Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Aproveite dias ensolarados e cuide da saúde

Exposição saudável ao sol traz inúmeros benefícios

Por: Adriana Splendore

 

Para mantermos uma boa saúde precisamos estar integrados com a natureza e seus ciclos. Essa é a visão da Medicina Tradicional Chinesa, uma das mais antigas do planeta. Segundo os antigos sábios dessa cultura, somos influenciados pelas energias do yin e yang, forças opostas que se complementam. A energia yin tem características mais femininas, a lua, a noite, a introspecção, a espera, o escuro. Já os aspectos do yang são o masculino, o sol, o dia, a extroversão, a ação, o claro.

Se você gosta de aproveitar os dias de sol para ir à praia, por exemplo, pode se beneficiar dessa energia yang, afinal o fogo é o elemento que tem relação com o sol e os dias quentes, geralmente presentes no verão. O órgão associado é o coração, que é onde guardamos nossos sentimentos. É o órgão que distribui o sangue e sua energia pelo corpo. Sua cor não podia ser outra: o vermelho do sangue e do calor.

A energia yang do sol está associada à alegria, ao amor, a abertura e a abundância. Se bloquearmos essa energia estaremos enfraquecendo o coração e potencializando os desequilíbrios emocionais.

Alimentação

Nos dias quentes e ensolarados nossa digestão fica mais lenta, por isso uma alimentação equilibrada se faz necessária. Quando for à praia, evite ingerir muita gordura, frituras, excesso de sal e bebidas alcoólicas, pois você estará estimulando uma retenção hídrica e uma tendência aos inchaços. Procure fazer refeições leves com verduras e legumes. Abuse dos peixes, porque contêm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo a sensação de cansaço e coma muitas frutas.

Humor

A exposição ao sol nas praias e piscinas intensifica mudanças no comportamento. Todos parecem estar contagiados por um bem-estar, uma exaltação dos sentidos, por isso chamamos da estação dos romances. Quem nunca viveu um "amor de verão"?

A luz é importante para o nosso bem-estar, sentimos mais disposição, mais vitalidade, e claro que isso vai influenciar nossas emoções e nossa libido. É normal as pessoas se sentirem com mais vitalidade num dia ensolarado. Isso porque a luz estimula a liberação de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e os níveis de energia."É normal as pessoas se sentirem com mais vitalidade num dia ensolarado. Isso porque a luz estimula a liberação de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e os níveis de energia."

Existem vários estudos de depressões sazonais em locais onde o sol não aparece por períodos de mais de seis meses, como o Canadá por exemplo.

Esse desconforto pode ocorrer também em pessoas que passam muito tempo em ambientes sem claridade, fechadas em casa devido a doenças ou limitações físicas.

Vitamina D

Outro fator importante é que a exposição saudável (evitando os horários mais intensos) à luz do Sol faz com que o organismo produza a vitamina D, que é fundamental para regularizar os níveis de cálcio e fósforo, que entre várias funções protegem nossos ossos e dentes.

O cálcio também é considerado um calmante. As mulheres têm uma baixa de cálcio dez dias antes de menstruarem, a carência desse mineral pode estar associada aos desconfortos da TPM. A falta de vitamina D enfraquece nosso sistema imunológico e predispõe nosso organismo a várias doenças como a pressão alta, câncer e esquizofrenia.

A luz do sol funciona como um tônico para a saúde física e psíquica. Percebemos que nossa disposição melhora, nos sentimos mais motivados, mais positivos e isso influencia positivamente nossas relações.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Adriana Splendore

Adriana Splendore

Terapeuta ortomolecular, acupunturista, terapeuta transpessoal. Apresenta há 12 anos, na Rádio Mundial, o programa Equilibrius.

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS