magreza, mas também podem ter conexão com o relacionamento com a mãe. Por exemplo, filhas muito pressionadas por suas mães a ficarem magras, ou com dificuldades de relacionamento com a figura materna, eventualmente podem ter algum problema alimentar.

Anorexia: uma doença que nunca foi tão atual

Anorexia: uma doença que nunca foi tão atual
Pressão para ser magro e atraente pode gerar ciclo de autodestruição

A Lua fornece algumas pistas, no Mapa Astral, sobre nutrição. Por exemplo, o posicionamento da Lua em Sagitário ou em contato com o regente deste signo, Júpiter, por conjunção, quadratura ou oposição (entenda o que são "aspectos" no Glossário do Personare), pode dar inclinação ao apetite por doces e/ou gorduras e uma conexão entre alimentação e ansiedade, mas, por si só, não é conclusiva sobre se uma pessoa será gorda ou magra.

A apresentadora Angélica, por exemplo, que sempre foi magra, embora um pouco mais cheinha na adolescência, tem a conjunção da Lua com Júpiter. Júpiter é o "mais", que eventualmente pode significar mais gordura, mas também pode ser um enorme prato de salada, se a pessoa aprender a fazer a substituição. Algumas pessoas com esta combinação, porém, recorrem aos famosos moderadores de apetite.

Já a Lua em Capricórnio ou em conjunção, quadratura ou oposição com Saturno, o regente deste signo, por sua vez, tende à magreza ou elegância. Mas, mais uma vez, isto não é regra, até porque cada Mapa Astral é único. Pode acontecer de, em um mesmo Mapa Astral a Lua estar conjunta a Júpiter e Saturno, ou seja, os dois fatores opostos podem estar presentes. Neste caso, o signo em que os três planetas (Lua, Júpiter e Saturno) estiverem poderá fazer pender para um lado ou para outro.

Por exemplo, uma Lua em Sagitário conjunta a Júpiter e Saturno com certeza indica maior ansiedade ligada à alimentação, do que se estes três planetas estiverem em Capricórnio, que, como signo, é mais comedido do que Sagitário. A ex-apresentadora Ophra Winfrey, conhecida por ter tido problemas com a balança a vida inteira, tem a Lua em Sagitário. Mas o posicionamento não é o suficiente para ocasionar isto. No caso de Ophra, a Lua em Sagitário está oposta a Júpiter, funcionando como um fator de reiteração. Jô Soares também possui a oposição Lua/Júpiter, embora no eixo Leão/Aquário. O apresentador Fausto Silva, por sua vez, tem o Sol em Touro (signo conhecido pela busca por prazer) oposto a Lua.

Apesar de tudo, não é possível ver se uma pessoa será magra ou gorda pelo Mapa Astral, pois, como já se disse, fatores ambientais, sociais e até de livre-arbítrio influem na questão. Pode-se falar apenas em algumas tendências e em tentar descobrir como a pessoa está utilizando seu próprio Mapa.

Lua: como você alimenta suas emoções?

O signo em que está a sua Lua tem um papel importante de mostrar o que alimenta a sua alma. Com base nisso, deveríamos prestar mais atenção à periodicidade com que buscamos as características e experiências ligadas ao signo da Lua, pois elas podem fazer uma diferença muito grande para o âmbito emocional.

Por exemplo, uma Lua em Gêmeos tem necessidade emocional por troca e comunicação. Quer saber quem tem este posicionamento? Nós, os brasileiros, pois no Mapa Astral do Brasil a Lua está em Gêmeos! É por isto que somos um povo comunicativo. Começamos a conversar na fila de um órgão público. A Lua do Brasil também está conjunta a Júpiter, que é o regente dos estrangeiros. Somos muito abertos a pessoas de outros lugares e países, até por sermos um país formado por imigrantes. Mas, falando em necessidades emocionais, o isolamento e a falta de diálogo tende a ser mais complicado para quem tem este posicionamento do que para uma pessoa que tenha a Lua em Virgem. Esta, por sua vez, pode precisar de rotina, hábitos saudáveis, comer bem. Uma semana de má alimentação, falta de rotina e sono irregular pode mexer bastante emocionalmente com a pessoa que tem este posicionamento.

É importante considerar, também, que cada signo tem uma ampla gama de manifestações. Por isso, o que alimenta sua alma pode mudar ao longo da vida, sem nunca deixar de pertencer ao escopo dos temas do signo lunar, que é bem amplo."cada signo tem uma ampla gama de manifestações. Por isso, o que alimenta sua alma pode mudar ao longo da vida, sem nunca deixar de pertencer ao escopo dos temas do signo lunar, que é bem amplo."

Tomemos um exemplo genérico de Lua em Peixes. Digamos que uma menina chamada Isabela tenha este posicionamento. Como esta é uma Lua que pode ser sonhadora, uma das possibilidades é que Isabela possa ter uma vinculação muito forte com o mundo das princesas e da fantasia na infância. Quando for adolescente, a sua nutrição emocional talvez será buscada por meio de músicas, ídolos e bandas dos quais goste. Mais tarde, Isabela pode entrar na faculdade e, talvez por um tempo, incentivada pelos colegas, passe a ir muito para bares, muitas vezes bebendo em excesso. Peixes é um signo que pode ter propensão para bebidas e substâncias que permitam com que se desvincule um pouco da realidade. Por volta dos trinta e poucos anos, contudo, Isabela talvez descubra o mundo da espiritualidade e Meditação e passe a se vincular com ele, não cometendo mais os exageros constantes que fazia com bebidas, pois se verá em outra sintonia e buscando um outro tipo de alimento para a sua Lua.

Tudo isto são exemplos do que uma Lua em Peixes poderia se nutrir. Quem tem esta Lua possui uma natureza emocional permeável e empática e uma necessidade de se alimentar de coisas que suavizem a realidade e/ou deem sentido a ela. Além disso, este é um signo gregário, levando quase sempre a pessoa a, de alguma forma, estar com outras, seja em um bar ou em um ashram, pois compartilhar, ajudar ou participar é algo pisciano. No entanto, é igualmente um signo que de vez em quando pode precisar de um pouco de paz e isolamento, seja para curtir suas músicas, séries ou livros.

+ de Astrologia

Astrologia: o que está acontecendo com o

Brasil?

Lua-Saturno e o vazio que nunca é preenchido

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS