Carregando pagina

Amor > Relacionamento

Significados das cartas no amor

Identificando seus padrões de comportamento afetivo no Tarot

 

Tem dias que um tarólogo se sente meio cupido. Não que traga a pessoa amada ou arranje uma na mesma hora ao seu consulente, mas geralmente por tratar de suas questões amorosas, que não se resolvem da noite para o dia. Os atributos das cartas, no entanto, seguem uma tradição simbólica, um padrão de significados que se enquadra a cada área da vida. Identificá-los é o primeiro passo para se conscientizar de suas atitudes e melhorá-las em respeito à pessoa amada e a si mesmo.

Veremos, em seguida, como os sete primeiros arcanos maiores se comportam quando o assunto é amor. O segundo passo, portanto, é reconhecer aquele mais próximo de suas atitudes afetivas e responder às questões com a maior sinceridade possível.

Significados das cartas

Significados das cartas

O MAGO - A pessoa busca sempre o melhor, o que explica o fato de estar sempre investindo em fórmulas mágicas de sedução consideradas infalíveis para um relacionamento dar certo. Por mais que tente se sentir vitoriosa, bolando planos e até mesmo mentindo para conseguir o que deseja, sua criatividade contribui para momentos de alegria e prazer a dois. Porém, costuma desacreditar no amor quando não tem alguma de suas expectativas plenamente atendida. Quando consegue o que quer, parte para outra. Qual é o relacionamento ideal para mim? O que eu quero encontrar em outra pessoa?

+Significado do arcano "O Mago"

Significados das cartas

A SACERDOTISA - De natureza silenciosa e reservada, simboliza uma pessoa que não está acostumada a demonstrar seus sentimentos. Indica passividade sentimental - "os outros fazem e eu observo, sinto e interpreto do meu jeito e pra mim mesmo". Devido a carências de estímulo e auto-estima para viver o amor, prefere se manter fechada e não confiar totalmente nos outros para não sofrer mais tarde. É uma pessoa que se apenas se entrega se tiver total segurança interior para isso. Como posso me livrar da timidez e construir um relacionamento sadio?

+ Significado do arcano "A Sacerdotisa"

Significados das cartas

A IMPERATRIZ - Este arcano simboliza o pleno domínio e conhecimento de suas emoções. É aquela pessoa que não enxerga os impasses afetivos como obstáculos, mas sim como oportunidades de crescimento com o parceiro. Concede segurança emocional à pessoa amada, que geralmente retribui com honestidade e paixão declarada. Jamais deixa o desejo de lado e não tem papas na língua: sua vontade impera. Quais as minhas principais qualidades amorosas? Como torná-las mais nítidas aos outros?

+Significado do arcano "A Imperatriz"

Significados das cartas

O IMPERADOR - Quando a pessoa se coloca acima dos sentimentos e de seu papel na relação amorosa, suas atitudes podem ser interpretadas como altruístas, secas e egocêntricas demais. É o que ocorre com este arcano: prático, responsável e objetivo, mas também controlador e até mesmo insensível. Indica uniões duradouras carregadas de vaidade, status e racionalização do plano afetivo, muitas vezes deixado em segundo plano num casamento "perfeito". O que devo aprender com a pessoa que amo? O que devo melhorar no meu relacionamento?

+ Significado do arcano "O Imperador"

Significados das cartas

O PAPA - Segundo a própria figura, simboliza a tradição, a moral e a família como elementos importantes ao afeto. Existe respeito, diálogo, amizade e honra com o parceiro. Uma característica fundamental deste padrão é a fidelidade, já que o amor é para toda a vida. No meio social, passa uma imagem de cumplicidade com a pessoa amada, mesmo que saiba manter sua individualidade intacta e sempre forte. É o padrão de comportamento daqueles que se dedicam verdadeiramente a alguém. O que eu aprendo com a pessoa que amo?

+ Significado do arcano "O Papa"

Significados das cartas

OS ENAMORADOS - Tradicionalmente ligada ao romantismo e ao amor idealizado dos contos de fada e mitos antigos, este arcano simboliza as escolhas que se deve fazer diante das dúvidas e dos desejos. Significa a indecisão, os temores sobre a pessoa amada, a hesitação em se prender ao outro; mas indica também o desejo de se relacionar de forma sincera e sem questionamentos sobre o que é certo e quando é certo. São boas as perspectivas - ainda que deva haver concentração no momento de optar pelo amor. Quais são minhas opções para o amor? O que devo levar em conta antes de tomar minhas decisões no amor?

+ Significado do arcano "Os Enamorados"

Significados das cartas

O CARRO - todo o entusiasmo, a expectativa e o desejo para com a pessoa amada são atributos desta carta de natureza precoce: vai tão rápido no ponto almejado que costuma confundir a atração física do momento com amor verdadeiro. Mas toda essa ansiedade por chegar num lugar só seu, quando transformada em determinação, pode gerar a autêntica afetividade numa relação despojada, sincera e satisfatória em todos os níveis. Enquanto ela durar, é claro. Qual a importância da pessoa que eu amo em minha vida? O que devo fazer para essa união durar por muito tempo?

+ Significado do arcano "O Carro"

Significados das cartas

A JUSTIÇA - Este arcano, embora muitas vezes ligado ao equilíbrio conjugal, indica distanciamento afetivo e uma relação baseada na formalidade e seriedade exageradas. Tudo que ocorre entre o casal se deve à lógica, dentro dos conformes estabelecidos pela união - não existe aquela entrega de corpo e alma. Simboliza respeito mútuo diante da sociedade e maturidade na forma de agir, mas o carinho e o afeto deixam a desejar. O que devo fazer para equilibrar minha relação afetiva? Como devo quebrar o gelo do amor?

+ Significado do arcano "A Justiça"

Significados das cartas

O EREMITA - Típica imagem que lembra a velhice, o Eremita significa a paz interior que existe entre duas pessoas que se amam - principalmente quando a relação tem anos de estrada, sendo um amor "antigo" e duradouro. Há muito afeto, carinho e dedicação ao parceiro, mesmo que essas qualidades tão raras nas relações de hoje transcendam o desejo sexual. O arcano reflete os antigos valores que não seguem moda. Ao contrário, tornam memorável este relacionamento. É importante lembrar que prevalece a honestidade e a fidelidade, independente de quanto tempo o casal está junto. Quais qualidades devo aprimorar em minha relação amorosa? Que tipo de união estou construindo neste momento?

+ Significado do arcano "O Eremita"

Significados das cartas

A RODA DA FORTUNA - O maior símbolo dos "altos e baixos" da vida no Tarot, esta carta mostra o poder da ansiedade e da instabilidade para a relação a dois. É comum existir uma vontade impensada de conseguir harmonia e equilíbrio emocional. Assim, não se sem se percebe que tal atitude acarreta obstáculos como o estresse, a indisposição de manter uma rotina com a pessoa escolhida e, de quebra, a insuportável variação de humor que ronda o casal. Se num momento tudo está bem e ambos estão nas alturas, logo mais nota-se a queda para o razoável. Até atingir o fundo do poço, quando a união se torna insustentável. O que devo fazer para manter minha relação amorosa sempre harmonizada e equilibrada? Quais qualidades da minha união devo preservar?

+ Significado do arcano "A Roda da Fortuna"

Significados das cartas

A FORÇA - Se no arcano anterior os ânimos de uma relação estão à mercê do destino e do temperamento dos envolvidos, neste existe a consciência de que o amor, qualquer amor, tem que ser pra valer. Por isso há equilíbrio de forças, segurança e integração entre o casal, que reconhece suas capacidades e as trabalha com dedicação e respeito ao sentimento nutrido ao longo do tempo. Toda a vitalidade, a atração física e a maturidade de ambas as partes contribuem para uma união repleta de prosperidade afetiva, satisfação e magnetismo. O que posso fazer para aumentar a força do meu amor? O que devo fazer para dinamizar minha relação afetiva?

+ Significado do arcano "A Força"

Significados das cartas

O PENDURADO - Esta carta simboliza aqueles que se amarram como forma de punição por não conseguirem o que querem. É o caso da pessoa insatisfeita e magoada com o parceiro, esperando que este mude o modo de agir ou de ver a vida simplesmente para agradar as expectativas dela. Os dois vivem em guerras silenciosas em que prevalecem a amargura e o ressentimento. Mas um deles ama tanto o outro que chega a sofrer por isso, mantendo a afetividade fechada - a única trégua que dá é quando se abre para reparar os defeitos do parceiro. Indica casamentos machucados pelo tempo, casais conformados com o marasmo e a ausência de melhorias para o amor se libertar, se expressar livremente. Devido à posição da figura - de ponta cabeça, longe do chão -, muitas vezes não enxerga o mal que faz para si e para o cônjuge. O que devo fazer para mudar totalmente minha relação afetiva? Quais são os principais defeitos da minha forma de amar?

+ Significado do arcano "O Pendurado"

Significados das cartas

A MORTE - Situações difíceis e um certo egoísmo são as características principais do padrão desta carta. É comum querer melhorar a vida afetiva, mesmo que o sentimento inicial já esteja, literalmente, morto. O que antes era saudável agora se torna incompatível, difícil. Há angústia e falta de afeto pelo distanciamento amoroso. Indica que a relação precisa ser revista e a forma como um interage com o outro, reciclada. O que deve "morrer" em minha relação amorosa? Como transformar esse amor em algo que me faz bem de verdade?

+ Significado do arcano "A Morte"

Significados das cartas

A TEMPERANÇA - Este é o arcano da alquimia. Ele mostra como os opostos se atraem e como eles se combinam para gerar uma relação repleta de harmonia. Indica, portanto, toda a tranquilidade de um relacionamento estável, sempre igual. Existe amizade, carinho, diálogo e atenção. O amor é profundo, mesmo que às vezes a rotina seja entediante. A carta aconselha o casal a desenvolver sempre mais o potencial de união - já que todos os ingredientes resultaram numa bela receita amorosa. Como posso melhorar meu relacionamento sem perder a harmonia que já existe? O que é necessário fazer parar sair da rotina e viver novas emoções com quem amo?

+ Significado do arcano "A Temperança"

Significados das cartas

O DIABO - Paixão, desconfiança e desejo. É com essa mistura que o Diabo tempera um relacionamento afetivo. Entre o casal existe certa disputa de forças e valores aliada ao prazer e à possessividade, fazendo com que haja uma perigosa fogueira de vaidades queimando a boa comunicação. Ilustra brigas e ciúmes inúteis que, por incrível que pareça, dão motivos para que a intimidade seja totalmente prazerosa. Amor e ódio são as dádivas deste arcano. O que eu posso fazer que haja sinceridade e felicidade nesta relação? O que eu devo aprender para não criar mais problemas amorosos?

+ Significado do arcano "O Diabo"

Significados das cartas

A TORRE - O amor refletido por esta carta do Tarot mostra que o fim deve ser aceito com todas as forças possíveis. A relação tem mais obstáculos que nunca, tamanha a imaturidade e a negligência por não se dedicarem fielmente à união. Os erros, as desculpas e as ilusões acabam por estremecer as estruturas afetivas e explodem em desgosto e necessidade de renovação. Para o amor entrar num coração em ruínas, é preciso que haja consciência emocional. Caso não haja, então não vale mais a pena. Como posso permitir que o amor entre e tome conta da minha vida? O que devo melhorar em mim para conseguir ser feliz neste relacionamento?

+ Significado do arcano "A Torre"

Significados das cartas

A ESTRELA - O casal que atinge A Estrela encontra-se em paz, com tranqüilidade e esperança de que tudo pode dar certo sempre. A relação tem por base o afeto, o carinho e o verdadeiro respeito pela pessoa amada. Este equilíbrio pode muitas vezes não ser compreendido por quem o vive, já que tudo parece perfeito. Para que essa reciprocidade perdure, o conselho é não questioná-la, mas sim vivenciá-la o máximo possível, aproveitando cada minuto desta tarde estrelada. Como posso preservar toda essa harmonia em meu relacionamento amoroso?

+ Significado do arcano "A Estrela"

Significados das cartas

A LUA - Esta é a carta do ciúme, das fantasias e da falta de diálogo para resolver problemas. Um espera demais do outro e ambos os amantes acabam se frustrando e se odiando com o passar do tempo. A noite do Tarot traz o medo do que a pessoa amada pode fazer de mal para a relação e para si mesma, que acaba mergulhando na escuridão da tristeza e da solidão. Muita confusão emocional mostra que duas pessoas podem suportar mais dor que apenas uma. Embora indique prosperidade material, sugere falta de coragem e pobreza de espírito para iluminar o amor. Quais são os principais problemas que atrapalham minha relação afetiva? O que devo reconhecer para melhorar a comunicação com a pessoa que eu amo?

+ Significado do arcano "A Lua"

Significados das cartas

O SOL - É com alegria e muito prazer que o casal regido por esta carta aproveita cada dia. Existe um autêntico respeito pela relação e pela individualidade de cada um, mesmo que todo momento seja uma oportunidade de expressarem amor, admiração e satisfação por estarem juntos. Compreensão e apoio incondicional fazem com essa história de amor dure o tempo que for preciso para ser eterna no coração do casal. Aliás, são os interesses em comum e a capacidade de administrar a vida em plena harmonia que faz desse casal um exemplo de paixão e confiança. O que devo fazer para manter meu relacionamento amoroso totalmente iluminado e próspero?

+ Significado do arcano "O Sol"

Significados das cartas

O JULGAMENTO - Quando a história de amor é um acontecimento único na vida de duas pessoas que se gostam, este é o arcano responsável. Mostra um relacionamento livremente adaptado ao estilo de vida do casal, que sempre se renova e gosta de novidades. Um influencia a transformação interior do outro, fazendo com que a vida seja cheia de surpresas e momentos felizes baseados na simplicidade da vida e na imprevisibilidade do amor. Como devo agir para não me surpreender negativamente com essa relação? O que é necessário levar em conta em relação aos imprevistos do amor?

+ Significado do arcano "O Julgamento"

Significados das cartas

O MUNDO - Finalizando os padrões de comportamento afetivo através dos arcanos numerados, este mostra o completo equilíbrio de forças e sentimentos de uma relação amorosa. O mundo desse casal é sustentado pela integração das diferenças e semelhanças e pela aceitação mútua de todos os defeitos e qualidades. Existe segurança emocional, prazer e responsabilidade pela própria felicidade. É como nas fábulas em que o amor passa por várias aventuras e que, no final, tudo se encaixa e dá certo. O que é necessário começar e finalizar em minha relação amorosa? Como eu devo preservar a felicidade que harmoniza minha união?

+ Significado do arcano "O Mundo"

Significados das cartas

O LOUCO - Este é o arcano sem número que está pode estar presente em todos os padrões de comportamento já analisados. Mas por si só, ilustra a união baseada na liberdade de escolha e na diversão. Existe muita infantilidade ao lidar com o relacionamento, fazendo com que tudo seja efêmero, passageiro e não muito importante. A relação regida por este arcano é ingênua a ponto de ser descartada em qualquer momento de dificuldade. Indica despreparo emocional. É o típico caso do relacionamento aparentemente sem futuro, em que o prazer está acima de tudo. Como eu posso transformar minha relação afetiva em compromisso sério? O que deve ser feito para trazer segurança e seriedade para essa união?

+ Significado do arcano "O Louco"

A jornada do Tarot é uma aventura de transformação das relações humanas. Se num momento a vida se encontra alegre, cheia de energia, em outro tudo está escuro e nublado. Os ciclos são variados e, mesmo assim, só o homem tem a capacidade de enxergar beleza nas horas mais difíceis. Experimente questionar sua realidade amorosa agora. Trabalhe sua força interior para romper os padrões negativos. Você pode!

Você se identificou com alguns padrões das cartas acima? Lembre-se que questionando-os você pode trabalhar esses aspectos que talvez incomodam a você ou a quem você gosta. Pense nisso como um exercício de consciência e evolução ao bem-estar a dois. A cada dia que passa, respeite a pessoa ao seu lado e confie nos seus desejos. Afinal, uma boa relação não se constrói com incertezas e inseguranças emocionais, mas com verdadeira dedicação e reconhecimento de seus próprios exageros. Confie no amor. Mas seja verdadeiro com ele; senão, como ele poderá ser verdadeiro pra você?

SEU TAROT E O AMOR

SEU TAROT E O AMOR
+ Quer saber as principais previsões para sua vida afetiva? Jogue aqui uma versão mini gratuita do Tarot e o Amor e decida os seus rumos nesta área da vida.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare. Saiba mais »

contato: chiodatarot@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS