Carla Panisset
Por Carla PanissetLeia em 3 min.03/02/2015 Atualizado em 05/05/2018

Será que o Coaching é para você?

Método pode ajudar a atingir metas mais difíceis

Será que o Coaching é para você?

O coaching é um método estruturado para alcançar metas pessoais e profissionais. Os resultados que essa técnica traz para o coachee (cliente que passa pelo processo) podem ser mensurados e são amplamente divulgados nos países ricos do hemisfério norte, onde já se usa o método há mais de 30 anos.

No Brasil, o método passou a ser mais difundido nos últimos quinze anos, principalmente porque as empresas descobriram que ele servia muito bem ao aumento da performance de seus funcionários. Com isso, gerava resultados que podiam ser quantificados e monetizados, aumentando o lucro por área.

Mas nos EUA, onde começou na década de setenta, o método foi desenvolvido a partir do treinamento (“coaching”) de atletas de alta performance, como tenistas e golfistas, que precisavam chegar a vitórias contra adversários cada vez mais preparados. Daí veio o diferencial do método quando mencionamos atingimento de metas: sozinho o atleta muitas vezes não conseguia ver onde estava errando ou, se conseguia, não sabia a forma de consertar. Ela começou a enxergar amplas oportunidades onde antes só via obstáculos; assim, conquistou a motivação necessária para começar a bater nas portas

Ela começou a enxergar amplas oportunidades onde antes só via obstáculos; assim, conquistou a motivação necessária para começar a bater nas portas

após fazermos um currículo. Em outubro de 2014, ela recomeçou a trabalhar (três meses e meio após o início do processo). Recebi o seguinte agradecimento (que reproduzo abaixo sob autorização impressa):

Passei no processo seletivo do Hotel Windsor e começo na próxima semana. Queria te agradecer por tudo, principalmente por me direcionar para a área de hotelaria, pois sem você não teria tentado.

Se analisarmos seu agradecimento, veremos a tradução do que o método Coaching franquia ao cliente:

  • Desenhar corretamente qual é o problema (área onde precisa ter resultados);
  • Procurar “no lugar certo”;
  • Reunir todos os recursos que já tem – sem menosprezar nem superdimensionar – e, se ainda não tem, onde buscar;
  • Ter permissão e todo apoio de seu Coach para tentar;
  • Coragem para se expor;
  • Alcance e celebração da meta, com vislumbre das próximas etapas.

Minha cliente continua estudando e deseja uma nova carreira em RH. A diferença é que agora ela tem a tranquilidade de estar empregada em uma grande empresa, onde talvez haja a chance de migrar internamente (ou até para outros países), quando se formar. Um final feliz.

Hoje, se você tem metas não muito bem definidas e que parecem inatingíveis, e se apavora por não saber por onde começar, mas sabe também que não pode mais ficar parado, considere consultar um coach. Você terá uma verdadeira alavanca para atingir seus resultados.

Carla Panisset

Carla Panisset

Coach especialista em Aumento de Performance Profissional e transição de carreira. Diretora da Regional RJ na Net Profit Brasil para gerar resultados para as empresas. Treinadora, Comunicóloga e Relações Públicas. Já treinou mais de 1.000 líderes e profissionais brasileiros, tendo 25 anos de carreira. Facilitadora de Biodanza® Sistema Rolando Toro (em formação).