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Será que o Coaching é para você?

Método pode ajudar a atingir metas mais difíceis

 
Imagem: Dollar Photo Club

O coaching é um método estruturado para alcançar metas pessoais e profissionais. Os resultados que essa técnica traz para o coachee (cliente que passa pelo processo) podem ser mensurados e são amplamente divulgados nos países ricos do hemisfério norte, onde já se usa o método há mais de 30 anos.

No Brasil, o método passou a ser mais difundido nos últimos quinze anos, principalmente porque as empresas descobriram que ele servia muito bem ao aumento da performance de seus funcionários. Com isso, gerava resultados que podiam ser quantificados e monetizados, aumentando o lucro por área.

Mas nos EUA, onde começou na década de setenta, o método foi desenvolvido a partir do treinamento ("coaching") de atletas de alta performance, como tenistas e golfistas, que precisavam chegar a vitórias contra adversários cada vez mais preparados. Daí veio o diferencial do método quando mencionamos atingimento de metas: sozinho o atleta muitas vezes não conseguia ver onde estava errando ou, se conseguia, não sabia a forma de consertar. O coach (treinador) tinha o olho muito apurado não só para perceber qual era a falha, mas também propor "como" o atleta ia melhorar cada uma de suas jogadas."O coach (treinador) tinha o olho muito apurado não só para perceber qual era a falha, mas também propor "como" o atleta ia melhorar cada uma de suas jogadas."

Quem melhora é o atleta, e não o coach - que apenas corrige e dá suporte à performance.

Quando começou a ser absorvido pelo mundo corporativo, o Coaching saiu da melhora da performance puramente para esbarrar nas técnicas de autoconhecimento. Coaching, porém, não é terapia. Não trata do passado do cliente/coachee, ele se interessa basicamente por quatro aspectos:

  • 1O que o cliente precisa fazer para atingir a meta (que ele mesmo traçou com a ajuda do coach);
  • 2O que está impedindo que ele chegue lá;
  • 3Quais são as formas e os recursos disponíveis e/ou necessários;
  • 4O passo a passo.

Há oito anos trabalhando com o método para aumentar a performance de pessoas, eu observo que um ganho indireto é que o cliente reforça a autoestima e ganha permissão para atingir o que ele tanto almejava, mas nunca conseguiu antes. Não é só o foco que ele ganha. Fica claro durante o processo que ele precisa se livrar daquelas barreiras que não o deixavam ter sucesso até aquele momento.

Um caso real

No mês de junho de 2014, iniciei o Coaching com uma moça em seus trinta anos, que havia passado alguns anos fora do Brasil trabalhando em cadeias de hotéis. Ao voltar ao país, ela me procurou pois havia se matriculado em um curso de RH e pensava em migrar para essa carreira. No entanto, precisava se empregar e sustentar, e se desesperou ao constatar os requisitos e a experiência prévia que as vagas anunciadas em RH exigiam. Ela só havia buscado vagas em RH até me procurar, sem qualquer avanço.

Durante o coaching, avaliamos minuciosamente sua experiência fora do Brasil. Ela começou a perceber que não podia desperdiçar todo o aprendizado que teve trabalhando para grandes marcas internacionais, e que isso era um tesouro que possuía. Construímos uma visão sólida de uma carreira baseada nessa ideia, e começamos a traçar possíveis hotéis onde ela poderia se enquadrar, aproveitando o que já sabia fazer e o seu padrão de qualidade. Valorizamos ao máximo essa decisão, considerando que em anos de Copa do Mundo e Olimpíadas, suas chances de se empregar em curto prazo no Rio de Janeiro, cidade sede, aumentariam bastante.

Ela começou a enxergar amplas oportunidades onde antes só via obstáculos; assim, conquistou a motivação necessária para começar a bater nas portas"Ela começou a enxergar amplas oportunidades onde antes só via obstáculos; assim, conquistou a motivação necessária para começar a bater nas portas"

após fazermos um currículo. Em outubro de 2014, ela recomeçou a trabalhar (três meses e meio após o início do processo). Recebi o seguinte agradecimento (que reproduzo abaixo sob autorização impressa):

"Passei no processo seletivo do Hotel Windsor e começo na próxima semana. Queria te agradecer por tudo, principalmente por me direcionar para a área de hotelaria, pois sem você não teria tentado."

Se analisarmos seu agradecimento, veremos a tradução do que o método Coaching franquia ao cliente:

  • 1Desenhar corretamente qual é o problema (área onde precisa ter resultados);
  • 2Procurar "no lugar certo";
  • 3Reunir todos os recursos que já tem - sem menosprezar nem superdimensionar - e, se ainda não tem, onde buscar;
  • 4Ter permissão e todo apoio de seu Coach para tentar;
  • 5Coragem para se expor;
  • 6Alcance e celebração da meta, com vislumbre das próximas etapas.

Minha cliente continua estudando e deseja uma nova carreira em RH. A diferença é que agora ela tem a tranquilidade de estar empregada em uma grande empresa, onde talvez haja a chance de migrar internamente (ou até para outros países), quando se formar. Um final feliz.

Hoje, se você tem metas não muito bem definidas e que parecem inatingíveis, e se apavora por não saber por onde começar, mas sabe também que não pode mais ficar parado, considere consultar um coach. Você terá uma verdadeira alavanca para atingir seus resultados.

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SOBRE O AUTOR

Carla Panisset

É Coach e Instrutora de Treinamentos pela Scala Coach. Já orientou mais de 400 pessoas para aperfeiçoamento de liderança pessoal, apresentações profissionais, comunicação e relacionamento na empresa. Saiba mais »

contato: carla@scalacoach.com.br
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