Carregando pagina

Amor > Relacionamento

Significados das cartas no amor

Identificando seus padrões de comportamento afetivo no Tarot

 

Tem dias que um tarólogo se sente meio cupido. Não que traga a pessoa amada ou arranje uma na mesma hora ao seu consulente, mas geralmente por tratar de suas questões amorosas, que não se resolvem da noite para o dia. Os atributos das cartas, no entanto, seguem uma tradição simbólica, um padrão de significados que se enquadra a cada área da vida. Identificá-los é o primeiro passo para se conscientizar de suas atitudes e melhorá-las em respeito à pessoa amada e a si mesmo.

Veremos, em seguida, como os sete primeiros arcanos maiores se comportam quando o assunto é amor. O segundo passo, portanto, é reconhecer aquele mais próximo de suas atitudes afetivas e responder às questões com a maior sinceridade possível.

  • O MAGO - a pessoa busca sempre o melhor, o que explica o fato de estar sempre investindo em fórmulas mágicas de sedução consideradas infalíveis para um relacionamento dar certo. Por mais que tente se sentir vitoriosa, bolando planos e até mesmo mentindo para conseguir o que deseja, sua criatividade contribui para momentos de alegria e prazer a dois. Porém, costuma desacreditar no amor quando não tem alguma de suas expectativas plenamente atendida. Quando consegue o que quer, parte para outra. Qual é o relacionamento ideal para mim? O que eu quero encontrar em outra pessoa?
  • A SACERDOTISA - de natureza silenciosa e reservada, simboliza uma pessoa que não está acostumada a demonstrar seus sentimentos. Indica passividade sentimental ? ?os outros fazem e eu observo, sinto e interpreto do meu jeito e pra mim mesmo?. Devido a carências de estímulo e auto-estima para viver o amor, prefere se manter fechada e não confiar totalmente nos outros para não sofrer mais tarde. É uma pessoa que se apenas se entrega se tiver total segurança interior para isso. Como posso me livrar da timidez e construir um relacionamento sadio?
  • A IMPERATRIZ - este arcano simboliza o pleno domínio e conhecimento de suas emoções. É aquela pessoa que não enxerga os impasses afetivos como obstáculos, mas sim como oportunidades de crescimento com o parceiro. Concede segurança emocional à pessoa amada, que geralmente retribui com honestidade e paixão declarada. Jamais deixa o desejo de lado e não tem papas na língua: sua vontade impera. Quais as minhas principais qualidades amorosas? Como torná-las mais nítidas aos outros?

  • O IMPERADOR - quando a pessoa se coloca acima dos sentimentos e de seu papel na relação amorosa, suas atitudes podem ser interpretadas como altruístas, secas e egocêntricas demais. É o que ocorre com este arcano: prático, responsável e objetivo, mas também controlador e até mesmo insensível. Indica uniões duradouras carregadas de vaidade, status e racionalização do plano afetivo, muitas vezes deixado em segundo plano num casamento "perfeito". O que devo aprender com a pessoa que amo? O que devo melhorar no meu relacionamento?
  • O PAPA - segundo a própria figura, simboliza a tradição, a moral e a família como elementos importantes ao afeto. Existe respeito, diálogo, amizade e honra com o parceiro. Uma característica fundamental deste padrão é a fidelidade, já que o amor é para toda a vida. No meio social, passa uma imagem de cumplicidade com a pessoa amada, mesmo que saiba manter sua individualidade intacta e sempre forte. É o padrão de comportamento daqueles que se dedicam verdadeiramente a alguém. O que eu aprendo com a pessoa que amo?
  • O ENAMORADO - tradicionalmente ligada ao romantismo e ao amor idealizado dos contos de fada e mitos antigos, este arcano simboliza as escolhas que se deve fazer diante das dúvidas e dos desejos. Significa a indecisão, os temores sobre a pessoa amada, a hesitação em se prender ao outro; mas indica também o desejo de se relacionar de forma sincera e sem questionamentos sobre o que é certo e quando é certo. São boas as perspectivas - ainda que deva haver concentração no momento de optar pelo amor. Quais são minhas opções para o amor? O que devo levar em conta antes de tomar minhas decisões no amor?
  • O CARRO - todo o entusiasmo, a expectativa e o desejo para com a pessoa amada são atributos desta carta de natureza precoce: vai tão rápido no ponto almejado que costuma confundir a atração física do momento com amor verdadeiro. Mas toda essa ansiedade por chegar num lugar só seu, quando transformada em determinação, pode gerar a autêntica afetividade numa relação despojada, sincera e satisfatória em todos os níveis. Enquanto ela durar, é claro. Qual a importância da pessoa que eu amo em minha vida? O que devo fazer para essa união durar por muito tempo?

Você se identificou com alguns padrões das cartas acima? Lembre-se que questionando-os você pode trabalhar esses aspectos que talvez incomodam a você ou a quem você gosta. Pense nisso como um exercício de consciência e evolução ao bem-estar a dois. A cada dia que passa, respeite a pessoa ao seu lado e confie nos seus desejos. Afinal, uma boa relação não se constrói com incertezas e inseguranças emocionais, mas com verdadeira dedicação e reconhecimento de seus próprios exageros. Confie no amor. Mas seja verdadeiro com ele; senão, como ele poderá ser verdadeiro pra você?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare. Saiba mais »

contato: chiodatarot@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare