Fernando Belatto
Por Fernando BelattoLeia em 34 min.11/10/2017 Atualizado em 06/05/2018

Pare de fugir dos problemas usando 3 ferramentas simples

É possível mudar sua vida para melhor, por meio de ações mais conscientes

É possível mudar sua vida para melhor, por meio de ações mais conscientes

Pare de fugir dos problemas usando 3 ferramentas simples

Situações desconhecidas, sejam elas felizes ou desafiadoras, nos tiram da zona de conforto e causam medo. Nestes casos, infelizmente, a grande maioria das pessoas apenas sente vontade de fugir ou reage a essas circunstâncias de forma impulsiva e inconsciente. Isso acontece pela falta de presença que temos em nossas vidas, unida ao pouco tempo que disponibilizamos para o nosso autoconhecimento. Mas é possível usar 3 ferramentas simples para mudar este cenário e passar a tomar decisões cada vez mais conscientes.

+ Você tem medo do desconhecido?

A diferença entre agir e reagir

Reação é a mesma coisa que agir impulsivamente, ou seja, sem estar presente. É um reflexo do instinto que normalmente está relacionado ao ato de se proteger. Já a ação é uma escolha consciente de uma próxima ação ou até mesmo de uma não ação.

A decisão tomada com presença traz autorresponsabilidade, enquanto a reação tende a colocar a “culpa” na vida, no outro, no clima, etc.

Ação = Ato consciente

Reação = Impulsividade (o famoso “fiz sem pensar”)

Quando a vida nos tira da zona de conforto, primeira reação é querer fugir do desafio

O que faz sentido para mim é que quando não acreditamos que vamos dar conta de suportar um possível contato com alguma situação desconhecida, a reação impulsiva e inconsciente surge. É muito instintivo buscarmos sempre uma zona de conforto, um local seguro, conhecido, e quando a vida nos tira desta zona de conforto, reagimos!

+ Reflita se a busca por segurança afeta o seu poder de realização

Instintivamente lutamos para não encarar o desconhecido, que pode ser uma emoção, como uma “dor” que carregamos no sistema, mas também uma sensação boa, de prosperidade, que por sua vez pode ser desconhecida também, levando a gente a se autossabotar quando ela aparece! Fala sério, uma grande dica para isso é lembrarmos que somos o “observador”, ou seja, aquele que observa o medo, e não o medo em si.

uma grande dica para isso é lembrarmos que somos o “observador”, ou seja, aquele que observa o medo, e não o medo em si.

+ Perceba o medo mascarado na sua vida

Essa consciência, esta presença, nos ajuda a relaxar, compreendendo que, fora o observador, tudo é transitório. Esse medo vai passar, assim como o contentamento também passa.

O segredo para uma ação consciente está na neutralidade, que é o que possibilita a conexão com o que de mais sincero e essencial existe dentro de cada um de nós. Esta neutralidade está em parar de reagir ao “bom” ou ao “ruim” e compreender que tudo faz parte de uma mesma moeda. E que a ação consciente é a ação pura, que não está carregada de pré-conceitos e julgamentos em cima do que é bom ou ruim.

+ Vídeo: como vencer seus medos?

3ª – Prática Física:

Como sou praticante de artes marciais desde criança, sempre estive muito conectado com o meu corpo. E posso afirmar que movimentar o corpo com presença é uma excelente forma de trabalhar a atenção plena. Mesmo que seja em uma simples caminhada no parque, ande com presença, procurando observar tudo o que se passa ao seu redor, mas sem se identificar com essa transitoriedade.

+ Entenda o que é Mindfulness e pratique a atenção plena

Mindfulness para atividades do dia a dia

Quando movimentamos o nosso corpo, circulamos a energia nele. Com isso, conteúdos emergem de nosso inconsciente para o campo da consciência. Por este motivo é muito interessante nos movimentarmos com essa atenção plena, pois, às vezes, uma simples caminhada pode trazer um insight incrível sobre a sua vida. “Plin!”. Essa compreensão pode transformar a sua vida, mas é importante caminhar sem expectativas. Simplesmente fique presente, observando.

+ Qual é o seu nível de atenção plena?

Agindo com consciência

Conforme treinamos o foco, o autoconhecimento e movimentamos a nossa energia vital com presença, nós vamos amadurecendo para suportar os estados emocionais. Assim, começamos a agir com mais clareza e autorresponsabilidade. Com isso, vamos criando uma realidade muito mais pacífica e harmônica para nós e para o universo que estamos inseridos.

+ AJUDA PARA TOMAR DECISÕES

5 segundos para dar o primeiro passo na vida

Aprenda exercício para tomar decisões

conscientes

Aprenda a tomar decisões a partir da sua

intuição

As crenças que você nutre podem impedir ou

fortalecer suas decisões

Fernando Belatto

Fernando Belatto

É professor de artes marciais e criador do método "O Despertar do Guerreiro Interno", que ajuda as pessoas a se conectarem com o coração, por meio do desenvolvimento de suas virtudes.